Depois de muito tempo com restrições devido Covid-19, o retorno ao presencial vem ocorrendo aos poucos, comunicação no trabalho precisa estar alinhada, para evitar ruídos
Em 2020 o mundo precisou lidar com um
grande problema: a pandemia de coronavírus. Isso implicou em diversas mudanças
na rotina das pessoas, como isolamento social, trabalho em casa e formas
diferentes de se divertir, mas algo que também precisou se adequar foi a
comunicação. Se antes estávamos acostumados a nos comunicar de uma maneira ,
depois disso tudo precisou mudar.
“No momento da
pandemia, tivemos que lidar com mudanças de diversas formas, e na comunicação
não foi diferente. As reuniões, congressos, palestras, tudo isso precisou ser
feito virtualmente e dentro de casa, o que não era de conhecimento de boa parte
da população, e se adaptar a essa mudança não tem sido fácil. Porém, depois de
2 anos, estamos nos acostumando com essa nova forma de se comunicar”, comenta
Larissa Elmôr Silva, Consultora em Comunicação Humana.
Após essa adaptação que as pessoas
precisaram passar, agora é a vez de outro choque de realidade: o retorno ao
trabalho presencial ou ao trabalho híbrido. Com a vacinação em níveis altos, e
a retirada de medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, muitas empresas
estão voltando a trabalhar em seus escritórios.
Para esse retorno, a especialista em
Comunicação Humana e mestre em Psicologia pela USP e em Desenvolvimento de
Recursos Humanos & Consultoria pela Birkbeck University
of London, Larissa Elmôr Silva, preparou três dicas para que esse
retorno seja melhor para todos.
Acolhimento
Durante todo o período em que as pessoas precisam ficar isoladas, diversas dificuldades e problemas pessoais precisam ser enfrentados. Muitos profissionais voltarão diferentes de antes da pandemia. O cuidado com a saúde e a possibilidade real de estarem vivendo a síndrome pós-covid (com sintomas como falhas de memória, dores, cansaço excessivo, falta de ar, problemas de concentração, dentre outros), luto pela perda de familiares e amigos, transtornos mentais (como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno do pânico, etc), o distanciamento dos colegas de trabalho e da família distante, além de todas as notícias que estavam ao redor da pessoa durante este momento.
Por isso é importante profissionais e
líderes proporcionarem um ambiente acolhedor neste momento de retorno da
equipe, procurando escutar e compreender como foram esses anos, além de
fornecer o melhor apoio individual l Desta forma, cada profissional poderá se
sentir ainda mais à vontade para se comunicar da forma mais assertiva e
transparente no ambiente de trabalho.
Alinhar a comunicação da equipe
Outro problema que surgiu durante a
pandemia foi como a equipe e líderes iriam se comunicar durante o isolamento. A
grande parte optou por reuniões virtuais , e grupos em aplicativos de
mensagens, e com isso um novo hábito foi criado.
Então é fundamental que neste novo
retorno, a comunicação interna seja realinhada com a equipe : como pas reuniões
e definições vão ocorrer na prática, qual a forma mais estratégica da equipe
comunicar e alinhar internamente as informações e como comunicar, de forma
efetiva, essas mesmas informações aos clientes e profissionais externos à
empresa, tudo para que não haja ruídos na comunicação e impacto no sucesso das
transações, vendas de produtos ou dos serviços prestados
Contato Social
Por último, mas não menos importante, o
contato social. Foram anos de total isolamento, sendo que muitas pessoas não
viam seus colegas há muito tempo; novos contratados não passaram pelo processo
de integração presencial na empresa e atualmente só conhecem seus colegas de
trabalho pela internet, por meio de troca de mensagens em grupos e chamadas de
vídeo ou call. Então nesta volta, é muito importante que profissionais e
líderes ofereçam espaços abertos de conversas e trocas de experiências, para
que haja oportunidade concreta das pessoas conhecerem seus parceiros de
trabalho de uma forma verdadeira.
Eventos de confraternização como uma
reunião de boas-vindas, um café da manhã ou da tarde organizado pela empresa,
um almoço da equipe ou uma outra forma de reunir todo o time, pode não somente
favorecer novas oportunidades de comunicação empática, mas principalmente de
potencializar a criação de novos laços e do fortalecimento das relações
profissionais e pessoais de todos os envolvidos no processo.
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