A pesquisa "Branding Brasil - O valor que o
país gera", desenvolvida pela agência Ana Couto buscou entender qual o
sentimento do brasileiro em relação ao país
Ana Couto, agência especializada em marca, negócio
e comunicação, acaba de lançar um estudo sobre a marca Brasil. A pesquisa
Branding Brasil nasceu do objetivo de saber qual a percepção do brasileiro em
relação ao país.
Foram realizadas pesquisas utilizando 3 metodologias complementares: 5
comunidades online, com 150 participantes ao todo; Social listening, com
análise de mais de 600 mil tweets e um estudo quantitativo com 2500
representantes de todo o Brasil.
A pesquisa aponta que há uma clara distinção entre
a imagem do Brasil e a do brasileiro. Enquanto a instituição está associada a
percepções mais negativas, o brasileiro continua sendo o melhor do Brasil. Os
dados revelam que 71% acham que o brasileiro é capaz de fazer
qualquer coisa quando se une. As percepções da maioria dizem
muito sobre o que dificulta nosso desenvolvimento: 54%
acreditam que o país está isolado e percebem o Brasil como um país ilhado,
já 52% acreditam que o país não se desenvolve por sempre mudar de rumo
e 51% acreditam que o brasileiro passa muito tempo brigando entre si.
Quando falamos de união, por exemplo, 38%
acreditam que o país está mais unido, 33% acreditam que o país está mais
desunido, e apenas 29% acreditam que nada mudou nos últimos 10
anos. Já, quando falamos de tolerância, 37% veem o
Brasil como mais tolerante versus 35% que acreditam que está menos tolerante.
Em relação ao orgulho, 31% sentem mais desgosto em relação ao Brasil, já
40% se sentem orgulhosos em relação ao país. Diante dessas
análises, foi observado que existem vários Brasis dentro de um só Brasil.
De um lado, o Brasil carrega uma percepção negativa quando falamos de economia,
política, políticos, corrupção, desigualdades e desafios estruturais. Do
outro, surgem associações mais positivas sobre os brasileiros quando falamos de
diversidade cultural, potencial e atributos de personalidade marcantes.
Para 59% das pessoas a palavra festeiro descreve
mais o Brasil e o brasileiro, outras palavras como alegre, acolhedor, criativo,
trabalhador e forte também aparecem como características positivas ao
brasileiro. Já para as características negativas palavras como malandro,
oportunista, aproveitador, desonesto são as respostas mais comuns.
A capacidade de união, de se reerguer e de ir mais
longe quando temos mais oportunidades, estão entre as associações mais fortes
do brasileiro: 70% das pessoas acreditam que brasileiro é capaz de fazer
qualquer coisa quando se une, 65% das pessoas acreditam que o brasileiro
consegue se reerguer após qualquer dificuldade e 63% das pessoas acreditam que
quando o brasileiro tem oportunidade ele vai mais longe que qualquer outro
povo.
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