Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Especialista do CEJAM alerta para danos físicos e sociais do tabagismo

Shutterstock
Tanto fumantes como não fumantes, expostos à fumaça do cigarro, estão suscetíveis a cerca de 4 mil compostos, sendo mais de 200 tóxicos e 40 cancerígenos 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o tabagismo como responsável por mais de 8 milhões de óbitos por ano no mundo. Considerado a principal causa de morte evitável no mundo, o cigarro é um fator de risco importante para o aparecimento de diversas doenças crônicas não-transmissíveis. 

Conforme a Dra. Luciana Defendi Navarrete, médica de Saúde da Família responsável pelo Grupo de Tabagismo da UBS Jardim São Bento, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, o vício, que na maioria das vezes é incentivado por influência de amigos, está relacionado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 patologias. 

“Fumar diminui consideravelmente a expectativa de vida de uma pessoa, uma vez que o cigarro possui substâncias que reduzem a quantidade de captação de oxigênio no organismo”, afirma. 

A especialista explica que o tabaco ainda aumenta os riscos de infarto e doenças cardiovasculares, pois propicia a formação de ateromas -- placas compostas por lipídeos e tecido fibroso nas artérias.  

Além disso, o cigarro é uma importante influência para a maioria dos cânceres e de doenças pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e enfisema pulmonar. 

O Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, foi criado pela OMS para alertar as pessoas sobre os riscos deste vício letal.

 

Danos sociais do tabagismo  

O tabagismo não é um vício que afeta apenas os fumantes diretos, já que pessoas não-fumantes que convivem com o hábito também podem sofrer com o problema. São os fumantes passivos.  

O cigarro pode aumentar a irritabilidade do nariz, ampliando as chances de inflamações e piorando os sintomas clínicos de doenças como asma, alergias respiratórias, rinites e sinusites.  

“O fumante passivo está exposto aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco, que contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante. São cerca de 4 mil compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e cerca de 40 são cancerígenos”, reitera a médica.  

Por fim, tratando-se de um vício com danos sociais, a halitose -- ou mau hálito, como é popularmente conhecido -- pode ser agravada pelo hábito de fumar, causando situações desconfortáveis e constrangedoras.

 

Como deixar de fumar? 

Pessoas que têm o desejo de abandonar o cigarro podem encontrar apoio especializado e gratuito. O Programa Nacional de Cessação ao Tabaco, instituído pelo Ministério da Saúde em 2013, foi inserido na Atenção Básica, tornando as UBS responsáveis por assistir os pacientes tabagistas.  

“O primeiro e mais importante passo é ter o desejo e já estar planejando parar. Depois, é importante que o fumante agende uma consulta com o médico da família de sua região, para realizar os exames prévios que avaliarão se ele está apto a participar do grupo”, afirma Dra. Luciana. 

Nele, o participante recebe orientações sobre os malefícios do cigarro e apoio psicológico e comportamental, com vivências e exercícios físicos, que ajudarão na luta contra a abstinência. “O importante do grupo é que o ex-fumante não estará lutando sozinho.”  

Conforme a especialista, grande parte das doenças se inicia por uma má vivência e costumes herdados da comunidade e da família.  

“Precisamos aprender a ter qualidade de vida, buscando em primeiro lugar os sete remédios naturais: exercício físico, alimentação saudável, exposição ao sol, água em quantidade adequada, 8 horas de sono de qualidade, temperança e espiritualidade”, finaliza a médica.

 

CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” - entidade filantrópica e sem fins lucrativos. a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados