A tendência para 2022 é a personalização e diversificação de produtos e sabores Sulformas |
De olho no Natal 2022, o mercado de confeitaria e
produtos alimentícios tem em maio e junho um dos períodos mais estratégicos
para o sucesso no fim de ano. Garantir os insumos necessários para produção e o
estoque de embalagens completo - em tamanhos e cores - está entre os principais
motivos da movimentação no primeiro semestre.
“Maio é um mês de aumento substancial das vendas de
formas, principalmente de panetones. Neste período os grandes compradores
iniciam os estoques e a antecedência nos pedidos é fundamental para evitar
qualquer desabastecimento no final do ano”, revela Anderson Oliveira,
sócio-diretor da Sulformas, um dos principais players do mercado nacional de
confeitaria.
Segundo ele, 50% do total de vendas da
empresa relacionadas às festas de fim de ano acontecem antes do mês de julho,
especialmente para as grandes marcas, que trabalham com volumes
extraordinários. Entre os principais clientes da Sulformas estão Carrefour,
Grupo Madero, Irmãos Muffato, Lojas Santo Antônio, entre outros.
Para 2022, a Sulformas prevê um aumento
de 20% no total das vendas relacionadas ao Natal e, só em maio, os
pedidos somam mais de 2 milhões de formas de panetones vendidas. De
acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas
Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em 2021 houve um
crescimento de 10% nas vendas e o mercado movimentou entre novembro e janeiro
cerca de R$ 890 milhões em produtos relacionados às comemorações de final de
ano.
Para o Natal de 2022, Anderson acredita que será
mantida a tendência do último ano, com muita personalização e diversificação de
produtos e sabores. “A personalização é cada vez mais forte no segmento e todos
querem garantir os insumos certos para isso. Outra questão importante é o
posicionamento das marcas, que apostam nessa diversificação aliada à
sustentabilidade, tendo em vista que o consumidor prioriza produtos que
contribuam de alguma forma para o meio ambiente”, finaliza ele, lembrando que a
Sulformas fornece embalagens biodegradáveis, o que agrega valor na hora da
venda final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário