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sexta-feira, 12 de maio de 2023

Recém-inaugurado Museu da Vacina preserva arquitetura original para contar história

A Casa Rosa, no Parque da Ciência, local que abriga o Museu da Vacina,
foi a antiga casa do médico pioneiro e cientista Vital Brazil |
 Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
Foto: Eduardo Pozella

Restaurado pelo escritório Effect Arquitetura, o projeto também contemplou a inclusão de salas imersivas, cinema 6D e uma linha do tempo que mostra a importância dos imunizantes para a humanidade


Novidade na cidade de São Paulo, o Museu da Vacina foi criado para ensinar e difundir a ciência por trás dos imunizantes. A ideia é demonstrar, para toda a população, sua importância e eficácia por meio de uma base histórica, conhecimento do processo de produção e da atuação das vacinas no corpo. Para isso, a exposição é dividida em oito espaços interativos e informativos que fazem uso de diferentes tecnologias para conscientização de crianças e adultos. 

É o primeiro museu da América Latina dedicado exclusivamente à vacina e se encontra no patrimônio mais importante do Parque da Ciência, a Casa Vital Brazil – também chamada Casa Rosa, sede da Fazenda Butantan no século 18. Com a missão de preservar a história do local, coube aos especialistas Celso Grion e Erick Tonin, arquitetos à frente do escritório Effect Arquitetura e de importantes projetos na cidade, realizar uma obra cuidadosa de restauro para manter a originalidade da construção. 


Paredes que guardam história

Completamente recuperada, a Casa Rosa mantém sua entrada
 autêntica e ornamentada | Projeto do escritório Effect Arquitetura
com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Casa Vital Brazil foi construída por volta de 1880 e serviu como residência do médico e pesquisador Vital Brazil Mineiro da Campanha, primeiro Diretor do Instituto Serumterápico do Estado de São Paulo – atual Instituto Butantan. A edificação abrigou o laboratório conduzido pelo médico onde era produzido o soro antipestoso para peste bubônica que assombrou o país em 1899. Além disso, para a trajetória das vacinas, Vital Brazil contribuiu com a descoberta dos soros antiofídico, antiaracnídico, antitetânico, antidiftérico e do tratamento para picadas de escorpião. 

“Em sua expressão primordial, a construção é um exemplar remanescente de arquitetura residencial rural ao gosto eclético, neoclássico, sendo um exemplar significativo do período. Mas sua apresentação a diferencia do restante das antigas construções rurais remanescentes que possuíam particularidades mais expressivas de sedes de fazendas paulistas”, explica Celso Grion. 

O casarão, que já havia passado por um processo de restauro nos anos 2000, recentemente se tornou o local do desenvolvimento e produção da CoronaVac, a primeira vacina nacional aplicada no país para combater a pandemia da Covid-19. 

A implantação do Museu da Vacina na Casa Vital Brazil faz parte do processo de reestruturação de novas condições de uso de edificações históricas contempladas no Plano Diretor do Instituto Butantan, e, à vista disso, os arquitetos esclarecem que o projeto de preservação e restauração buscou manter, ao máximo, as camadas históricas relevantes para compreensão do valor cultural da edificação – tendo todas as ações pautadas pelos princípios contemporâneos de preservação do patrimônio cultural

“A construção estava um tanto descaracterizada em seu interior devido aos usos mais recentes. Embora tenha passado por diversas reformas, conservava as linhas originais e seu exterior, então nós optamos por deixar à mostra alguns desses atributos”, conta Erick Tonin.

 

 

Mudanças e adaptações necessárias

O escritório construiu um deck metálico elevado revestido de granito
para promover a acessibilidade universal na interligação do museu
 com os demais acessos | Projeto do escritório Effect Arquitetura com
 o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Com 550 m2 de área útil inseridos dentro de uma área verde do Instituto com cerca de 725 mil m2, o casarão teve apenas parte do bloco central demolidos para dar vez a criação de quatro áreas: corpo principal, pátio central, corpo secundário e um novo bloco de sanitários. Erick garante que todas as intervenções possuem uma linguagem propositalmente distinta à arquitetura original, a partir das diretrizes para preservação do existente e adequação ao novo uso proposto. 

“O contraste do antigo e o novo é visto através do uso de materiais diferentes, novos sistemas construtivos, cores e texturas diferenciados, deixando muito claro quais são as partes novas e as preservadas da edificação”, diz Erick.

De forma proposital, os visores expõem os degraus da antiga escada e
parte das paredes originais, com os tijolos à mostra | Projeto do escritório Effect Arquitetura
com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Pensando num lugar acessível para todo tipo de público, os arquitetos Celso e Erick trataram de nivelar todos os desníveis de piso com tampos de vidros, de maneira a deixar a estrutura guardada e exposta, principalmente próximo da interligação da entrada do museu com o acesso às áreas expositivas e o deck dos fundos. “Mesmo com as diferenças dos revestimentos novos com o do edifício histórico existente, mantivemos uma linguagem externa única para promover uma conexão material com o boulevard (rua de acesso às construções do Parque da Ciência)”, contam.

Como forma de incentivar a cobertura vacinal, a visitação dispõe
de jogos lúdicos, exposições, linha do tempo completa e cinema para
 transmitir confiança dos imunizantes ao público | Projeto do escritório Effect Arquitetura
com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Novos Espaços

Criado com objetivo chamar atenção para a imunização no país, a visitação no Museu da Vacina ocorre assim: a primeira sala traz uma breve história do desenvolvimento das primeiras vacinas, como uma linha temporal, apresentando os principais trabalhos de cientistas pioneiros no mundo. No segundo espaço, é mostrada, de um jeito didático, a produção dos diferentes imunizantes a partir de vídeos educativos e interativos que induzem que a própria pessoa participe.

A sala reproduz uma réplica de um laboratório com projetores de cientistas
 Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
Foto: Eduardo Pozella

O terceiro espaço usufrui de hologramas de cientistas explicando o funcionamento do Instituto, dos testes e das razões pelos quais são realizados pela instituição, além disso, algumas amostras também ficam expostas em recipientes. A quarta sala é a mais interativa da casa, pois possui diversos jogos lúdicos que buscam mostrar como as vacinas agem no corpo humano com foco na atuação dos anticorpos.

 

O Museu possui ferramentas como audiodescrição, interpretação em libras,
 legendas, escrita simplificada, pisos táteis, sinalização em Braille e
 conteúdos traduzidos para o inglês e espanhol
 | Projeto do escritório Effect Arquitetura
 com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

As salas mais adiantes miram principalmente na informação, o público passa por uma exposição de objetos históricos como ferramentas do século passado, cartazes de campanhas, entre outros, tal como em um museu tradicional e depois por um grande glossário para tirar dúvidas que surgem ao realizar a visita.

Cartazes de campanhas das últimas décadas revestem o local
Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
 Foto: Eduardo Pozella

As últimas salas contam com projeções em 360° que mostram como as vacinas foram a resposta contra a Covid-19 e buscam combater as fake news que rondam as notícias até hoje. Por fim, o passeio termina na sala de cinema 6D transmitindo o curta “Uma viagem no corpo humano”, abordando por dentro do organismo de uma pessoa vacinada e uma não vacinada.

No cinema 6D, o visitante entra em uma experiência para conhecer
 o corpo humano de uma pessoa vacinada e outra não vacinada
 Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
Foto: Eduardo Pozella

FICHA TÉCNICA

1. CONCEITO E PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA E RESTAURO / OBRA:

Divisão de Infraestrutura da Fundação Butantan:

ARQUITETURA: arquitetos Caroline Tonacci Costa, Carina Rodrigues Marques, Filipe do Carmo Souza, João Tadeu Foa Binsztajn (coordenador), DI. Lucas Marcondes Filho, eng. Lukas Naoto Neves Hoshina

 

ELÉTRICA e TELECOM: Eng. Carlos Renato Barros

HVAC: Engª. Ivete Yazigi Roumieh

CIVIL e HIDRÁULICA: Eng. Anderson Almeida Costa

SEGURANÇA e MEIO AMBIENTE: Vanessa Evelin Jesus

FISCALIZAÇÃO DE OBRA: engenheiros Alexandre Odone (coord.), Edgar Pereira da Silva Santos, Marcos Vinicius Roveri Alves e Tec. Clodomiro Calazans

 

 

2. PROJETO EXECUTIVO DE ARQUITETURA, ENGENHARIAS E RESTAURO:

AUTORES - EFFECT ARQUITETURA - Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes.

COORDENADORES - Letícia Viscondi (in memorian) e Bruno Germano.

MODELAGEM BIM - EFFECT ARQUITETURA

CONSULTORIA DE RESTAURO - Silvio Oksman

RELATÓRIO DE PROSPECÇÕES – Vanessa Kram

PROJETOS COMPLEMENTARES – Celso Grion e Eduardo Prata

 

3.     OBRA:

Consórcio Progredior / JRA:

Progredior Construtora

JRA Empreendimentos e Engenharia

Atryan’s Arquitetura/ Restauro/ Construção

 

4.     MUSEOGRAFIA:

Consórcio Nova XD | Expomus:

Nova XD Technology Experience | EXPOMUS | Acessibilidade: Casa do Braille

 

5.     CURADORIA: Equipe Técnica do Instituto Butantan

 

Sobre a Effect Arquitetura

Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

 (11) 2894-1074

www.effect.arq.br

@effectarquitetura


DreamWorks Animation: A Exposição - Uma Jornada do Esboço à Tela: sucessos da DreamWorks são tema de exposição imersiva que chega a São Paulo em maio


Chega à avenida Paulista uma das exposições mais visitadas do mundo: "DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela". Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Como Treinar o Seu Dragão e Trolls estão entre as superproduções e mais de 400 itens exclusivos. 


Vista por 3.5 milhões de pessoas, essa é uma das exposições mais visitadas no mundo, “DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela”,  foi eleita a mais popular e visitada exposição em 2019, chegará ao Espaço DOM Cultural, no Shopping Cidade São Paulo. Criado pela ACMI em parceria com a DreamWorks Animation, realização da Colecta Produções e da Rua 34 em aliança com o DOM Cultural e promovido pela Fever, esta exposição celebra os mais de 25 anos de um dos mais aclamados estúdios de animação do mundo.    

Apresentada em 1000 m², a exposição está dividida em 4 partes (Personagem, História, Mundo e Sala de Desenho), a “DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela” ficará em exibição no Shopping Cidade São Paulo a partir do dia 20 de maio. Esta experiência oferece uma oportunidade única de conhecer os processos criativos por trás de algumas das produções mais queridas da DreamWorks Animation, como Shrek, Madagáscar, Kungfu Panda, Como Treinar seu Dragão, Trolls e muitos outros sucessos. 

Os visitantes poderão ver mais de 400 objetos e adereços originais do estúdio DreamWorks Animation, incluindo obras de arte emolduradas, modelos de personagens 3D exclusivos, modelos em grande escala, livros de música, gráficos de parede e outros materiais nunca vistos. 

Também vão poder experimentar o Face Poser, uma atração interativa na área Personagem, onde os visitantes conseguem manipular as características faciais de seu personagem favorito da DreamWorks Animation e assistir a entrevistas de bastidores com artistas de estúdio e cineastas gravadas especialmente para esta exposição. 

Outras experiências poderão ser vividas no espaço História, parte da exposição que aborda como a inspiração original se transforma em uma narrativa de longa-metragem. Nela os visitantes encontram um enorme storyboard digital e  vão poder assistir o cineasta Conrad Vernon executando, passo a passo desde o argumento,  a famosa cena 'Interrogando o Gingy'  de Shrek. 

Em Mundo, a maior seção da exibição, destacam-se os mundos distintos, verossímeis e únicos criados em cada filme da DreamWorks Animation. A ala explora o trabalho colaborativo de diretores, designers de produção e artistas conceituais na criação de ambientes fantásticos, autênticos e verossímeis. Um destaque da exposição é a atração voo do dragão, uma projeção de 180 graus, arrepiante e criada especialmente para a exibição, permite que os visitantes sobrevoem a Ilha Berk e experimentem como é voar nas costas do dragão Banguela do filme Como treinar seu dragão. 

Já na Sala de Desenho os visitantes terão a oportunidade única de criar sua própria animação usando uma versão personalizada da ferramenta de desenho digital usada pelos animadores da DreamWorks. Os visitantes também poderão adquirir itens originais da DreamWorks Animation na loja oficial localizada na entrada da exposição. 

“A DreamWorks Animation tem uma história rica na apresentação de filmes de animação e séries de televisão que apresentam personagens inesquecíveis e algumas das histórias mais amadas do mundo. Esta exposição mostra como essas criações fantásticas são produzidas, cobrindo todos os aspectos, desde a imaginação dos personagens até a formulação da história, até o desenvolvimento dos mundos incríveis em que são ambientados. Somos gratos à ACMI e à Rua 34 por trazer esta maravilhosa exposição de volta ao Brasil”, disse Michael Silver, presidente de UPR de negócios globais. 

A exposição “DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela” acontecerá a partir do dia 20 de maio no Espaço DOM Cultural no Shopping Cidade São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente pela plataforma Fever. 

A exposição inaugura também o novo espaço de eventos do Shopping Cidade São Paulo, com uma área de mais de 1.000 m2. A sala receberá produções culturais, eventos, shows e outras atividades culturais e de entretenimento.

 Sobre ACMI

ACMI é o museu da cultura de tela. Navegue conosco pelo universo do cinema, TV, videogames e arte. Localizado no coração de Melbourne, na Austrália, o ACMI é o único museu desse tipo e o museu de imagens em movimento mais visitado do mundo. Ouça vozes globais e australianas do passado, presente e futuro. Selecionamos histórias, pessoas e objetos para excitar e desafiar seus preconceitos. Com vibrante calendário de exibições, exibições, comissões, festivais e programas da indústria e educação da ACMI explora as histórias, tecnologias e artistas que criam nossa cultura de tela compartilhada. Encontre mais em acmi.net.au

 

Sobre a Dreamworks

A DreamWorks Animation (DWA), uma divisão do Universal Filmed Entertainment Group, dentro da NBCUniversal, uma subsidiária da Comcast Corporation, é uma empresa global de entretenimento familiar com marcas de filmes e televisão. O amplo portfólio de propriedade intelectual da empresa é apoiado por uma robusta prática mundial de produtos de consumo, que inclui licenciamento e locais de entretenimento baseados em localização em todo o mundo. A herança cinematográfica da DWA inclui muitos dos personagens e franquias mais amados do mundo, incluindo Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, How to Train Your Dragon, Spirit, Trolls, The Boss Baby e 2022 The Bad Guys acumularam mais de US$ 15 bilhões em receitas de bilheteria. O estúdio de televisão da DreamWorks Animation é um dos principais produtores mundiais de programação familiar animada de alta qualidade, alcançando consumidores em mais de 190 países com uma variedade diversificada de conteúdo original premiado por meio de streaming e emissoras lineares.

