Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de maio de 2022

Luta contra o câncer: especialistas explicam como mudanças no estilo de vida previnem ameaças da doença

O sedentarismo é um dos fatores de risco; alimentação saudável e atividade física regular trazem equilíbrio para o corpo. Na plataforma da Queima Diária é possível inserir atividade física na rotina com treinos rápidos.

 

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e a incidência de casos e a mortalidade pela doença vem aumentando. No Brasil, projeção do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostra que 625 mil casos novos da doença venham a ocorrer no período de 2020 a 2022. Entre as causas associadas à doença estão fatores genéticos, envelhecimento da população e mudança no estilo de vida das pessoas, mais sedentárias e com hábitos alimentares inadequados, entre outros fatores de risco. Especialistas da plataforma de treinos online Queima Diária explicam que pequenas mudanças no dia a dia trazem benefícios para o corpo no longo prazo, com ganho significativo para a saúde de maneira geral, evitando uma série de doenças, inclusive o câncer.

 

Exercitar é preciso 

O sedentarismo é um dos fatores de risco que aumentam as chances previsíveis de câncer. Segundo pesquisa nacional da Queima Diária, 45% das mulheres e 24% dos homens se consideram sedentário, realizando o mínimo ou nenhuma atividade física na semana. Flávio Areal, gerente de Produtos Digitais da Queima Diária e mestre em Atividade Física e Desempenho Humano, Saúde e Educação Física pela UERJ, ressalta as vantagens de estabelecer uma rotina regular de prática de atividade física. “Movimentar o corpo de forma cadenciada e regular, exercendo um certo grau de esforço durante as práticas, estimula o aumento da imunidade e reduz a produção de mediadores inflamatórios, que minimizam as mudanças celulares e, consequentemente, os riscos de desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas”, pontua. “Para além das recomendações ligadas à saúde, atividade física traz mais longevidade, qualidade de vida e bem-estar”, completa. Na plataforma da Queima Diária, é possível realizar treinos a partir de 5 minutos diariamente, possibilitando que as pessoas consigam, gradativamente, inserir atividade física na rotina.

 

Alimentação equilibrada 

A ingestão excessiva de alimentos industrializados e gordurosos altera os índices hormonais que estimulam a proliferação de células e alteram seu ciclo natural de vida, aumentando as chances de surgimento de células cancerígenas. “A indicação é dar prioridade para os alimentos in natura, sementes e cereais, além de reduzir a quantidade de açúcar, de sal e o consumo excessivo de álcool. Especialmente para quem faz tratamento oncológico, o consumo de carne vermelha é saudável, mas tem limite, não devendo ultrapassar 500g por semana. A ingestão de líquidos, incluindo água, chás e kombuchas, suco verde ou suco de frutas vermelhas também são interessantes para regularizar boa parte das funções do corpo, além de beneficiar a digestão, a absorção e transporte de nutrientes”, recomenda Juliana Algarves, líder nutricional da Queima Diária. “Ter uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes - vegetais e frutas roxas/vermelhas, cúrcuma, vegetais verde escuros, castanhas, azeite extravirgem e frutas cítricas -- preservam o equilíbrio do corpo e ajudam a eliminar toxinas, especialmente em pacientes que necessitam de quimioterapia”, ressalta Algarves.

 

História de superação 

Equilíbrio e resiliência são palavras que definem a luta da empresária Adriana Chambom, 42, contra o câncer de mama. Com histórico da doença na família -- a mãe e a avó também tiveram câncer de mama - em 2012, ela descobriu a doença aos 32 anos, durante exames de rotina. Ao longo do tratamento, foi revelado que ela era portadora do gene BRCA1, que aumenta drasticamente o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário. Inclusive essa mesma mutação genética foi descoberta, em 2015, pela atriz norte-americana Angelina Jolie. Após um período longo de tratamento e algumas intercorrências ao longo do caminho, como o diagnóstico de pneumonia por duas vezes, em 2015 Adriana ficou curada da doença. Em 2017, substituiu as duas mamas por próteses e fez a retirada dos ovários, uma vez que as chances de desenvolver um câncer nessa região era de 50%, por conta da mutação genética. Em 2019, durante autoexame, descobriu um novo nódulo na axila esquerda e fez novos exames, que confirmaram o aparecimento de um novo câncer. “Apesar de estar em metástase local, o processo foi menos agressivo, apesar na necessidade de fazer um novo ciclo de quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Dessa vez, encarei melhor a doença e não tive as intercorrências do primeiro tratamento”, conta Adriana. Durante o período mais agudo das restrições devido à pandemia de Covid-19, em 2020, Adriana se viu com 99kg e decidiu mudar seus hábitos em prol de uma saúde mais equilibrada. A partir desse momento, buscou ajuda especializada para iniciar uma rotina de atividade física e a estabelecer uma dieta saudável. Com 30kg a menos, Adriana tem feitos atividades que ajudam a fortalecer o sistema cardiorrespiratório na plataforma da Queima Diária. “Acredito que minha luta motiva a busca por uma vida com mais equilíbrio. Minha família sempre esteve muito presente durante meus tratamentos e minha forma de retribuir é buscar uma vida com mais qualidade”, explica Adriana.

 

Queima Diária - plataforma de exercícios online. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados