Pesquisa
Associação Comercial de SP/Ipsos informa ranking de presentes e detecta que 51%
dos consumidores comprarão algum item, contra 47% ano passado; indecisos somam
29%
Neste ano, mais brasileiros comprarão presentes de Dias das Mães.
Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51% dos
consumidores têm intenção de presentear as mães, contra 47% na sondagem do ano
passado. Os que não deverão comprar somaram 46%, ante 49% em 2017. Já dos
entrevistados 4% não sabem ou não responderam (3% na pesquisa passada). A
pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos em todas as regiões do Brasil entre os
dias 1º e 15 de abril.
“Mesmo que o frio não venha até o Dia das Mães, as áreas de vestuário e calçados serão as mais beneficiadas ― são os produtos que lideram a lista de presentes da nossa pesquisa”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um aumento em relação a 2017 (34%).
“Mesmo que o frio não venha até o Dia das Mães, as áreas de vestuário e calçados serão as mais beneficiadas ― são os produtos que lideram a lista de presentes da nossa pesquisa”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um aumento em relação a 2017 (34%).
Com 22% da preferência, o item joia/bijuteria/perfume/cosmético está em segundo lugar no ranking de presentes; no ano passado, eram 23%.
A parcela de indecisos aumentou de 26% na pesquisa do ano passado para 29% na sondagem de 2018. “Isso reforça a ideia de que é essencial que os lojistas façam liquidações, promoções e divulguem boas ofertas, para atrair a atenção desses consumidores que ainda não sabem o que vão comprar”, aconselha Burti.
Na terceira posição das intenções de compra, as flores e os eletrodomésticos ficaram empatados com 6% cada. O detalhe é que, enquanto as flores caíram em relação ao ano passado (9%), a segunda categoria cresceu ― em 2017, 4% pretendiam adquirir eletrodoméstico.
Isso significa que a melhora da conjuntura econômica propiciou juros mais baixos e prazos mais longos, colocando os itens de maior valor de volta à cesta de compras dos brasileiros neste Dia das Mães.
Reforça essa tendência a queda dos “presentinhos”: chocolate e bombom, que era a predileção de 2% dos entrevistados em 2017, desta vez ficou em 0%. “O consumidor está propenso a gastar um pouco mais neste Dia das Mães”, conclui o presidente da ACSP.
Pretende comprar presente?
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2018
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2017
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Não
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46%
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49%
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Sim
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51%
|
47%
|
Não sabe/não respondeu
|
4%
|
3%
|
PRESENTE
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2018
|
2017
|
Roupa/calçado/bolsa/acessório
|
39%
|
34%
|
Joia/bijuteria/perfume/cosmético
|
22%
|
23%
|
Flor
|
6%
|
9%
|
Celular
|
2%
|
4%
|
Eletrodoméstico
|
6%
|
4%
|
Chocolate/bombom
|
0%
|
2%
|
Indecisos
|
29%
|
26%
|