 

Sobre a Universal Live Entertainment

A Universal Live Entertainment faz parceria com as melhores empresas de entretenimento para dar vida às histórias, personagens e aventuras mais populares de hoje em uma cidade perto de você. De shows de turnês grandiosos a exibições imersivas e centros de entretenimento familiar, as marcas de entretenimento de classe mundial da Universal são entregues em todo o mundo para famílias, amigos e pessoas de todas as idades. As produções incluem Jurassic World Live Tour, Jurassic World: The Exhibition, A Minion's Perspective, DreamWorks Animation: The Exhibition, Kung Fu Panda: The Exhibition, The Office Experience, Film with Live Orchestra concerts e muito mais.

Universal Live Entertainment é uma divisão da Universal Parks & Resorts, uma unidade da Comcast NBCUniversal. Com destinos de parques temáticos na Califórnia, Flórida, Japão, Cingapura e muito em breve em Pequim, a Universal Parks & Resorts oferece aos hóspedes de todo o mundo as experiências de entretenimento mais relevantes e populares da atualidade. Os parques temáticos da Universal são conhecidos por experiências imersivas que apresentam algumas das atrações baseadas em filmes e televisão mais emocionantes e tecnologicamente avançadas do mundo. A Comcast NBCUniversal é proprietária integral da Universal Studios Hollywood, Universal Orlando Resort e Universal Studios Japan. Além disso, a empresa tem um contrato de licença com a Universal Studios Singapore no Resorts World Sentosa e também abriu um destino de parque temático em Pequim chamado Universal Beijing Resort.

 

Sobre Rua 34

A Rua 34 é um escritório de produção cultural dedicado a criar, produzir e gerenciar exposições e espetáculos no campo das artes e do entretenimento. Desde 2014, vem realizando projetos com artistas e instituições do Brasil e do Exterior, tais como: Tim Burton Office; ACMI & Dreamworks & NBCU; Columbia Artists Music International (Cami Music); - Sesc SP, Museu de Arte do Rio (MAR), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (OCA); Caixa Cultural SP; International Center of Photography (ICP  NY); Vilém Flusser Archive São Paulo e Berlim e Museum of Immersive Roaming Arts (MIRA). Entre as produções mais conhecidas estão as exposições Monet À beira d'Água; A Beleza Sombria dos Monstros - A Arte de Tim Burton; Flusser - As Dores do Espaço; A Valise Mexicana - A Redescoberta dos Negativos da Guerra Civil Espanhola  de Capa, Chim e Taro, além do Cine Concerto - Trilogia O Senhor dos Anéis. 

 

Sobre a Colecta Produções

No mercado desde 2013, a Colecta Produções é uma empresa especializada em produções culturais, artísticas e corporativas. Traz o melhor em soluções culturais e criativas aliada com a estratégias de Live Marketing garantindo uma interface rica, com propósito e resultado tanto para a área cultural quanto para o meio corporativo. Tem como CEO, André Lucena, diretor de produção, produtor executivo e coordenador técnico de larga experiência no meio. Se destacam em seus últimos trabalhos, a produção da exposição “A Beleza Sombria dos Monstros, 13 anos de arte de Tim Burton”, o show "Rockin’1000" onde mil músicos tocam juntos grandes clássicos do rock, entre outros. 

 

Sobre a Fever

A Fever é a principal plataforma global de descoberta de entretenimento ao vivo que ajuda, desde 2014, milhões de pessoas a descobrirem as melhores experiências nas suas cidades. Com a missão de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento na vida real através da sua plataforma, a Fever inspira os utilizadores a aproveitarem experiências locais exclusivas e eventos, desde exposições imersivas, peças de teatro interativas e festivais até pop-ups de degustações moleculares, enquanto capacita criadores com dados e tecnologia para criar e expandir experiências em todo o mundo.


SERVIÇO:

“DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela” 

SÃO PAULO

Data: Início dia 20 de maio de 2023. 

Local: Espaço DOM Cultural - Shopping Cidade São Paulo.

Av. Paulista, 1230 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-100. 

Horário: das 10h às 22h, de terça a domingo.

Classificação: Livre

Ingressos on-line: ingressos à partir de R$55 pelo site https://ceaf-dreamworks-dev.netlify.app/sao-paulo/

Chapelaria: obrigatória para mochilas, bolsas e sacolas maiores de 30cm x 30cm - R$ 10


9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel anuncia vencedores e a abertura de exposição com principais projetos

Juliana Lisboa

Rota do São Benedito


Mostra: até 02 de julho de 2023

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel divulgaram na noite de ontem, dia 09 de maio, os três projetos premiados na categoria Profissional da nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel, localizados na Bahia, no Maranhão e no Espírito Santo. A premiação trouxe ainda como novidade a reintrodução da categoria Universitária, com projeto vencedor de Brasília e menção honrosa à proposta do Rio de Janeiro. Todos eles, ao lado dos demais finalistas, podem ser vistos em exposição gratuita no Instituto até 2 de julho.

No total foram inscritas 190 obras na categoria Profissional, provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, enquanto na Universitária foram enviados 138 projetos de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos foram selecionados pelo júri formado por Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thaís Troncon Rosa.

 

PROJETOS PREMIADOS – CATEGORIA PROFISSIONAL

 

  • Projeto: CASARÃO 28/ Localidade: Salvador – BA / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: residencial/comercial / Autoria: Naia Alban.

 

  • Projeto: CENTRO DE REFERÊNCIA QUEBRADEIRAS DE BABAÇU / Localidade: Povoado de Sumauma, Vitória do Mearim – MA / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: comercial, institucional / Autoria: Estúdio Flume.

 

  • Projeto: ROTA DO SÃO BENEDITO / Localidade: Vitória – ES / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Coletivo Cidade Quintal.

 

PROJETO PREMIADO – CATEGORIA UNIVERSITÁRIA

 

  • Projeto: A VILA DOS CATADORES CICLISTAS / Localidade: Brasília – DF / Instituição de ensino: FAU-UNB / Tipo de projeto: institucional, urbano, temporário, assistencial / Autoria: Bruna Ruperto.

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA UNIVERSITÁRIA 


  • Projeto Menção Honrosa: ALDEIA MARAKANÃ: A construção de uma aldeia indígena urbana / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: UFRJ / Tipo de projeto: social, cultural / Autoria: Gustavo Lennon.

 

Projetos selecionados da categoria Profissional que também fazem parte da exposição: 

  • Projeto: CASA FLORESTA / Localidade: Belo Horizonte – MG / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Estúdio Zargos.

 

  • Projeto: CASAMIRADOR SAVASSI / Localidade: Belo Horizonte – MG / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Gisele Borges Arquitetura.

 

  • Projeto: CASA NA BOCAINA / Localidade: Bananal – SP / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Ana Altberg e Cesar Jordão.

 

  • Projeto: CASA SARACURA / Localidade: São Paulo – SP / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: [entre escalas].

 

  • Projeto: CASAS POPULARES PAUDALHO / Localidade: Paudalho – PE / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: NEBR Arquitetura.

 

  • Projeto: RESTAURO, MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO MUSEU DO IPIRANGA / Localidade: São Paulo – SP / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: institucional, público, urbano / Autoria: H+F ARQUITETOS.

 

  • Projeto: TERMINAL E PARQUE URBANO EM SÃO LUIZ / Localidade: São Luís  – MA / Ano de conclusão: 2020 / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Natureza Urbana.

 

Projetos selecionados da categoria Universitária que também fazem parte da exposição:

 

  • Projeto: ARMADURA DA PAISAGEM: Infraestrutura verde nas encostas do Morro da Formiga / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: UFRJ / Tipo de projeto: público, urbano / Autoria: Larissa de Paula Scheuer.

 

  • Projeto: DA INCESSANTE CONSTRUÇÃO À OBSOLESCÊNCIA CONSTRUÍDA: Uma proposta de apropriação para o edifício Garagem do Carmo / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: PUC-Rio / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Maria Vitória Martins.

 

“A edição de 2023 é bastante emblemática, em termos de pluralidade e abrangência. É notável a diversidade geográfica, de tipos de construção e de uso. Na categoria profissional, nota-se nos projetos muito do que acreditamos como organização. Depois da pandemia, observamos uma ressignificação dos espaços internos de casas e lares, transformando o morar. Também chama a atenção a madeira, um material vivo cada vez mais nobre e presente nas construções, e a cor, que faz parte do nosso DNA. Por fim, celebramos a volta da categoria de estudantes, inspirando a próxima geração de profissionais”, comenta Karen Watanabe, head Regional de Comunicação Corporativa para América Latina da AkzoNobel. Desde a sua primeira edição, em 2014, foram 1907 projetos inscritos no Prêmio Arquitetura.

Mudanças foram implementadas na presente edição da exposição para que as obras selecionadas pudessem potencializar diálogos entre si, evitando assim que fossem vistas apenas como objetos isolados. Neste sentido, a proposta curatorial se dedica a abrir os processos e apresentar desenhos, fotografias, maquetes, objetos, cadernos, relatos e vozes que mostram caminhos para realizar aproximações e interpretações sobre os espaços, programas, processos e resultados. A reintrodução da categoria Universitária — realizada anteriormente na edição de 2019 — amplia o interesse pelo caráter investigativo das práticas de projeto e contempla, em sua exposição, pesquisas e projetos acadêmicos de várias regiões do Brasil.

Esse movimento evidencia o empenho do Instituto Tomie Ohtake em refletir sobre a produção arquitetônica recente, com o intuito de expor criações contemporâneas e fomentar processos mais inclusivos, diversificados e abrangentes, segundo Carol Tonetti, diretora do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake. “Queremos produzir questionamentos com e para a sociedade, procurando amplificar sentidos que estabeleçam diálogos e acolham um debate público que ganhe circulação e uma temporalidade expandida a partir desta exposição”, completa.

Já Sabrina Fontenele, coordenadora de Prêmios da instituição, espera que o caráter reflexivo e propositivo presente nesta nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel “possa ganhar circulação e recepção por parte de um público interessado, mas também que consiga inserir o debate sobre nossas cidades e os modos como habitamos e vivenciamos o mundo nas diversas instâncias da sociedade”.

 

Sobre o Prêmio

O Prêmio busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. Os projetos selecionados participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake e são apresentados em catálogo. As obras premiadas serão registradas com vídeo experimental e analítico da edificação realizado por cineasta em início de carreira. O Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas e revestimentos, e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design. O Instituto Tomie Ohtake agradece ainda seus parceiros institucionais do Núcleo de Cultura e Participação: Kapitalo Investimentos; Meta; Syn Prop & Tech e Unigel. 

 

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial - como Coral, International, Sikkens e Interpon - tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

 

Sobre o Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake, fundado em 2001, é o único local da cidade dedicado às artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar essas três expressões das artes visuais. Assim como nas outras áreas, no campo da arquitetura produz exposições, publicações e debates. Já fizeram parte de sua programação nomes, como Álvaro Siza, Gaudí, Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Soto de Moura, SANAA – Sejima + Nishizawa, Thom Mayne e Vilanova Artigas.

 

Serviço:

Exposição:  9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel

Abertura: 09 de maio, às 19h

Até 02 de julho de 2023 – de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

 

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural

(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP –

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Fone: 11 2245 1900

www.institutotomieohtake.org.br


Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro terão shows no 2º Festival Arte no Outono e participam da Semana Nacional de Museus

 Entre as atrações do Festival, estão o cantor e compositor Gabriel Sater e o trio Gilsons, além de apresentações musicais com talentos da cidade e atividades educativas; Outra parte da programação terá ação com guias turísticos, abertura da exposição temporária "Sentir pra Ver", oficina de imãs de geladeira sustentáveis e visita educativa ambiental ao complexo de natureza exuberante das instituições em Campos do Jordão (SP)  

 

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), instituições do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, terão uma programação com grandes atrações nos próximos dias do mês de maio, incluindo participação na 21a Semana Nacional de Museus. 

Começando nesse sábado, 13/5, com duração até 14/8, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h, a exposição temporária “Sentir pra Ver” vai trazer uma abordagem sobre 14 obras brasileiras do final do século XIX que ilustram temas como “natureza morta”, “retrato”, “cenas marinhas” e “paisagens rural e urbana”. A mostra é para todos os públicos e conta com padrões de acessibilidade universal. Disponibiliza recursos multissensoriais para a mediação das obras, tais como reproduções em relevo e maquetes táteis, extratos sonoros e jogos associativos, textos em áudio e dupla leitura (tinta com caracteres ampliados e braile), além de vídeo em libras com legendas em português. 

Também no sábado (13), às 11h, só que dentro da programação do 2º Festival Arte no Outono – Todas as Vozes, o setor educativo do Museu Felícia Leirner, ministra a oficina “Moldando Expressões” que vai abordar a história da artista e as técnicas que ela utilizava em suas obras. A partir desse conteúdo, o público poderá fazer suas próprias criações. Já às 16h, o Grupo de Percussão e a Big Band, da Fundação Lia Maria Aguiar, se apresentam na Concha Acústica do Museu Felícia Leirner. 

Ainda no sábado (13), às 19h, o Festival vai receber o cantor e compositor Gabriel Sater com a participação da Orquestra Canto da Viola. No show Noites Pantaneiras, além de composições autorais, Sater vai trazer releituras de músicas que fizeram grande sucesso em novelas, filmes, peças teatrais e outros programas de TV, como “Amor de Índio”, “Noite de Tempestade” e “Tocando em Frente”, essa última um clássico composto por seu pai, o também cantor e compositor Almir Sater. 

