De acordo com pesquisa 71% dos entrevistados no Brasil, acham que organizações deveriam oferecer serviços gratuitos de saúde mental aos colaboradores
Um dos assuntos comentado no mercado de trabalho, principalmente nos últimos anos é a saúde mental. E para quem é empresário não pode fechar os olhos para esse problema. “Essa sensação vai interferir na capacidade de assumir responsabilidades e cumprir metas, no engajamento com os compromissos das empresas e nos relacionamentos interpessoais”, alerta André Minucci, Mentor e CEO da empresa Minucci RP.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Pearson (uma empresa de educação) afirma que para 71% dos entrevistados no Brasil, as organizações deveriam oferecer serviços gratuitos de saúde mental aos colaboradores.
São dois
aspectos fundamentais a serem analisados quando o assunto é saúde mental no
trabalho, o psicológico e o emocional. A saúde mental sempre foi vista como
algo a ser abordado apenas clinicamente, ou seja, algo relacionado quase que
exclusivamente aos cuidados com a vida pessoal. Há uma variedade grande de
transtornos mentais que afetam os colaboradores de uma empresa. Vamos citar os
principais, conforme a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).
Depressão
Segundo
levantamento de 2019 sobre saúde no território nacional, promovido pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10% da
população tem com esse problema, que pode levar à perda da autoestima, à
redução das atividades que requerem esforço físico e mental e, a pensamentos de
inferioridades, com tendências suicidas. É doença, sim, e precisa urgentemente
de apoio clínico.
Ansiedade
Surgem
diferentes sintomas físicos e emocionais que atrapalham o dia a dia, como a
cobrança e dificuldade com prazos, são exemplos de ansiedade nas empresas. Para
controlar os sintomas é preciso fazer: atividade física, ter um sono regulado e
uma dieta saudável.
Síndrome de burnout
Trata-se de
um transtorno ainda recente, mas diretamente relacionado ao trabalho. Na
pandemia, por exemplo, houve muitos casos e surge exatamente a partir de várias
situações de estresse no próprio emprego. O trabalhador pode se desgastar muito
rápido a ponto de não conseguir mais assumir nenhuma tarefa.
Quais ações a empresa pode promover para ajudar o colaborador?
Ações para
fazer com que o colaborador se sinta bem é primordial para o cuidado com a
saúde mental dos colaboradores. “São ações que vão ajudar a fortalecer a
confiança e a boa relação - que toda empresa se orgulha em formar. É preciso ir
muito além. Posicionar-se como uma empresa inovadora com treinamentos de inteligência emocional, humanizada no
mercado. Acentua Minucci.
São atitudes
práticas, simples e indispensáveis:
Formação de
equipes com psicólogos organizacionais disponíveis para sessões de plantão
psicológico dentro da própria instituição;
Divulgação de
serviços psicológicos externos que atendam gratuitamente ou em parceria com a
organização.
minuccirp.com.br
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Instagram: @minuccirp e @andreminucci
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