Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Estudo sobre puerpério revela que 40% das mulheres têm dificuldade em amamentar

 

A mãe gesta o bebê por nove meses, são três trimestres de conexão, e depois o ser único que formavam passam a ser dois. Duas pessoas entendendo como coabitar o mesmo espaço e ao mesmo tempo, como o amor da mãe passa da teoria e entra na prática dos cuidados de um recém-nascido? A amamentação é um cuidado primordial e garante a vida ao bebê que precisa se alimentar de alguma forma. A equação da amamentação não é exata, afinal foram três trimestres de amor, mas invariavelmente nenhum deles preparou os dois seres para a amamentação. 

 

O peito da mãe não é só alimento, é conexão, carinho e aconchego. É com o peito que as mães acalmam e nutrem seus bebês. É o leite que cala o choro e silencia a angústia. É lindo, mas não é fácil. O estudo realizado pela MindMiners com 1800 mães, grávidas e puérperas revela que conseguir amamentar é (ou era) o maior desejo de todas elas, isso fica claro com 94% delas amamentando por algum período de tempo, mesmo que 30% delas afirmam faltar informação sobre amamentação. 

 

Somente 12% das puérperas não tiveram nenhuma dificuldade para amamentar, e a maior dificuldade encontrada foi a dor - 48%, seguida por pega errada do bebê e vazamento de leite. Confira o ranking completo: 


Uma parcela significativa das puérperas, 40% precisaram de ajuda para amamentar e toda a dificuldade gerada é um dos principais motivos das mães oferecerem fórmula. Sendo assim, entre as puérperas, 50% dos bebês nunca tomou fórmula, 45% toma como complemento e 5% só tomou/ toma fórmula. Entre os motivos para o uso da fórmula, 45% usam para complementar a amamentação/introdução alimentar, 33% teve dificuldade em amamentar, 30% indicação do pediatra, 23% não produziu leite suficiente e 7% não queria amamentar. 

 

A oferta compartilhada de leite é uma realidade, 54% das puérperas costumam ou costumavam tirar leite por diversos motivos, entre a amostra 50% delas tem muito leite, 60% delas o fazem para que outra pessoa dê o leite para seus bebês em horários nos quais não estão em casa ou para poderem realizar outras atividades no momento da amamentação e quase 30% se previnem contra emergências estocando leite. 

 

 

MindMiners - empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados