Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Campanha “Raros Heróis” traz relatos de pacientes com MPS, doença genética rara

 

Como parte da campanha “Persiga os Sinais”, uma iniciativa das farmacêuticas BioMarin, Sanofi e Ultragenyx, os “Raros Heróis” é o nome dado a uma nova proposta que visa empoderar e contar a história de pacientes com mucopolissacaridose (MPS), um grupo de doenças genéticas raras que envolvem a falta ou quantidades insuficientes de determinadas enzimas essenciais para o bom funcionamento do organismo, afetando cerca de 1 a cada 22.500 bebês nascidos vivos. A estreia acontecerá no dia 26 de maio, no mês em que é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses (MPS), o primeiro episódio poderá ser acessado pelo YouTube neste link.

A programação conta com o relato de Camila Rosalino, de 29 anos, estudante de psicologia e diagnosticada ainda na infância com MPS IV tipo A. Aos 3 anos de idade ela já apresentava alguns sinais, como atraso no crescimento e deformidades ósseas, o que fez com que uma professora notasse e avisasse os seus pais, que logo procuraram assistência médica. Um dos grandes desafios contados por ela foi a dificuldade de encontrar profissionais que tivessem conhecimento da doença, fator esse que pode impedir tanto o diagnóstico precoce de novos casos quanto o tratamento dos pacientes já confirmados.

“Um sonho que tenho é que todos os médicos saibam diagnosticar doenças raras, especialmente a MPS. Inclusive, essa falta de conhecimento dentro da comunidade médica foi um dos motivos que escolhi cursar psicologia para poder dar um suporte a esses raros e suas famílias no momento do diagnóstico. Precisamos dar visibilidade para essas causas para que os pacientes possam ter mais qualidade de vida”, considera a estudante.

Não existe cura para a MPS, porém alguns tratamentos podem ser feitos a partir de terapias medicamentosas. Entretanto, há ainda a necessidade do cuidado integrado desse paciente, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, pneumologista, otorrino, neurologista, cardiologista, ortopedista, geneticista, oftalmologista, psicólogo, assistente social e equipe de enfermagem.

Conscientizar a sociedade sobre esse tema é uma forma de mudar o atual cenário de diagnósticos tardios. Com isso, temos à disposição para entrevista a Camila Rosalino, que pode contribuir com mais informações sobre a MPS.

 

Principais sintomas das Mucopolissararidoses 

Existem pelo menos sete tipos de MPS reconhecidas pela medicina, sendo que cada uma envolve diferentes enzimas e, consequentemente, diferentes sintomas e níveis de agravamento2. Os primeiros sintomas das mucopolissacaridoses aparecem antes da criança completar um ano de idade e podem se agravar de forma lenta, mas progressiva. 

Entre os tipos de MPS estão: MPS I (Síndrome de Hurler, Hurler-Scheie e Scheie), MPS II (Síndrome de Hunter), MPS III A-D (Síndrome de Sanfilippo), MPS IV A, B (Síndrome de Morquio), MPS VI (Síndrome de Maroteaux-Lamy), MPS VII (Síndrome de Sly) e MPS IX1,2. 

Entre os principais sinais desse grupo de doenças estão as infecções recorrentes das vias aéreas que também acometem os ouvidos. Com o passar do tempo, outras manifestações passam a ser mais nítidas, levando à rigidez das articulações, dificuldade para respirar com a presença de roncos, comprometimento no ganho de estatura, mudança nas feições, alterações cardiológicas, aumento do volume abdominal e problemas para caminhar1,2. 

Em alguns tipos de MPS, também podem ocorrer comprometimentos neurológicos que levam a um atraso no desenvolvimento da criança, além de surdez e da opacidade das córneas. Em outros casos, as más formações ósseas são mais frequentes1,2.

 

 Sobre a campanha 

A ação #PersigaosSinais faz parte de um esforço global para o Dia Internacional da Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses, lembrado no dia 15 de maio, e é uma parceria entre as farmacêuticas BioMarin, Sanofi e Ultragenyx. 

A campanha é uma forma de unir pacientes, famílias, médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, associações de pacientes e laboratórios relacionados com o distúrbio em uma única campanha para poder ajudar a aumentar o conhecimento sobre as MPS e assim acelerar o processo de diagnóstico para que, rara, seja apenas a doença, mas não o conhecimento sobre ela. 

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site ou o Instagram @mpsday, compartilhe os sinais e use a tag #PersigaOsSinais. 

Para mais informações acesse @MPSDAY (instagram e facebook) ou o site.

   

BioMarin - líder mundial no desenvolvimento e comercialização de terapias de primeira classe ou melhores terapias da categoria para doenças genéticas raras. Sanofi

 

Ultragenyx - empresa biofarmacêutica comprometida em trazer aos pacientes novos produtos para o tratamento de doenças genéticas raras e ultra-raras graves. Para mais informações sobre o Ultragenyx, visite o site da empresa.

 


Referências: 

1. National Center of Advancing, Translational Sciences. Disponível em: rare diseases. Acesso em abril de 2020

2. National MPS Society. Disponível em: MPS Society. Acesso em abril de 2020.

3. Suarez-Guerrero et al.. Rev Chil Pediatr. 2016;87(4):295-304.

4. Parini et al. Int J Mol Sci. 2020; 21(8): 2975.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados