Concessionária aposta em estudos e
projetos socioambientais com vista à proteção dos animais
A CART –
Concessionária Auto Raposo Tavares, que administra 834 quilômetros de
rodovias entre Presidente Epitácio e Bauru, no Estado de São Paulo
concluiu parte de seu programa de mitigação de atropelamento de fauna e o
resultado atingido está acima do indicado pela literatura científica. Em
um trecho de 71 km de rodovia, entre os
municípios de Maracaí e Regente Feijó, houve redução
de 72% do índice de atropelamento de animais, mesmo com a duplicação da pista e
aumento de VDM (Volume Diário Médio de veículos).
Se forem considerados apenas
os hotspots (pontos críticos de atropelamento) desse segmento,
o índice de redução sobe para 86%. A literatura científica indica que hotspots tratados
apresentam entre 79% e 97% de redução, portanto a CART está dentro da faixa
indicada pelos especialistas. A concessionária destaca, ainda, que quatro hotspots tratados
tiveram 100% de aproveitamento, ou seja, não houve mais atropelamento de
animais nesses locais.
“São resultados positivos,
que nos motivam a continuar o trabalho com a certeza que estamos no
caminho certo”, comemora Osnir Giacon, coordenador de Meio Ambiente e
Sustentabilidade da CART. A concessionária está sempre em busca das melhores
práticas, especialmente em países de referência como os Estados Unidos.
Programa
de mitigação de atropelamento de fauna
O programa de mitigação
de atropelamento de fauna da CART começa pelo mapeamento das estruturas já
existentes na rodovia e indícios de animais que realizam as travessias; passa
por uma análise criteriosa do banco de registros de ocorrência com animais –
por atropelamento, avistamento, afugentamento e captura; e segue com a
implantação de medidas de mitigação, como a construção de novas estruturas,
adaptação de estruturas existentes e a implantação de sinalização.
A primeira etapa está
em andamento no trecho de 220 km duplicados pela concessionária.
Em dezembro de 2015 foi concluído um trecho da SP-270 (km 471 ao 542), com a
implantação e adaptação de 27 passagens e 18 km de cerca de condução de fauna. Já
em setembro de 2016 foi concluído outro trecho da SP-270, entre os km 571 e
654, com a implantação e adaptação de 54 passagens e quase 18 km de cerca.
Atualmente, o trabalho está sendo realizado no trecho da SP-225 (km 235 a 298),
com a finalização de 19 passagens de fauna, implantação de cerca e sinalização,
com conclusão prevista para março de 2018.
Os passos seguintes do
programa, previstos para os próximos quatro anos, incluem o monitoramento das
passagens implantadas em três áreas amostrais para continuidade do levantamento
da fauna existente; análise de dados para a elaboração de matrizes de curvas de
aprendizagem de animais, uma vez que não há dados científicos no Brasil; e
implantação de blocos de pedra e "mata-burros" (estrados que
funcionam como pontes) no final das cercas de condução para aumentar a
efetividade das mesmas.
Remanejamento
de animais
Cerca de 50% dos animais
atropelados na rodovia são domésticos (cachorro, gato, boi e cavalo). A outra
metade é de animais silvestres – sendo capivara 60% desse montante, seguida de
tatu e cachorro do mato.
No caso de animais
capturados sem ferimento, a CART realiza a soltura em áreas de preservação
ambiental distantes da faixa de domínio da rodovia. A concessionária tem autorização
da GEFAU (Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo) para
realizar esse manejo de fauna. É importante ressaltar que a CART é a primeira
concessionária de rodovia do Estado de São Paulo a regularizar esse trâmite
junto ao Departamento de Fauna do Estado de São Paulo.
A CART cumpre as
regras estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito e no Manual de
Sinalização do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
“Realizamos frequentes campanhas de conscientização para que o motorista
reconheça as placas que sinalizam passagem de fauna e aja corretamente,
reduzindo a velocidade e redobrando a atenção”, reforça Giacon.
Parcerias estratégicas
O que contribui
para os resultados positivos da CART são, também, suas parcerias estratégicas,
tais como com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, da
Universidade Federal de Lavras; o Projeto Malha para a criação de uma ampla
rede nacional de informação de impactos ambientais de rodovias e
ferrovias, cujo objetivo é desenvolver tecnologia para
coleta, armazenamento, gestão e distribuição destas informações,
contribuindo para a geração de políticas públicas.
A concessionária
conta, também, com a consultoria de especialistas brasileiros e estrangeiros,
como a bióloga Msc. Fernanda Abra, considerada uma das referências nacionais
sobre o assunto; e o ecólogo PhD. Marcel Huijser, da Universidade de Montana,
nos Estados Unidos.
A concessionária
manteve em 2016 a certificação integrada norma ISO 14001, que tem como foco identificar
situações que geram impactos ambientais nas operações da CART e trabalhar para
reduzi-los. Essa atuação em conformidade com as normas é evidenciada em cada
evento de auditoria. É mais um sinal de que o programa de mitigação de
atropelamento de fauna está sendo bem conduzido.