Pesquisar no Blog

sábado, 13 de agosto de 2022

Existe prazer na menopausa?

Ginecologista mostra que é possível manter a atividade sexual ativa e prazerosa, em qualquer fase da vida


Segundo a Dra. Vanderléa Coelho, ginecologista e especialista em menopausa, muitas mulheres chegam ao seu consultório devastadas pelos sintomas físicos e psicológicos da menopausa. Entre eles o divórcio ou afastamento conjugal.

A falta de libido, a diminuição do orgasmo e a atrofia vaginal são consequências amplamente retratadas entre as pacientes que vivenciam essa fase. No entanto, é possível sim manter uma vida sexual ativa e saudável com conhecimento e prevenção.

Entender e tratar todas as causas dos sintomas é fundamental, e o quanto antes, melhor. Por exemplo, a falta de libido e a atrofia vaginal são consequências da diminuição de hormônios como testosterona, estrogênio e progesterona, que deixam de ser produzidos pelos ovários.

Ambas condições podem ser auxiliadas tanto com reposição hormonal, cremes e hidratantes prescritos por um médico, quanto com exercícios físicos que, além de proporcionarem vitalidade, atuam diretamente na excitação e orgasmo.

A ginecologista e autora da obra ‘Viva sem sofrer na menopausa’ (Pandorga) ainda ressalta a importância da saúde mental equilibrada, já que quanto mais estressada a mulher ficar, maior o aumento de cortisol que impacta no físico e emocional. Ansiedade e outros transtornos de âmbito psicológico interferem na libido, sono e alimentação, outro ponto bastante importante nesta fase.

Uma alimentação balanceada consegue suprir as carências nutricionais, comuns neste período em que o metabolismo desacelera e pode haver ganho de peso extra. Escolha frutas, verduras, legumes, castanhas e sementes. Azeite de oliva para temperar e óleo de coco e banha de porco para cozinhar. Aumente a ingestão de líquido e fuja de alimentos inflamatórios como o excesso de carboidratos refinados, que acentuam o ciclo de piora progressiva com mais desequilíbrios hormonais.

Por fim, a doutora aconselha que as mulheres não se cobrem tanto e sejam persistentes com a busca por conhecimento e tratamentos. Mais de 80% delas vivenciarão os sintomas da menopausa, mas aquelas que tiverem compreensão e acompanhamento serão felizes durante o tempo todo.

 

Dra. Vanderléa Coelho - Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especializou-se em Saúde Feminina, Ginecologia e Mastologia e depois na área de Diagnóstico por Imagem (Ultrassom e Mamografia). Dedicou-se a aprender Medicina Integrativa, pois sofria muito com o desequilíbrio hormonal, passando a ter resultados extraordinários com a sua saúde, adotando o mesmo modelo para suas pacientes. Desenvolveu, com a sua expertise, uma metodologia que se chama “Menopausa sem medo” para recuperar, preservar e otimizar a saúde das mulheres que estão na fase da menopausa e climatério. E em plena pandemia vendo suas seguidoras engordando mais ainda criou o Programa Magra após os 40, um programa online de emagrecimento para as mulheres com mais de 40 anos ajudando-as a emagrecer pelo menos 10 quilos em 3 meses e acabar com a barriga da menopausa, sem passar fome, sem dietas, sem remédios, de maneira 100% natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados