Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Volta a escritórios e escolas exige novos protocolos de limpez

 

Após a pandemia, 98% das pessoas esperam que locais de trabalho sejam limpos várias vezes por dia


Com mais de 70% da população com o primeiro ciclo vacinal completo, o retorno das atividades escolares e profissionais ganhou força no País. Mas a retomada exige a adoção de novos hábitos por parte das empresas e instituições de ensino. No ambiente corporativo, por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Sodexo com 600 pessoas revelou que 98% delas esperam que a partir de agora os escritórios sejam limpos várias vezes ao dia. Priscila Castro, enfermeira do trabalho e franqueada da Ecoville, maior rede em soluções de limpeza do Brasil, aponta os cuidados que devem ser adotados para proporcionar um local seguro para estudantes e trabalhadores na vida pós-pandemia.

Limpeza de tapetes e carpetes

Um estudo publicado pelo Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais revelou que os tapetes e carpetes podem ser fontes de proliferação da Covid-19 e de outros microrganismos. Apesar de a probabilidade de contaminação ser menor nos tapetes e carpetes do que pelo ar, é importante manter a manutenção desses itens em dia.

Desinfecção de superfícies de contato

Áreas e móveis como balcões, maçanetas, carteiras escolares, mesas de refeitório e banheiros devem ser limpos com água e sabão. Depois, é indicado que se deixe um produto desinfetante agir por aproximadamente um minuto, finalizando a limpeza com um pano úmido.

Higienização de objetos compartilhados

Por serem objetos mais sensíveis - e potencialmente mais suscetíveis a transmitirem microrganismos entre profissionais que os utilizem em diferentes momentos do dia -, telefones, computadores, periféricos e eletrônicos com telas de toque precisam receber atenção especial. Devem ser retirados da tomada antes da higienização. Além disso, é preciso certificar-se de que o produto de limpeza escolhido seja adequado para aquele item - a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) sugere, ao término de cada expediente de trabalho ou turno de aulas, a utilização de uma solução à base de álcool 70%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados