Prioridade nada mais é do que eleger o que é mais importante dentre as opções daquele momento, e nos estudos isso não é diferente. A realidade contemporânea é afetada por muitas coisas. Estamos a todo momento sendo bombardeados de informações que recebemos, e isso certamente impacta a nossa percepção e execução das coisas, podendo afetar diretamente nas decisões relacionadas aos estudos.
A pandemia da Covid-19, por exemplo, impactou o
comportamento e o aprendizado dos estudantes de forma significativa, e muito
provavelmente colheremos as adversidades desse acontecimento em todos os anos
escolares e nos anos pré-vestibular.
Outro ponto importante é que muitos pais
“terceirizam” a educação e o dia dos filhos para a escola, então trazê-los para
esse processo de orientação, instruí-los a como se comportar diante de cada
fase, é um cuidado que as instituições podem ter.
A vida de estudante pode ser cheia de desafios e
responsabilidades, e com tantas tarefas para realizar em um período limitado de
tempo, pode ser difícil priorizar as atividades mais importantes. Aprender a
priorizar os conteúdos a serem estudados é uma habilidade essencial para obter
sucesso acadêmico e profissional.
No ponto de vista de quem vai fazer algum concurso
ou vestibular, o ideal é estudar de forma organizada, colocando à frente
conteúdos que mais vão impactar no resultado do candidato. Nesses casos,
devemos estabelecer uma lista levando em consideração assuntos que mais são
recorrentes nas provas dos anos anteriores e que ao mesmo tempo não dominamos
ainda, que possivelmente são aqueles que mais têm chance de impactar na nota
final.
Por outro lado, ao se tratar de estudantes em anos
escolares, seja ensino de base ou superior, não temos necessariamente um
retrospecto a ser analisado. Dessa forma, levamos em consideração os pontos
principais dos conteúdos trabalhados pelos professores. Com isso, é fundamental
enfatizar aqueles assuntos que cometemos mais erros e possuímos mais
dificuldades. Quando muitas dúvidas superficiais surgem em um determinado
assunto, ou quando são constantes os sentimentos de “defasagem” perante a
turma, possivelmente o aluno possui lacunas de conhecimento na base do
conteúdo. Então antes que novas dúvidas sejam formadas, é necessário priorizar
os estudos básicos desses temas. Em uma analogia simples, é o mesmo que
construir um prédio sem ter uma base bem sólida, se a estrutura não for
fortificada, novas dificuldades aparecerão no futuro. Além disso, é
recomendável que o aluno planeje seu tempo de estudo de acordo com sua
disponibilidade e com as datas de provas e trabalhos, priorizando as matérias
que exigem mais tempo e atenção em momentos de maior demanda.
Uma outra forma de descobrir essas lacunas e
estudar com base em uma estrutura de priorização, é utilizando plataformas que
incluem metodologias de Adaptive Learning (Aprendizagem Adaptativa). Essas
plataformas buscam encontrar lacunas cognitivas desde a base, a fim de propor
um plano de estudo personalizado, já levando em conta os conteúdos prioritários
para cada aluno. Entretanto, existem fatores importantes como a interação social
do aluno (principalmente de menor faixa etária) que devem ser discutidos e bem
pensados para que não haja um desequilíbrio funcional.
Por fim, afirmo que a educação é uma esfera
complexa com muitos pontos que ainda estão soltos. Acredito que instruir um
aluno a definir suas prioridades nos estudos impacta não só nessa área, mas em
diversos segmentos na vida pessoal, como driblar as dificuldades, saber fazer
as perguntas certas para obter as melhores respostas e se aprofundar sobre
diversos temas, desenvolvendo um entendimento mais profundo.
Lorenzo
Tessari - Chief Operating Officer (COO) da Gama Ensino, startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que
identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus
estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário