Sites e
aplicativos são os principais canais utilizados na pesquisa por preços
73% dos
brasileiros recorrem a essas plataformas para economizar
As compras para o Dia dos Pais têm agitado o varejo
no País. Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos
Pais de 2022, comemorado no próximo domingo, 14 de agosto, promete
levar mais de 100 milhões de pessoas às compras e deve
movimentar mais de R$24 bilhões no comércio brasileiro.
Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
(ABComm) projeta um faturamento de R$6,4 bilhões nas compras online para o Dia dos
Pais 2022. Um crescimento de 2,9% comparado a 2021,
considerando os 14 dias que antecedem a ocasião. Ainda segundo a entidade, o
total de pedidos neste período deve ultrapassar a marca dos R$14,2
milhões.
Mesmo diante de números promissores, a pesquisa da
CNDL aponta que o consumidor está cauteloso em relação aos gastos: oito em
cada dez brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de
fazer as compras, utilizando principalmente os sites e aplicativos (73%),
lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%) e lojas de
rua (38%).
De acordo com estudo “Tendências
e Insights para o Dia dos Pais” realizado pela Macfor,
agência full service de marketing digital, as buscas na internet relacionadas à
data começam entre um mês e 15 dias antes, e, se intensificam nos últimos 6
dias que antecedem a ocasião, tendo um pico às vésperas da comemoração.
Ainda segundo a agência, 68% das
pesquisas online são feitas por mulheres e 38% por homens. Tais
buscas são lideradas por mulheres dos 18 aos 34 anos e entre os homens
predomina a faixa etária dos 25 aos 34 anos.
Ao invés de meias, caneca e cerveja
Durante o período que antecede a data comemorativa,
as mensagens inspiracionais para os pais predominam nas buscas entre os 100
principais termos relacionados ao “Dia dos Pais”. Diferente do Dia das Mães,
por exemplo, destacam-se também buscas relacionadas ao universo
escolar, como lembranças e cartão.
A data também é marcada pelas buscas relacionadas a
presentes e lembranças ao estilo faça você mesmo, também
conhecido como DIY (sigla que em inglês significa Do it Yourself), desde termos
como presentes fáceis até ideias para educação infantil. Em 2021, o termo tênis
foi bastante procurado, tendo pico de interesse na própria data.
Thiago Pereira, head of innovation & business development da Macfor,
explica que esse pico pode representar um alto volume de pesquisas feitas
dentro das lojas físicas, durante as compras presenciais, “algo vinculado à
consulta de preços para talvez servir de barganha para descontos ou mesmo como
base comparativa de custo benefício”, diz.
A expressão “lembrança” também é um termo em alta
nas buscas e, ao contrário do que a maioria pensa, não são meias os itens mais
procurado no período. O destaque fica para as canecas e as
cervejas, de acordo com o estudo da Macfor.
Expectativa versus realidade
Enquanto os consumidores procuram mais por
presentes inspiracionais e simbólicos para o Dia dos Pais, os termos
relacionados a “pais” que mais figuram entre os anunciantes no período estão
associados a eletrônicos.
Pereira explica que, para o Dia dos Pais, o maior
atrativo usado nesses anúncios são as promoções. Ele esclarece que nesta época
o grande interesse das empresas é trabalhar o branding (a marca), já que os
anúncios sobre a data em si também se destacam entre os consumidores por causa
do apelo emocional.
“Como as pessoas buscam por presentes baratos
próximo à data, uma forma de as empresas atraírem a atenção desses consumidores
é intensificar o anúncio de promoções agressivas nas duas semanas que antecedem
a ocasião, além, é claro, de usarem o termo “pai” no copy e/ou na arte desses
anúncios”, ensina o especialista.
Do online para o físico e vice-versa
“O consumidor criou o hábito de pesquisar preços na
internet e isso não tem volta”, comenta Pereira. Por isso, ele ainda acrescenta
que além do e-commerce, o ambiente digital pode ser muito efetivo para o
aumento das vendas nas lojas físicas durante o Dia dos Pais 2022,
“desde que as marcas compreendam efetivamente qual o interesse do seu
público-alvo e lhes entreguem com mais precisão aquilo que procuram”,
pontua.
“As estratégias de marketing digital são
ferramentas preciosas para conectar benefícios específicos aos consumidores,
além de ajudá-los em sua intenção de compra e a determinar a escolha por um
produto, serviço ou marca”, diz o especialista.
Segundo Pereira, os anunciantes que souberem usar a
mídia digital de maneira correta, conseguirão apresentar a mensagem certa, no
momento adequado para os usuários. “E, com recursos avançados, as marcas
poderão direcionar campanhas automatizadas para auxiliar os consumidores em suas
decisões de compra no período”, conclui.
A pesquisa da agência analisou as variações de
termos com maiores volumes de buscas feitas em relação à data, entre os anos de
2019 e 2022, e contempla dados públicos coletados exclusivamente pela API
Macfor.
Mais informações e para acessar o estudo completo,
clique aqui.
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