Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e
Eventos (OTE) da cidade de São Paulo apontou que 98% do público aprova o investimento
da Prefeitura de São Paulo na festa que comemora a virada do ano no
cartão-postal da cidade, a Avenida Paulista
O Observatório do
Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE) realizou pesquisa de perfil e de
satisfação de público durante o Réveillon na Paulista para aferir
o impacto econômico que este evento, que integra o Calendário de Eventos
Estratégicos da Cidade de São Paulo. 98% dos presentes declararam que
a Prefeitura de São Paulo, promotora do evento, deve
continuar realizando a festa que marca a virada do ano na
cidade de São Paulo.
“O Réveillon na
Paulista representa um momento de encerramento oficial do ano num lugar que
marca a vida de muitas pessoas que vivem e visitam a nossa cidade. É uma
alegria poder promover esta festa que atrai muitos turistas que estendem a sua
estadia aqui para conhecer melhor nossos pontos turísticos, fazer compras e
aproveitar a gastronomia diversa, que é destaque em todo o mundo o ano
inteiro”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.
O relatório prévio
aponta um perfil de público com uma sutil predominância de pessoas do sexo
masculino (50,7%) com idade entre 25 e 49 anos (60,5%). Os entrevistados
responderam que foram ao evento acompanhados de familiares (25,6%) e amigos
(25,3%).
Para chegar até a
Avenida Paulista, a mais conhecida da cidade, cartão-postal com inúmeros
espaços culturais e escritórios, as pessoas priorizaram o transporte público,
optando por Metrô (52%) e Ônibus (23,1%).
As principais
motivações para ir ao Réveillon na Paulista foram curtir a própria Avenida
Paulista (32,1%), a programação de atrações musicais (30%) e a queima de fogos
(10,2%). Os fãs do cantor Zezé di Camargo marcaram presença, correspondendo a
40,7% das pessoas que estavam na Avenida motivadas por alguma atração
artística. Na sequência, com 34,4% aparecem os fãs da dupla Chitãozinho e
Xororó, que comandou a contagem regressiva para a virada do ano ao som da
música Evidências, um clássico do repertório dos artistas.
A nota geral dada
pelo público é de 8,8, com destaque para a sonorização, aprovada por 91,5% dos
presentes; posicionamento da sinalização (90,6%) e a circulação (88,8%). Entre
os pontos de melhoria apontados estão as opções de alimentação.
“A aprovação
confirma a qualidade dos eventos organizados na cidade, a começar pela
inovadora proposta do palco cenográfico e a qualidade do som, itens
reconhecidos pelo público”, acredita Gustavo Pires, presidente da São Paulo
Turismo, empresa da Prefeitura.
Turistas
tiveram o gasto médio superior ao ano passado
O relatório traz
ainda informações de impacto econômico na cidade, que já revelam tendências
para o ano de 2024. Nesta edição do Réveillon na Paulista, o gasto
médio dos turistas na cidade cresceu 17,1% em comparação com o
mesmo período em 2022, saindo de R$ 1.507,32 para R$ 1.765,24. Somente este público de fora de São
Paulo teve um impacto na economia da cidade de R$ 140 milhões.
Formado em sua
maioria por moradores da cidade de São Paulo (64,2%), o público do Réveillon na
Paulista é diverso, atraindo muitas pessoas da Região Metropolitana (15,9%) e
Interior de São Paulo (6,8%). Os visitantes estrangeiros (1,2) eram de países
como Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, entre outros. Entre os
brasileiros de outros estados, se destacam baianos (1,5%), mineiros (1,5%) e
fluminenses (1,1%).
Quem veio de fora
da cidade optou pelo carro (31,5%), avião (24,3%) ou trem (21,5%). O famoso
bate e volta, modalidade que não conta com pernoite na cidade, concentrou 50,2%
das respostas. Em seguida, aparece a hospedagem em hotel ou flat (26,4%) e casa
de amigos ou parentes (13,4%). A estadia média dos entrevistados na cidade é de 4
noites.
Gastronomia,
Compras e Turismo
Quem veio curtir o
Réveillon também aproveitou para visitar bares e restaurantes, valorizando a
gastronomia da cidade (52,1%), fazer compras (50,2%) e passeios turísticos. As
opções culturais da cidade também atraíram muitos visitantes: 20,5% das pessoas
foram a museus e 15,3% responderam que foram ao cinema, ao teatro ou a shows.
A estrutura de
turismo da cidade foi bem avaliada pelos visitantes. A qualidade da hospedagem
foi aprovada por 84,2% das pessoas, assim como a mobilidade que teve 89,3% de
validação.
As Centrais de Informação
Turística - CITs, disponíveis em pontos estratégicos da cidade como aeroportos,
Terminal Rodoviário do Tietê, Avenida Paulista, entre outros, foram aprovadas
por 70% dos visitantes. Atualmente em fase de adaptação para as novas
necessidades da cidade, as CITs terão um novo perfil de atendimento em 2024.