Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Consumo na terceira idade

 Pesquisa aponta que as pessoas com mais de 60 anos estão consumindo cada vez mais e se tornando peça-chave na economia mundial


Uma parcela da população que vem aumentando seu percentual de consumo, segundo pesquisa divulgada pela Harvard Business Review, são os idosos com mais de 60 anos. De acordo com os dados, essa faixa etária deve movimentar cerca de US $15 trilhões no mundo este ano. E não estamos falando de gastos com remédios e tratamentos de saúde, os consumidores seniores estão investindo em experiências pessoais como viagens, jantares e produtos relacionados a estética e bem-estar.

No Brasil, os números também são promissores, aponta Paulo Leite, consultor de MKT da Riolax, Rede de Franquias brasileira especializada em banheiras, SPAs e ofurôs. Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de sessentões já ultrapassou o número de jovens de 14 anos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, apontando o crescimento da população da terceira idade que estão aptos a consumir. “Não é só o número de idosos com mais de sessenta anos que aumentou, a qualidade de vida também. São, geralmente, aposentados, com filhos casados, que moram sozinhos ou com o cônjuge e que agora têm disposição e tempo livre para aproveitar a vida e investir na satisfação pessoal”.

O consultor da Riolax declarou que a busca por banheiras pelos consumidores seniores vem aumentando nos últimos anos e que este público possui hábitos de consumo diferentes dos mais jovens. “Enquanto os adultos mais jovens buscam por produtos coletivos voltados para diversão em família como, por exemplo, os SPAs de 8 lugares para áreas externas, os consumidores com mais de 60 anos buscam experiências individuais, com banheiras menores para locais mais privados como nos banheiros, suítes ou quartos, na busca de momentos de relaxamentos mais íntimos”.


Arquitetura

A busca por consumo que prioriza o bem-estar do público 60+ também reflete na arquitetura e decoração. Segundo a arquiteta Maria Fernanda, sócia proprietária do Estúdio 4 Soluções em Arquitetura, grande parte da demanda por reformas vem dos aposentados. “Este público está chegando em outra fase da vida. Não tem mais que criar os filhos, estão com tempo livre e com dinheiro para consumir. Com isso, eles procuram reformar a casa na busca de adaptá-la a esta nova realidade”.

Maria Fernanda relatou que os clientes da terceira idade estão em busca de casas mais aconchegantes e funcionais, que facilitem as atividades do dia a dia, com uma decoração mais clean, com móveis planejados e estrategicamente posicionados para facilitar a locomoção. “É muito comum a busca por automação residencial para facilitar na rotina e proporcionar mais comodidade para os idosos”.

A arquiteta disse que o lazer e o bem-estar também são uma constante nos projetos dos clientes da terceira idade. “Para isso, as banheiras são importantíssimas. A grande maioria opta por este produto não só para banho, mas também para curtir bons momentos de relaxamento e pelos benefícios terapêuticos que o banho de imersão proporciona”.

É o caso da aposentada Leila, de 70 anos, que realizou recentemente uma reforma completa em sua suíte. No projeto, realizado pelo Estúdio 4 Soluções em Arquitetura, ela escolheu a banheira Cindy, da Riolax. “Eu senti a necessidade de ter mais conforto, de cuidar mais de mim. Afinal, os filhos já estão criados, hoje eu disponho de mais tempo e de dinheiro. Então, resolvi proporcionar um momento para mim”.

A aposentada disse que já havia uma antiga banheira de mármore no banheiro, mas ela não fazia uso, pois demorava muito para encher e a água esfriava muito rapidamente. Este foi um dos motivos que despertou o desejo para a modernização total do espaço. “Eu ganhei em conforto, em estética e em bem-estar. Hoje eu tenho o prazer de preparar um belo banho de espumas, sais de banho, ervas, um bom livro, uma música ambiente e me desligo de tudo. Isso sem falar nas sessões de cromoterapia, que foi um dos opcionais adicionado a banheira É sensacional!”.

Leila contou que o tamanho da banheira Cindy caiu como uma luva em seu banheiro, deixando o ambiente mais moderno e elegante. “A Maria Fernanda foi muito importante na transformação do meu banheiro. Ela pensou em todos os detalhes, com todos os elementos conversando entre si, onde a banheira era a cereja do bolo”.

Por isso, a profissional ressalta a importância de se fazer um projeto com um arquiteto antes de reformar a casa. “Temos conhecimento e experiência para propor o revestimento apropriado, a iluminação correta e harmonização dos elementos que vão compor o ambiente tornando real o que antes era apenas um sonho”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados