Com um mercado competitivo que exige
das empresas a excelência da gestão, o foco no core business é essencial para
atingir esse objetivo. Intermediar atividades e funções que fazem parte de um
ramo distinto ao realizado pela empresa pode ficar mais fácil com o BPO,
tornando as operações menos onerosas e garantindo mais qualidade e
produtividade.
O que é BPO?
BPO vem de Business
Process Outsourcing. Em suma, trata-se de contratar um provedor que executará
processos e atividades que são importantes para uma empresa, mas não são seu
principal produto. O principal objetivo é atuar diretamente nos pontos
problemáticos do negócio, melhorando a produtividade de determinados
departamentos dentro da organização.
Embora o BPO seja uma
forma de terceirização, existem diferenças entre ele e outros tipos. Quando
falamos de terceirização, queremos dizer atividades que na maioria das vezes
não exigem muita especialização dos profissionais, o que é muito diferente da
terceirização de processos de negócios que visa um suporte especializado, com
conhecimento específico.
Quando o assunto é
digitalização de documentos físicos ou digitais, o BPO pode facilitar processos
que necessitem de validação de regras de negócio em diferentes áreas e setores.
Por que adotar a
terceirização de processos de negócios?
Existem diversas
atividades secundárias que são essenciais para o sucesso do seu negócio e que
podem ser terceirizadas com BPO, trazendo benefícios como:
Redução de custos
Empresas
especializadas contam com tecnologia de ponta e especialistas altamente
qualificados, liberando você do investimento em equipamentos, softwares e
treinamentos, e possibilitando redução de custos em diversos departamentos de
sua organização. Eles garantem o acesso a essas tecnologias e a melhor forma de
usá-las.
Aumento da
produtividade
Quando os serviços
secundários são terceirizados, há mais tempo para se dedicar ao core business
da sua empresa, proporcionando ganhos na capacidade de inovar e novas vantagens
competitivas perante concorrentes.
Eficiência operacional
Ganhamos eficiência
operacional quando terceirizamos os processos de negócios, pois as tarefas
serão executadas por profissionais altamente qualificados, preparados para
realizar as atividades com mais agilidade, considerando todos os cenários
possíveis.
Mais flexibilidade
Se as atividades
secundárias de uma empresa seguem um modelo de BPO, seus colaboradores não precisam
se preocupar com elas, permitindo que sejam facilmente alocadas em diferentes
áreas de negócio e que dediquem mais tempo aos projetos core business.
Quais áreas podem ter
BPO?
Agora que você já
conhece as vantagens do Business Process Outsourcing, confira as áreas que
podem se beneficiar e obter ótimos resultados com este método de trabalho:
- Financeiro: pode
desenvolver estratégias financeiras para orientar as decisões de
investimento e agilizar processos de ponta a ponta de faturamento,
cobranças, reconciliação e aplicação;
- Comercial: um
exemplo que podemos citar é a terceirização da área comercial que atende a
um mercado internacional;
- Contabilidade: grande
parte dos escritórios de contabilidade atua como empresas de BPO,
realizando gestão de contratos, controle de benefícios, contracheques,
etc.;
- Jurídico: quando aplicado
a essa área, as atividades de suporte do BPO estão dentro dos limites
legais, sendo constantemente atualizadas sobre normas e regulamentos;
- TI: oferece
a estrutura necessária, garantindo o acesso a todas as tecnologias
inovadoras e evitando investimentos em equipamentos.
A diferença entre BPO
e BPM
Vale lembrar que você
pode utilizar o Business Process Outsourcing em diversas outras atividades,
como marketing, logística e produção. Agora sabemos que o BPO foca em tarefas,
desde a fabricação de produtos até o atendimento ao cliente. BPM (Business
Process Management), por outro lado, é uma metodologia de gestão ajustável,
criada com a finalidade de organizar e facilitar processos organizacionais de
baixa ou alta complexidade, externos ou internos. Em outras palavras, o BPM
permite que as empresas atinjam seus objetivos por meio de uma gestão e
controle otimizados de métodos, técnicas e ferramentas, que analisam, modelam,
aprimoram, publicam e controlam os processos que envolvem todos os
departamentos. Dessa forma, o Business Process Management (BPM) pode até ser
utilizado no Business Process Outsourcing (BPO).
Existem inúmeras
estratégias que você pode adotar para acelerar a evolução do nível de
maturidade de seus processos internos. Investir em serviços de BPO juntamente
com a adoção do Business Process Management (BPM), por exemplo, pode causar um
enorme impacto no seu dia a dia, proporcionando mais transparência, controle,
produtividade, automação, agilidade, eficiência, redução de custos e segurança.
Liste as atividades
realizadas na sua empresa e decida quais podem ser terceirizadas, ou aquelas
repetitivas e rotineiras que podem ser automatizadas com o uso de softwares de
gestão de processos e documentos.
Marcelo
Carreira - vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access
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