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domingo, 23 de abril de 2023

Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho

O modelo remoto veio para ficar e, por isso, o planejamento do escritório em casa merece atenção redobrada. Veja sugestões de profissionais de arquitetura para criar um ambiente que ofereça conforto e privacidade e estimule a concentração

Localizado próximo à janela, este home office aproveita a iluminação natural.
 A cadeira ergonômica é um item de conforto indispensável ao ambiente.
 Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Gabbavisuals

Ter um escritório em casa talvez não fosse prioridade nos projetos de interiores de três anos atrás. Porém, com a migração do trabalho para o formato remoto e a adoção de modelos híbridos no momento atual, montar um home office bem planejado e equipado de acordo com a atividade profissional desempenhada pelo morador se tornou uma necessidade incontornável. Diante da demanda em crescimento, profissionais de arquitetura reúnem aqui uma série de recomendações para criar um espaço prático e adequado. Confira:

 

Movimento que veio para ficar

A tendência de buscar um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional é anterior à pandemia e foi acelerada por ela. No modelo remoto, perde-se menos tempo no deslocamento casa-escritório e sobra espaço na agenda para atividades mais prazerosas. Em todo o mundo, um grande contingente de trabalhadores se recusa a retornar ao formato anterior, movimento que permite afirmar que o home office veio para ficar. Por isso, é hora de pensar num ambiente com menos improviso e características mais perenes. “Algo que mudou nos últimos anos é a solicitação por espaços individuais de trabalho. Casais não querem mais compartilhar o home office, pois um pode tirar a concentração do outro ou podem surgir atividades conflitantes, como reuniões simultâneas”, diz a arquiteta Gigi Gorenstein. 

Além de ser silencioso e oferecer privacidade a fim de favorecer a produtividade, o home office requer uma boa distribuição espacial e um mobiliário que ajude a manter a ordem. Acrescentar um toque de personalidade pode ser um estímulo extra à criatividade.

Para oferecer conforto, a bancada de trabalho precisa ter 75 cm de altura.
 O uso de cores neutras ajuda a criar um ambiente com atmosfera tranquila.
Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Edu Pozella

Planeje uma boa estrutura

Quando é necessário compartilhar o home office,
a bancada em L ajuda a setorizar qual é o espaço de cada usuário
 e garante certo isolamento. Apostar em cadeiras confortáveis é essencial
Projeto do escritório PB Arquitetura | Foto: Henrique Ribeiro

No planejamento do espaço, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, à frente do escritório PB Arquitetura, lembram que o visual do home office da era digital precisa ser bem cuidado, especialmente o fundo visível atrás da cadeira. “Precisamos pensar no cenário que surge quando o morador abre a câmera durante uma reunião virtual”, comentam. As condições acústicas também pedem cuidado a fim de manter o ambiente livre de ruídos. Quanto à localização, o home office pode fazer parte do quarto ou das áreas sociais. Mas, se possível, reserve um local só para ele, isolado por portas. 

Um bom projeto de marcenaria contribui para que o escritório se torne mais prático. “O mobiliário deve manter o que é necessário sempre a mão”, lembra a dupla da PB Arquitetura. Pense em prateleiras, nichos e gaveteiros para guardar o material de trabalho, além de uma bancada com área suficiente para o desenvolvimento das atividades e que ainda acomode acessórios de organização, como porta-canetas e pastas para papéis.

No planejamento do espaço, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, à frente do escritório PB Arquitetura, lembram que o visual do home office da era digital precisa ser bem cuidado, especialmente o fundo visível atrás da cadeira. “Precisamos pensar no cenário que surge quando o morador abre a câmera durante uma reunião virtual”, comentam. As condições acústicas também pedem cuidado a fim de manter o ambiente livre de ruídos. Quanto à localização, o home office pode fazer parte do quarto ou das áreas sociais. Mas, se possível, reserve um local só para ele, isolado por portas. 

Um bom projeto de marcenaria contribui para que o escritório se torne mais prático. “O mobiliário deve manter o que é necessário sempre a mão”, lembra a dupla da PB Arquitetura. Pense em prateleiras, nichos e gaveteiros para guardar o material de trabalho, além de uma bancada com área suficiente para o desenvolvimento das atividades e que ainda acomode acessórios de organização, como porta-canetas e pastas para papéis.

 

O canto de trabalho ganhou nichos para livros com estrutura metálica
e prateleiras de madeira, que trazem um 
mood industrial
 Projeto do escritório PB Arquitetura | Foto: Henrique Ribeiro



PB Arquitetura
End. Alameda Caulim, 115 sala 710
Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Telefone: (11) 2311-1178 / (11) 96202-1731
Instagram: @pbarquiteturanoinsta
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contato@pbarquitetura.com.br



Gigi Gorenstein Arquitetura

Gigi Gorenstein - arquiteta e designer de interiores, formada pela Universidade Paulista, atua no mercado desde 1998. Em 2008, partiu para carreira solo quando descobriu a sua própria identidade dentro do universo da Arquitetura e Interiores. Há 14 anos está à frente do escritório Gigi Gorenstein Arquitetura e Interiores, onde desenvolve projetos residenciais, interiores e comerciais, buscando excelência e personalidade através de técnicas e conhecimentos adquiridos através de 22 anos de experiência. Para pessoas sofisticadas e antenadas, oferece de forma leve e interessante a execução de um projeto arquitetônico completo com qualidade e segurança buscando unir funcionalidade e estética.
@gigigorenstein_arquitetura


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