Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Enfeites natalinos podem oferecer risco de choque elétrico



Comuns nesse período do ano, a decoração com lâmpadas pisca-pisca deve seguir algumas recomendações para evitar incidentes com eletricidade


Enfeitar a árvore de Natal ou a fachada de casa para as festas de final de ano reforça a magia que envolve as datas comemorativas dessa época e mexe com o imaginário, principalmente das crianças. É preciso, no entanto, estar atento aos materiais utilizados na decoração natalina, para que ela não represente perigo de choque às pessoas ou de danos ao imóvel. A atenção se aplica aos itens de iluminação dos enfeites, como cordões e mangueiras de luzes e lâmpadas pisca-pisca.

Ainda que não existam dados sobre acidentes relacionados ao uso de luzes para decoração das festas de final de ano, o engenheiro eletricista do Programa Casa Segura, do Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre – Hilton Moreno, afirma que os cuidados para as instalações elétricas valem também para os enfeites. “O risco de choque e curto-circuito está presente ao lidar com todo tipo de material condutor de eletricidade.”

Para afastar o risco de choques e de incêndios por curto-circuito, Moreno alerta para os cuidados necessários na hora de instalar e manter seguros os ambientes que serão decorados para as festas de final de ano.


Escolha dos materiais
Antes de começar a decorar, caso pretenda utilizar o material que guardou de anos passados, o engenheiro do Programa Casa Segura recomenda separar os itens de iluminação para uma inspeção visual. “É importante observar se os fios dos cordões de luzes ou dos enfeites com luzes pisca-pisca estão íntegros, se não há fissuras ou ressecamento na camada isolante que recobre os fios.” No caso de a isolação do cordão estar danificada, para refazê-la com segurança é mandatório o uso da fita isolante de boa qualidade Para as mangueiras, que já possuem as lâmpadas internas, mais seguras para o manuseio, a dica é checar se o produto está bem conservado, sem rachaduras e fios expostos.

Também vale observar se os itens de decoração são certificados por institutos que controlam e atestam a qualidade dos materiais e se há instruções para instalação. “Quem for instalar deve seguir o passo a passo do fabricante, observando se a tensão elétrica do produto é compatível com a rede doméstica.”
Testar os materiais, ligando-os na tomada, antes de instalá-los também é útil. “No caso de luz queimada, será indispensável desconectar o plugue da tomada antes de fazer algum conserto.” Por questão de economia da conta de consumo, o ideal é escolher materiais decorativos que utilizam lâmpadas LED.


Instalação
Na hora de ligar os cordões pisca-pisca ou mangueiras, o ideal é que cada cordão seja conectado a uma tomada. “Somente quando isso não for possível, é admitido o uso de uma régua de tomadas, desde que a carga total das luzes não exceda os 10 A da tomada que está fixa na parede”, diz Moreno. Segundo ele, dividindo a potência (watts) pela tensão (volts) indicada na embalagem do produto, pode-se identificar se a corrente elétrica das luzes será inferior a 10 A, padrão de tomada mais comum nas residências do País.

Outra maneira de avaliar se existe alguma sobrecarga no conjunto de luzes é encostando a mão na parte plástica da régua de tomadas para sentir o calor. Caso a superfície esteja quente a ponto de causar desconforto, as lâmpadas devem ser desligadas e haverá necessidade de redistribuir os cordões, fazendo uso de um número maior de tomadas disponíveis no ambiente.

Quando o produto tiver terminações que puderem ser conectadas para aumento do comprimento do fio, a atenção deve estar na especificação do fabricante quanto à quantidade máxima de cordões que podem ser ligados uns aos outros. 

“Tem que ser respeitado o limite de comprimento indicado pelo fabricante, observando sempre se a tensão do produto é compatível com a rede doméstica”, alerta Moreno.

Outra observação relacionada ao cuidado das lâmpadas é mantê-las longe de materiais sensíveis como papel e isopor. “Também é recomendado manter os enfeites longe de grades e outros materiais metálicos. Eles são condutores de eletricidade e, caso haja fios expostos ou algum outro dano no cordão ou mangueira, o contato com a grade poderá energizá-la, colocando sob risco de choque quem nela encostar”, destaca Moreno.

Materiais que forem utilizados em áreas externas, como fachadas, sacadas, varandas, jardins, devem ser resistentes à chuva e aos raios solares, que podem gerar desgaste e rompimento nos materiais isolantes. “Mangueiras são apropriadas para uso no tempo, os cordões não.”

Além de todos os cuidados mencionados, a segurança das pessoas e do patrimônio somente será completa se a instalação elétrica do local onde serão instaladas as luzes de Natal estiver de acordo com os requisitos da norma brasileira de instalações elétricas. De todas as exigências da norma, destacam-se a existência de aterramento, fio terra e dispositivos DR na proteção contra choques elétricos. Disjuntores e cabos devem ser corretamente dimensionados na proteção contra incêndios ocasionados por sobrecargas e curtos-circuitos.




Programa Casa Segura é uma iniciativa do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados