Dizem os matemáticos que
os números não mentem. E, se de fato não mentem, se considerarmos
exclusivamente as vendas realizadas por e-commerce, a Black Friday se tornou a
data mais importante do ano, superando inclusive as vendas de Natal. Vejamos os
números: segundo dados na Ebit/Nielsen, o e-commerce nacional registrou, no
Natal de 2021, vendas na ordem de R$ 4,5 bilhões; já na Black Friday, que
ocorreu no mesmo ano, porém com um mês de antecedência, o instituto registrou
que as vendas de e-commerce atingiram R$ 5,8 bilhões.
Estamos no final de
agosto e a Black Friday deste ano acontece no dia 25 de novembro, ou seja,
daqui a três meses. Então não custa perguntar: Como estão os seus preparativos
para o evento de vendas online mais importante do ano? Não estou só falando de
ofertas, mas também da sua infraestrutura tecnológica. As suas landing pages já
estão ajustadas e disputando os primeiros lugares no ranking dos buscadores,
aguardando apenas o ajuste final de preço para atrair definitivamente o
consumidor? E principalmente, elas vão manter a velocidade de carregamento
mesmo com o aumento expressivo no número de acessos?
Se a resposta para essa
última questão é: não sei, não tenho certeza, então a loja pode se preparar
para ter uma expressiva perda de vendas na Black Friday. O problema central não
está na paciência do consumidor porque, muitas vezes, o nível de lentidão não
chega sequer a causar algum tipo de incomodo ao comprador. O ponto em questão é
que esse é um fator constantemente monitorado pelos sites de buscas e, quando o
site apresenta lentidão, mesmo imperceptível ao consumidor, ela é detectada
pelos sistemas desses sites e isso faz que automaticamente a loja perca
posições no ranqueamento. Não estamos falando aqui sobre alguns segundos, na
realidade os sites são avaliados em termos de milissegundos, portanto qualquer
lentidão, por menor que seja, é detectada. E cair posições num site de busca
como o Google durante a Black Friday pode significar perdas expressivas em
vendas.
Mesmo as páginas que
durante os períodos normais de vendas estão sempre muito bem ranqueadas podem perder
uma série de posições, caso apresentem algum nível de lentidão. Os sites de
buscas desviam o consumidor das páginas mais lentas com objetivo de evitar que
ele tenha uma experiência de navegação desagradável.
Mesmo as melhores
estruturas de TI podem apresentar momentos de lentidão, a depender do
crescimento do número de acessos simultâneos. A boa notícia é que existe uma
ferramenta que pode contribuir para reduzir ao máximo os problemas de lentidão
decorrentes do aumento de acessos, que é simples de ser implantada e não é
cara. Trata-se da Content
Delivery Network (CDN), ou rede de distribuição de conteúdo. A CDN
é, na prática, uma rede de servidores que garante a disponibilização imediata
do conteúdo das páginas, tecnicamente chamado de cache, sem nenhuma lentidão. Enquanto o
consumidor observa os detalhes do produto nessa página fixa, as informações
dinâmicas, como opções de modelos, cor, valor do frete, disponibilidade de
estoque etc. são carregadas mais lentamente, mas sem que os sites de buscas captem
essa pequena lentidão, uma vez que o acesso do consumidor à página ocorre
imediatamente. Assim que todas as informações dinâmicas são carregadas, o
sistema substitui automaticamente a página com informações estáticas. A CDN
garante que a loja não perca posições no ranqueamento dos sites de buscas por
problemas de lentidão numa data tão fundamental para o e-commerce como a Black
Friday.
São várias as empresas que fornecem estruturas operacionais de CDN, e muitas empresas que atuam na área de desenvolvimento de SEO e landing pages automatizadas podem disponibilizar a ferramenta rapidamente a seus clientes. Algumas, inclusive, já o fazem no momento da implantação da automatização das landing pages, como forma de garantir o melhor ranqueamento possível a seus clientes nos sites de buscas. Os valores para implantação da CDN são acessíveis e podem ser ativados apenas em determinados períodos do ano, como Black Friday, Natal e outras datas que o e-commerce considere importante, o que torna seu uso ainda mais econômico.
A lentidão no carregamento de páginas em dias
de crescimento exponencial de acessos pode ser evitada. Não se trata apenas de
perder uma venda, mas sim abrir possibilidade de um concorrente conquistar um
consumidor que poderia ser seu. Recuperá-lo pode sair muito mais caro. Pense
nisso.
Florian Bessonnat - sócio fundador da Simplex, especializada em soluções que aumentam o tráfego e a conversão de vendas de e-commerces
https://simplex.live/
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