A água é um recurso natural abundante no planeta, essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida. (Imagem: Unsplash).
De
acordo com KPMG, 76% das empresas brasileiras já incluem as práticas ESG em suas
estratégias de negócio
O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema, por ser um elemento mais importante do nosso planeta, fundamental para a existência e o principal recurso para a sobrevivência de todos os seres vivos. Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água, totalizando cerca de 1,4 bilhão de km3. De toda água disponível no planeta, 95,5% é água salgada, segundo o Brasil Escola.
Apenas
2,5% da água disponível é doce, esta que serve para beber, por isso é
importante frisar a utilidade da água à sociedade para a preservação dos rios e
lagos para que não falte no futuro. A partir dos pilares do ESG (Environmental,
Social and Governance): “pessoas, planeta, lucro e propósito” - é possível que
as empresas reduzam os impactos negativos que causam a natureza, e passem a
contribuir com a preservação ambiental do planeta.
De
acordo com KPMG (empresas de prestação de serviços profissionais), 76% das
empresas brasileiras já incluem as práticas ESG em suas estratégias de negócio
Segundo
Rogério Silva, CEO do CEBRAC, as ações de ESG
são muito importantes para a preservação da água. “Empresas que unem esforços
para criar ações com foco em sustentabilidade são vistas pelo consumidor como
marcas com propósitos. Hoje, as pessoas não somente consomem por consumir, mas
procuram marcas que representem os seus valores e estilo de vida. Por isso, as
empresas precisam criar práticas que inspirem as pessoas a serem mais
conscientes com o seu entorno, pensando em si, no próximo e no futuro”, explica
Rogério Silva.
Iniciativas
que estimulam empresas a ajudarem na preservação da água é muito benéfico para
os negócios, segundo um estudo da Opinion Box, empresa de pesquisa e
desenvolvimento, que entrevistou 2246 pessoas, sobre temas relacionado a
sustentabilidade das empresas, revelou que 67% dos entrevistados disseram
fazer pesquisas sobre as práticas de ESG das empresas antes e se tornarem
clientes.
Em
alusão ao Dia Mundial da Água, Rogério Silva, CEO do CEBRAC, destaca 3 ações que são realizadas
dentro da rede, onde cada colaborador contribui para o bem comum, à
racionalização da água e ao meio ambiente, através de práticas sustentáveis:
1. Uso
de copo próprio: Visando a diminuição de produção de
lixo, no CEBRAC, os colaboradores
não utilizam copos descartáveis para beber água, ao invés disso cada um tem o
seu que é reutilizado.
2.
Energia Solar: Utilizar energia solar é fundamental
para poupar recursos da natureza, pelo fato dessa fonte ser renovável, é
possível produzir sem causar danos ao meio ambiente, além de favorecer que mais
pessoas tenham acesso a uma fonte energética, já que o custo do sistema de
energia solar são baixos e podem ser instalados em qualquer lugar. Algumas
unidades da rede adaptaram a sua estrutura para esse estilo, a fim de mais
economia.
3. FNE
(Feira Nacional do Empreendedorismo): Todo
ano, as unidades reúnem os seus alunos para a criação de projetos com foco em
sustentabilidade e empreendedorismo, onde eles criam negócios na teoria que
possam impactar nos cenários sociais, econômicos e sustentáveis.
Quer
fazer parte dessa rede de franchising que une propósito e ações em prol de um
mundo melhor?! Conheça os modelos de franquias, aqui!
CEBRAC
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