No domingo (14), às 11h, o Festival terá show com os Gilsons que vão apresentar sucessos como “Love, Love”, “Várias Queixas”, “Índia”, “Devagarinho”, “Deixa Fluir” e “Presente”, entre outros. O trio Francisco Gil, João Gil e José Gil, que carrega no sangue a herança musical, estourou primeiro nas plataformas digitais e em pouco tempo conquistou palcos de eventos como Rock in Rio, Lollapalooza, Coala, Rock the Mountain, e muito mais, colecionando indicações ao Grammy Latino e Prêmio Multishow. 

Ingressos para os shows de Gabriel Sater e Gilsons estão à venda no www.artenooutono.com.br, a preços populares sendo R$ 80 a inteira e R$ 40 a meia entrada, com preço promocional de R$ 60 para jordanenses que levarem comprovante de residência na cidade. 

Na próxima terça-feira (16), às 9h, a equipe educativa do Museu e Auditório vai promover uma visita técnica especial para os guias de turismo de Campos do Jordão (SP), para que conheçam o repertório cultural das instituições e aprimorem seus roteiros turísticos. A ação vai destacar a vida e obra da artista Felícia Leirner e também a história do Auditório Claudio Santoro, além das características da natureza do entorno.

 

21a Semana Nacional de Museus

Os equipamentos culturais também participarão da programação especial da 21a Semana Nacional de Museus, liderada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Na terça-feira (16), às 11h, o setor educativo vai ministrar a oficina “Imãs de geladeira – rolhas, terra e suculentas”, que vai ensinar o público a confeccionar imãs de geladeiras sustentáveis. Além de serem acessórios vivos, também podem enriquecer a decoração de casa. 

Na quinta-feira (18), às 11h, data em que é celebrado o Dia Internacional dos Museus, será realizada uma visita educativa ambiental com o tema “Caminhos da Natureza”. A ação vai ensinar um pouco mais sobre a fauna e a flora do complexo ambiental que abriga o Museu e Auditório. Neste ano, a Semana Nacional de Museus propõe os temas “Sustentabilidade” e “Bem estar”. O roteiro ambiental também pretende provocar uma reflexão sobre o papel fundamental dos museus para o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades.              

 

Visitação

O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/.


EXPOSIÇÃO NO MAB FAAP APRESENTA UMA DAS MAIORES COLEÇÕES DE CARTAZES DE CINEMA DO PAÍS

 CINEMATOGRÁFICA” conta a história do cinema através de 56 cartazes de filmes, todos assinados por personalidades como Francis Ford Coppola, Alan Parker, Wim Wenders, Laís Bodansky e Anselmo Duarte

 

A nova exposição do MAB FAAP, “CINEMATOGRÁFICA”, abre ao público no dia 23 de maio, e dará ao visitante a oportunidade de passear por uma inesgotável riqueza de variações, entre ilustrações, fotografias, cores e tipos gráficos, com a finalidade de atrair o espectador para dentro da sala do cinema.

 

Cartazes de cinema são peças gráficas que representam nossos sistemas de ideias e valores, nossas concepções de mundo, acerca de uma determinada época. Como produtos históricos, eles revelam aspectos da dinâmica social e informam sobre as formas de promoção publicitária do cinema, as mudanças no gosto do público, a história do design gráfico e do cinema.

 

Na mostra “CINEMATOGRÁFICA”, com curadoria do professor e pesquisador Rubens Fernandes Junior, o público poderá ver 56 cartazes de filmes nacionais, internacionais e animações, feitas entre 1969 e 2017. Todos eles estão assinados por algum dos envolvidos no processo de criação do filme, como diretores, produtores, ilustradores e atores que estiveram presentes na FAAP.

 

Entre as curiosidades estão o cartazes dos filmes O Poderoso Chefão, de 1972, assinado pelo diretor Francis Ford Coppola, Medo e Obsessão, assinado pelo diretor Wim Wenders, O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg, assinado pelo diretor Alan Parker, O Rei Leão, assinado pelo diretor de animação Aaron Blaise, e o mais antigo desta mostra, O Comissário Pepe, de 1969, assinado por Maria Sole Tognazzi, filha do ator Ugo Tognazzi. O que era uma peça descartável de produção industrial, quando autografadas, ganham uma nova e indiscutível importância cultural.

 

A exposição está dividida em 4 núcleos: cartazes de filmes internacionais, nacionais, de animação e de filmes realizados por professores e ex-alunos. “O cartaz de cinema tem uma dimensão utilitária e temporal, assim como é uma peça efêmera, presumivelmente descartável. Ele tem um caráter prosaico e cumpre uma função bem objetiva. É um impresso multiplicado em grandes tiragens, cuja finalidade primeira é a comunicação e a divulgação do filme. Buscamos manter esse expressivo conjunto que, ao longo do tempo, adquiriu um inestimável valor histórico.”, explica o curador da mostra professor Rubens Fernandes Júnior.

