Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Hora da Saúde chega à estação de Metrô Santa Cruz para combate ao colesterol

Atendimento gratuito aos passageiros será realizado entre os dias 15 e 19 de agosto, das 10h às 16 horas. No decorrer do mês, a ação será realizada em outras estações

 

No mês de Combate ao Colesterol, o Instituto Horas da Vida (organização sem fins lucrativos que há nove anos tem como propósito oferecer acesso à saúde primária às pessoas em situação de vulnerabilidade social), a ViaMobilidade e ViaQuatro (concessionárias que administram estações de metrô e trem em São Paulo) se juntam para levar informações e orientações para os passageiros de como levar uma vida mais saudável. 

 

Na ocasião, profissionais de saúde estarão à disposição para fazer o atendimento gratuito aos passageiros, com aferição de pressão arterial, medição do colesterol, orientação e a entrega de folhetos explicativos.  A ação será realizada entre os dias 15 e 19 de agosto, das 10h às 16 horas, na estação de Metrô Santa Cruz. No decorrer do mês, a iniciativa será realizada em outras estações também. 

 

O Instituto Horas da Vida ainda oferecerá outro benefício exclusivo para quem passar pelas estações. Quem realizar o cadastro no ‘Hora da Saúde’ poderá usufruir gratuitamente do serviço de Orientação de Saúde por telefone 24h/7, patrocinado pela Filóo Saúde, healthtech que tem como objetivo oferecer acesso a serviços médicos de qualidade e individualizados por preços acessíveis.

 

“O transporte público é o coração de uma cidade. Por isso, o Instituto Horas da Vida vai até às estações de maior demanda para alertar sobre os riscos cardiovasculares causados pelo colesterol alto. O cuidado primário com a saúde é importante para evitar complicações futuras e pode mudar a vida da população”, explica Rubem Ariano, fundador do Instituto Horas da Vida e CEO da Filóo Saúde.

 

Riscos do colesterol alto

O colesterol é uma substância muito semelhante à gordura e é encontrada no sangue, já que é produzida naturalmente no fígado. Porém, quando os níveis de colesterol ficam acima do recomendado, é possível desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Eventualmente, esses depósitos crescem, dificultando o fluxo de sangue pelas artérias. Às vezes, esses depósitos podem se romper repentinamente e formar um coágulo que pode até causar um ataque cardíaco ou derrame.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto. Além disso, 67% responderam que nem mesmo sabem quanto é a sua própria taxa de colesterol. Para manter o colesterol dentro dos padrões recomendados é importante uma dieta aliada a exercícios físicos, evitar cigarro e o consumo de álcool. Ou seja, o estilo de vida é o mais determinante. Porém, há casos em que o colesterol alto pode ser hereditário. Nessa situação é ainda mais necessário o acompanhamento médico.

 

Sobre o Instituto Horas da Vida

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos, que atua, desde 2013, por meio de uma rede de voluntários de profissionais da saúde, promovendo a inclusão social e o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com foco na atenção primária em 30 especialidades e possui ações como: consultas, exames, mutirões, palestras sobre saúde e doação de óculos. Possui, entre outras certificações, o Selo Doar, que atesta a transparência nas ONGs brasileiras. Desde o início da pandemia do Covid-19, tem desenvolvido projetos especiais e parcerias em benefício de grupos diretamente atingidos, como idosos, Hospitais filantrópicos e os próprios profissionais de saúde. Mais informações em www.horasdavida.org.br.

 

AGENDA DE ATENDIMENTO:  

Ação gratuita e presencial das 10h às 16h. 

- De 15/08 a 19/08:  na estação Santa Cruz; Linha 5-Lilás

- De 22/08 a 26/08: estação Osasco; Linha 8-Diamante

- De 29/08 a 02/09: estação Santo Amaro; Linha 9-Esmeralda.

Não há limite de atendimentos por dia, desde que seja respeitado o horário da iniciativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados