Para o escritor
palestrante Alexandre Slivnik, oferecer uma capacitação mais dinâmica e
eficiente para líderes e colaboradores é o caminho para o sucesso empresarial
O departamento de treinamento e desenvolvimento é
uma área crucial para o sucesso de qualquer empresa. Seja para líderes,
gestores ou colaboradores, investir em capacitação e aprimoramento de
habilidades é fundamental para se manter competitivo no mercado atual.
Com a rápida evolução tecnológica e a crescente
demanda por inovação e eficiência, é necessário que as organizações estejam em
uma constante busca por formas de aumentar seu desempenho e oferecer soluções
cada vez mais eficazes aos consumidores.
Nesse sentido, o treinamento torna-se não só um
investimento essencial para garantir o sucesso de uma empresa a longo prazo,
mas também uma garantia do crescimento pessoal e profissional de seus
colaboradores.
De acordo com Alexandre Slivnik,
vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD), que realiza cursos e palestras há mais de vinte anos, os níveis de
investimento na área de educação corporativa estão voltando aos padrões
pré-pandemia. “Isso é interessante porque, durante os dois anos de alta do
Covid, esse setor sofreu uma forte queda e uma das primeiras coisas que as
empresas cortaram foram os investimentos em desenvolvimento humano”, relata.
As lideranças seguem como prioridade desse tipo de
capacitação. No entanto, para Slivnik, é importante ter um olhar atento para aqueles
que vão preencher essas vagas no futuro. “Os futuros líderes e gestores devem
sim ser preparados previamente para atuarem melhor no dia a dia. Um dos
principais erros das empresas é promover sem preparar, pois pode gerar
conflitos e um clima ruim nas empresas. Sendo assim, o treinamento de
potenciais futuros líderes é fundamental para garantir que a companhia siga
trilhando o caminho do sucesso pelos próximos anos”, pontua.
Atendimento e vendas também são áreas essenciais e
estão ganhando destaque nos investimentos em treinamentos. “Não adianta
oferecer constantes treinamentos para os gestores, se as equipes de venda ou
atendimento não possuem o mesmo tratamento na busca por melhorias. Os
colaboradores precisam entender o comportamento dos clientes e saber como se
portar em cada situação no processo de suporte aos consumidores. Para isso,
capacitação e constantes treinamentos são fundamentais”, declara o vice-presidente da ABTD.
O ensino a distância se popularizou nos últimos
anos. Mas a volta ao presencial, em alguns casos, ressalta a importância desse
tipo de metodologia. “Na minha percepção, as empresas gostaram da ideia do
online mas não largam o presencial por acreditarem que ele é mais efetivo. Eu,
particularmente, compartilho dessa ideia pelo fato do público brasileiro ser
extremamente humano e caloroso, mostrando uma melhor recepção aos ensinamentos
transmitidos presencialmente”, pontua Slivnik.
De acordo com o especialista, algumas técnicas são
capazes de transformar a capacitação em algo mais tranquilo e irreverente. “O
conceito de gamificação, por exemplo, é perfeito para esse tipo de
procedimento. As pessoas não gostam de treinamentos que não são dinâmicos.
Quanto mais se utilizam recursos e ferramentas capazes de deixar a capacitação
menos mecânica, melhor. Isso faz com que as pessoas, realmente, façam parte do
processo de capacitação”, revela.
Para Alexandre, as palestras são extremamente
importantes nesse processo, mas é preciso ter uma visão intrapessoal para que
os participantes absorvam o conhecimento disponibilizado. “É necessário atingir
o coração. Geralmente, palestras têm um efeito de curto-prazo, e para que os
ensinamentos sejam levados adiante por mais tempo, é preciso que o conteúdo
seja apresentado de forma interessante e memorável. Apontar exemplos,
compartilhar dados científicos e mostrar casos de sucesso são alguns dos
caminhos para que as palestras sejam ainda mais efetivas”, relata.
Ainda assim, as palestras devem voltar com força
total nesse ano de 2023. “Por conta da pandemia, 2020 e 2021 foram de extrema
dificuldade para o setor. O ano de 2022, no entanto, mostrou sinais de que as
conferências estão voltando com ainda mais força. Vejo isso, justamente, com o
crescente número de solicitações para a realização de palestras em empresas dos
mais diversos setores de atuação nesse início de 2023”, finaliza.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário