Pesquisar no Blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

AÇÃO DO CORAÇÃO ATINGE 11ª EDIÇÃO E RETORNA ÀS RUAS DE SANTOS (SP), COM DISTRIBUIÇÃO DE MAIS DE 100 MIL CORAÇÕES EM TECIDO, ROUPAS, BRINQUEDOS E ALIMENTOS PARA 9 ESTADOS


Após duas edições realizadas online devido à pandemia da Covid-19, a campanha Ação do Coração está de volta à Praça Mauá, cartão postal do Centro Histórico de Santos (SP). O evento presencial, realizado pela última vez em 2019, acontece neste domingo, 7 de agosto, das 10h às 16h, com extensa programação gratuita de atrações musicais e serviços.

 

A iniciativa chega à 11ª edição e por meio de sua rede de solidariedade arrecada alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e corações confeccionados em tecido - símbolo da campanha - para distribuição em comunidades em situação vulnerável na Baixada Santista, Vale do Ribeira e núcleos de oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Paraná) e no Distrito Federal.

 

A organização espera reunir mais de 100 mil corações de tecido. Oficinas de confecção foram realizadas em diversos pontos da cidade no último mês e, além disso, a Ação conta com a parceria de oito unidades da Fundação Casa e de 26 hospitais.

 

Nas oito edições realizadas até 2019, todas presenciais, a Ação do Coração reuniu 230 mil pessoas e distribuiu mais de 1 milhão de corações confeccionados por voluntários, além de mais de 200 toneladas de alimentos, 49,7 mil brinquedos e 258 mil peças de roupas. A iniciativa idealizada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini, teve origem em uma ação semelhante, que ambos presenciaram em uma viagem à Europa.

 

Já em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, a campanha foi realizada online, com o lançamento de um aplicativo para o recebimento das doações. Desenvolvido pelo programador Igor Ponce, ele segue disponível para download gratuito nas lojas online também pelo site oficial da campanha: www.acaodocoracao.org.br.

  

Atividades e serviços gratuitos 

A partir das 10h, diversas atrações e serviços gratuitos vão movimentar o evento. A Secretaria Municipal de Saúde de Santos, por exemplo, oferecerá aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação odontológica.

 

Já a Rua Pets será um espaço dedicado aos animais de estimação, que tiveram um papel importante de apoio à saúde emocional de milhões de pessoas. Além de uma feira de adoção, haverá atendimento para corte de unha e limpeza de ouvido, dog show da Guarda Municipal de Santos e demonstrações de equoterapia.

 

Atividades lúdicas, leitura, contação de histórias e brinquedos estarão disponíveis na Rua Kids, com programação para crianças de todas as faixas etárias.

Às 16h, a Caminhada do Coração partirá em direção ao Santuário do Valongo, onde acontecerá um ato interreligioso, com líderes de mais de 20 comunidades religiosas brasileiras. Ao término, voluntários da campanha levarão os corações a serem entregues nos hospitais da região.

Além disso, haverá uma Rua Gastronômica, com opções de lanches e bebidas a preços acessíveis. A novidade é o “Pão do Coração”, fruto de um projeto idealizado pela Associação Eduardo Furkini durante a pandemia.

 

Shows Musicais 

O palco da 11ª Ação do Coração reunirá diversas atrações, das 10h às 16h. Entre os convidados estão os cantores Kika Wilcox, Tony Ventura, Heloísa Gilbertoni e Didi Gomes; a Família de Cordas Eduardo Furkini; o Coral TamTam; a Banda Municipal de Iguape; e a escola de samba Real Mocidade Santista, entre outros convidados. 

 

Serviço

Ação do Coração – 11ª Edição

Local: Praça Mauá – Centro Histórico de Santos

Data: Domingo, 7 de agosto de 2022.

Horário: 10h às 16h.

Realização: Associação Eduardo Furkini

Apoio: Prefeitura Municipal de Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados