segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Consultor alerta sobre as fraudes na Black Friday



Uma das datas mais esperadas do ano para os consumidores e principalmente para o comércio, acontecerá no próximo dia 25. A Black Friday deste ano deve movimentar R$ 2 bilhões, segundo o portal BlackFriday.com.br, um crescimento de 34% comparado com o ano passado. A data chegou ao Brasil em 2011 nas lojas online (e-commerce) e atualmente atinge também as lojas físicas de todos os tamanhos e segmentos. 

Segundo o Coach de Vendas, Jaques Grinberg, é preciso atenção para não cair em armadilhas, como promoções e descontos falsos. “Esta é uma data estratégica, logo após o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro. Os consumidores precisam ficar atentos, pois muitos aguardam para comprar o que desejam ou o que não tinham coragem de gastar no valor de mercado, e não ganham nenhuma vantagem”, diz o especialista. 

No Brasil, a data já foi apelidada de “Black Fraude”, por causa das armadilhas nas edições anteriores. Jaques Grinberg revela dicas importantes para não sair no prejuízo em suas compras virtuais ou físicas. 

  1. Pesquise os preços uma semana antes da Black Friday e compare no dia do evento para avaliar o desconto real oferecido pelas empresas.
  2. Sites falsos. Desconfie de preços muitos baixos, não existem nem na Black Friday.
  3. Só compre o que você realmente precisa, faça uma lista do que pesquisar. Não compre por causa dos descontos, comprar o que não precisa é caro mesmo com desconto.
  4. E-mails com ofertas podem ser arriscados. Muitos e-mails falsos usam  marcas de empresas conceituadas e ao confirmar o pagamento, você descobre que é falso. Ao receber um e-mail, acesse o site pelo navegador e não pelo link do e-mail marketing para confirmar a veracidade da promoção. E não esqueça de manter o antivírus atualizado e ativado.
  5. Compras em lojas online, dê preferencia para pagamentos via cartão de crédito. Pagamentos com transações online tipo cartão de débito, boleto e outros é difícil reclamar e conseguir o reembolso caso a mercadoria não seja entregue.
  6. Já nas lojas físicas, não compre por impulso sem avaliar as necessidades, garantia e validade do produto. Muitos vendedores podem pressionar, mas cuidado. Exija um atendimento gourmet, você merece mesmo comprando com desconto.
  7. Pesquise sobre troca do produto no caso de defeito ou por qualquer outro motivo.
  8.  
 Você pode consultar alguns sites para acompanhar os descontos na Black Friday, como:
www.blackfriday.com.br
www.baixou.com.br




Jaques Grinberg: Empresário, coach, escritor e palestrante. Trabalha com os temas de empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes. Especialista em Coaching de Vendas, tem vivência prática no mundo corporativo por mais de duas décadas, sócio em quatro empresas, é conhecido nacionalmente com diversos artigos publicados nas principais revistas, jornais e sites do país. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para maximizar os seus resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário