Desde o interior até em peças importantes do motor, os lubrificantes estão presentes em diversas partes do veículo e são essenciais para garantir o funcionamento seguro
Neste 13 de maio é o Dia do Automóvel. A data foi
criada para dar um empurrão no processo de urbanização do país e o dia é em
homenagem à primeira rodovia totalmente pavimentada do Brasil. Atualmente, são
mais de 107 milhões de veículos nas estradas brasileiras, deste número, mais de
58 milhões são automóveis, segundo o IBGE.
Os automóveis fazem parte do dia a dia de milhões
brasileiros, seja como forma de locomoção ou instrumento de trabalho. E, para
se tornar uma das formas mais usadas e seguras de transporte, há muitas
variáveis. A indústria automobilística é responsável por despontar várias tecnologias
importantes utilizadas no ramo industrial.
A produção de um veículo passa por decisões
inteligentes e estudadas para garantir maior eficiência e entregar segurança
aos usuários. Uma delas é a utilização de lubrificantes especiais desenvolvidos
cuidadosamente por marcas como Kluber, Texas e Rocol para diferentes
componentes do veículo. Presente em quase todo componente, os lubrificantes
exercem um papel essencial para garantir o funcionamento correto das peças.
Na carroceria e parte externa é preciso desenvolver
um produto que consiga resistir ao sal, água e poeira por muitos anos, além de
se adaptar às diferentes temperaturas e manter mecanismos como vidros elétricos
e tetos solares funcionando durante toda sua vida útil.
Para o interior do veículo, é preciso oferecer
lubrificantes que consigam reduzir os ruídos e manter o design planejado pelos
engenheiros, atendendo reguladores, botões e maçanetas, tudo isso sem fazer mal
à saúde, ser inodoro e não embaçar os vidros. “As soluções são projetadas de acordo com
requisitos muito rigorosos e precisam respeitar o atrito e movimento feito
pelos componentes ao serem usados”, explica Luiz Maldonado, CEO da
Lubvap Lubrificantes Especiais, empresa de distribuição com mais de 15 anos no
mercado de soluções em lubrificação Industrial.
Os freios, embreagens, direção e motor são outra
preocupação. Com exigências ainda mais específicas, esses sistemas precisam
passar segurança ao usuário, com produtos que aguentem as altas temperaturas e
não sofram modificação ao entrar em contato com outros produtos que se acumulam
nos sistemas. “Lubrificar os motores e engrenagens é sempre um desafio. Essas partes
estão sujeitas a uma grande variedade de requisitos e precisam superar desafios
para que funcionem corretamente”, finaliza Luiz.
Para veículos maiores, é preciso ter atenção a
componentes extras, como cubo de rodas de caminhão, responsáveis por dar
suporte do disco de freio e fixar os parafusos e o rolamento, e a quinta roda
das carretas, que faz o elo entre o cavalo mecânico e a carreta, localizada na
parte traseira do caminhão.
O faturamento da indústria automobilística é de
aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano, segundo a Organização Internacional
de Fabricantes de Veículos Automotores (OICA), e no Brasil esse número ultrapassou
os U$ 61 bilhões em 2018 (ANFAVEA). Ainda de acordo com a Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, nos seis primeiros meses de
2021, 1.074 mil unidades foram licenciadas no país, 32,8% a mais que no mesmo
período de 2020, porém, 17,9% a menos que no primeiro semestre de 2019.
Lubvap
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