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sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Educação infantil deve trabalhar aspectos emocionais das crianças



Muitas dúvidas surgem na cabeça dos pais quando se trata de educação dos filhos

Saber trabalhar com as emoções pode contar muito na hora em que o pai ou a mãe selecionar e escolher a melhor escola para o seu filho. Este é, afinal, o período que marca os novos aprendizados na vida de uma criança e que a desafiam diante do mundo que está lá fora. Mas não é fácil decidir algo que pode mexer e marcar profundamente o desenvolvimento e a educação infantil; por isso, a diretora e professora da Escola Kids Home, Regina Pundek, aconselha a observação e a percepção na hora de selecionar e visitar as escolas. Confira a entrevista com a especialista, com algumas dicas sobre como fazer a escolha certa.


1. Por que os pais devem buscar uma escola que tenha a ver com o seu filho e o estilo da família?
Sentir-se integrado ao ambiente escolar faz com que se forme a tribo que vai educar a criança. Comungar valores e posturas é fundamental.


2. Como deve ser a pesquisa dos pais e as escolhas para visita?
Antes de sair de casa, sugiro que levantem os critérios que pesarão na decisão, como: metodologia, distância, preço, atendimento, espaço físico, tempo para o brincar, tipo de avaliação, entre outros.


3. O que deve ser observado nas visitas as escolas selecionadas?
Observem as paredes, elas falam! Verifique se o que está exposto foi feito pelas crianças ou pelas professoras. Observem o que estão fazendo as crianças, se estão alegres, se estão brincando, o que estão fazendo, como são tratadas pelos adultos. Gosto de encontrar crianças sujas de terra, de tinta, de argila. Observem o tipo de atividade que a escola propõe para as crianças.


4. Eles devem conversar com os pais dos alunos já matriculados?
Não. O que é necessário é que as visitas sejam feitas pelo pai e pela mãe e que ambos cheguem a um consenso. Uma terceira ou quarta opinião, de alguém que pouco conhecemos, será um complicador.


5. É aconselhável levar a criança para ver se ela gosta do ambiente?
A participação da criança nas visitas distorce a percepção dos pais. A preferência da criança não será necessariamente a dos pais, o que pode complicar ainda mais. Acredito que depois de os pais decidirem, a criança pode ir visitar já sabendo que aquela será a sua escola. Então os pais lhe contarão quanta coisa bacana ela viverá naquele lugar.


6. Por que o colégio deve ir além de apenas passar o conteúdo das aulas e cuidar da criança, mantendo-a limpa e alimentada?
A educação deve ser integral! Isso não significa tempo, mas amplitude de ação. A educação deve abranger o ser humano de alma, corpo, relacionamentos, sentimentos, pensamentos e saberes.


7. E quanto a valores. O alto custo de uma escola particular pode não significar, necessariamente, boa qualidade educacional?
Há escolas públicas de qualidade! São raras, infelizmente. O custo não representa o valor da escola, mas alguns entendem como status pagar uma escola cara, erroneamente.


8. O aluno deve estar dentro do padrão financeiro dos demais alunos para que não se sinta “incomodado” depois?
Não. A riqueza de toda diversidade possível proporciona bons desafios sociais e afetivos para todos!


9. Os pais devem se inteirar e tentar encaixar seus horário com os da escola?
Ser pai e ser mãe não é somente ter filhos. A ação educativa de maior valor no desenvolvimento de uma criança é a da família. Ao reconhecerem sua importância nesse processo, talvez os pais consigam buscar uma vida menos focada em somente trabalhar e ganhar dinheiro.


10.Quanto ao método de ensino e educação, como saber qual é o mais indicado?
O melhor método é aquele que pratica respeito e propõe bons desafios. A escola precisa resolver os conflitos que surgem entre as crianças e também entre adultos.



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