 

 

Filmoteca FAAP

A Filmoteca FAAP detém uma das maiores coleções de cartazes de cinema do país e reúne, cerca de 900 títulos em película (35mm, 16mm, Super 8mm), aproximadamente 7500 cartazes e cerca de 10.000 fotografias de still, uma referência para pesquisadores.

 

Uma coleção institucional única no país, mantida pelo Centro Universitário FAAP. Uma fabulosa reunião de singularidades, com afinidades estéticas e gráficas, de caráter aberto e dinâmico, preservada e disponível para professores, alunos e pesquisadores.

 

Cartazes assinados por:

Wim Wenders, Francis Ford Coppola, Allan Parker, Giuseppe Tornatore, Carlos Saldanha, Jorge Bodansky, Fernando Meirelles, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Laís Bodansky, Anselmo Duarte, Breno Silveira, Aaron Blaise, Tarcísio Meira, Djalma Limongi Batista, Cao Hamburguer, Rodrigo Teixeira, Paulo Morelli, Marcos Caruso, José Gozze, Hugo Prata, Andrucha Waddington, Esmir Filho, Kiko Goifman, Breno Silveira, Marchi, Rodrigo Santoro, Luiz Bolognesi, Lázaro Ramos, Suzana Amaral, Park Chan-Wook, Giuseppe Tornatore, Alê Abreu, Vincent Gallo, Mauro Lima, Selton Mello, Charly Braun, Atom Egoyan, Marina Person, Samuel de Castro, Tony Ramos, Andrea Tonacci, Marco Dutra, Paulinho Caruso e Teodoro Poppovic.

 

 

 

Exposição CINEMATOGRÁFICA

Abertura para convidados: 23 de maio, às 18h

Período de visitação: 24 de maio a 6 de agosto 2023

Horário: Todos os dias, das 10h às 18h, exceto as terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados)

Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7198

Entrada: Gratuita

 

 

O Mundo do Circo SP: Exposição e apresentações interativas marcam a programação de maio


Exposição e intervenções artísticas com palhaços e malabaristas fazem parte da programação; O Mundo do Circo SP foi lançado em dezembro do ano passado e mais de 70 mil pessoas já passaram pelo local
 

 

Em maio, O Mundo do Circo SP segue com programação livre e gratuita com espetáculos de malabarismo, shows de palhaços, além das intervenções artísticas e uma exposição que já é sucesso de público. Nos dias 13 e 14 de maio, entre 12h e 18h, o público confere Intervenções Circenses e uma apresentação especial do Circo no Beco na Grande Lona a partir das 17h.

 

O Circo no Beco vem com a apresentação Varieté, como o próprio nome diz, será uma variedade de atividades, entre malabarismos, improvisos e diferentes truques.

A exposição “Mundo do Circo” na Lona Exposição, um sucesso desde a inauguração, segue em cartaz com entrada gratuita. A mostra tem curadoria do palhaço Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu. São dezenas de maquetes que dialogam com o imaginário popular sobre o circo e que, ao contrário da maioria das exposições, podem e devem ser manipuladas pelos visitantes. 

Desde que foi lançado, em dezembro do ano passado, O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte, já recebeu mais de 70 mil pessoas no Parque da Juventude, zona norte da capital paulista, onde fica localizado.

De acordo com Antonio Sartini, gestor do Mundo do Circo SP, as intervenções artísticas já fazem parte dos finais de semana do Mundo do Circo SP. “O elemento surpresa é uma característica da linguagem circense e a intenção é justamente criar essa atmosfera que lembra o circo de todas as formas para que o público possa aproveitar o máximo a experiência”, diz Sartini. “Aguardem que tem muita coisa boa”, provoca. 

 

Sobre O Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro Aberto.


A Grande Lona é o espaço dos circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abriga grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. Um terceiro espaço, a Lona Exposição, desde a inauguração do programa apresenta “Mundo do Circo”, exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando as várias modalidades artísticas circenses. O Picadeiro Aberto é dedicado a espetáculos e números de rua. 

 

O espaço também pode sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação, sempre com foco em atividades circenses no Programa de Sustentabilidade do Circo. O programa tem por objetivo se tornar um modelo para o setor.

A expectativa é que a Vila dos Artistas receba as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Em uma segunda fase, há a previsão ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e uma praça de alimentação.  

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo e vai ocupar um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude. 

Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).

 

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

 

A programação completa está disponível no site do Mundo do Circo SP – www.mundodocircosp.com.br 

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Programação de maio- O Mundo do Circo SP

 

Lona de Exposição

Exposição Mundo do Circo | Terça a domingo  | 11h às 18h

 

Picadeiro a Céu Aberto

Intervenções Circenses | Sábado e Domingo | 13 e 14/05 | 12h às 18h

 

Grande Lona

Circo no Beco - Varieté Circo no Beco | sábado | 13/05 às 17h

Circo no Beco - Varieté Circo no Beco | domingo | 13/05 às 17h

 

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