Pesquisar no Blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Mostra em estações da Linha 4-Amarela de metrô ressalta a importância da vacinação para a saúde pública

Em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, exposição tem como proposta conscientizar a população sobre a importância das vacinas

 


  A mais recente epidemia por vírus - a covid-19 - só foi controlada, com redução dos casos graves e mortes, por conta das vacinas surgidas para combater a doença. A história está repleta de situações similares. Com o desenvolvimento da ciência, foi possível, por exemplo, conter epidemias de poliomielite, sarampo, febre amarela, meningite e gripe, e eliminar a varíola -- a primeira doença infecciosa erradicada por meio da vacinação. 

Hoje o país conta com um calendário vacinal extenso, que começa já na primeira infância, entre recém-nascidos, e se estende até a vida adulta, protegendo pessoas de todas as faixas etárias. Para reforçar a necessidade de se vacinar, a ViaQuatro, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), leva em agosto para a Estação Oscar Freire, na Linha 4-Amarela, a mostra “Vacinação”. Em setembro, a exposição segue na Estação Higienópolis-Mackenzie. 

Nos painéis, é contada a história da vacinação, com apresentação do surgimento e elaboração das vacinas ao longo dos anos. Traz de forma didática dados de erradicação de doenças por meio da imunização. 

A história da vacina iniciou-se formalmente no século XVIII, em 1789, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou o imunizante para prevenir a varíola, uma doença viral extremamente grave, que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. 

“Com essa exposição, a concessionária reforça sua preocupação com a saúde de seus passageiros e se alinha a um debate extremamente atual: a importância de seguir as recomendações científicas e aderir, corretamente, às vacinas disponíveis”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

 

Sobre o Instituto Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo:

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo é um dos institutos de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo, dedicado a pesquisas nas áreas de saúde e biomedicina

  

Serviço

Mostra “Vacinação” - Linha 4-Amarela

Até 31 de agosto -- Estação Oscar Freire

De 6 a 30 de setembro -- Estação Higienópolis-Mackenzie

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados