Chatbot
possibilita que um robô faça interação com o usuário, responda perguntas e
solucione problemas
Créditos: Envato
Automatização,
relacionamento com cliente e agilidade são alguns dos benefícios da estratégia
que usa inteligência virtual para não perder a personalização do atendimento
Uma forte tendência nas empresas para agilizar o
atendimento ao cliente é o chatbot. O software
possibilita que um robô faça interação com o usuário, responda perguntas e
solucione problemas. Muitas pessoas podem pensar naquele atendimento monótono e
robotizado, porém, com o avanço da tecnologia, a ferramenta pode ser humanizada
e personalizada.
Mensagens de voz e texto podem facilitar o dia a
dia das grandes corporações. Com uma diversidade de usos, desde SAC até
explicar as dúvidas nas redes sociais, o chatbot é um mecanismo que automatiza
processos e facilita o atendimento. “É possível ter o registro das informações
e o atendimento unificado, integrando outros sistemas. O chatbot
é um facilitador, podendo ser por texto ou voz”, explica Raquel Naves, gestora
User Experience da Nexcore, empresa especializada em Omnichannel.
Para compreender essa facilidade digital, confira
alguns dos benefícios da utilização de um robô inteligente.
1. Chatbot pode
auxiliar no SAC
Esse mecanismo pode sanar dúvidas e agilizar o
atendimento. Questões comuns e repetitivas podem ser resolvidas pelo chatbot.
Os funcionários sempre serão fundamentais para problemas mais complexos, porém,
para resolução de dificuldades do cotidiano, o software irá
otimizar o trabalho dos colaboradores e simplificar a vida dos clientes.
2. Pesquisa de satisfação
Com perguntas personalizadas e direcionadas, o chatbot
pode ajudar a entender se o cliente está satisfeito. Além disso, a pesquisa
pode auxiliar a compreender como o usuário enxerga o negócio. “Caso o cliente
não esteja satisfeito, esse mecanismo fará perguntas e colherá informações que
possam direcionar as soluções ou melhorias que a empresa possa oferecer”,
explica a gestora.
3. Relacionamento com o cliente
Estar constantemente presente na vida do cliente é
uma das estratégias de conteúdo de marketing. Para oferecer conteúdos e
interagir com o público, o bot é uma alternativa de relacionamento
com o usuário. “A relação com o cliente é muito importante para ter
fidelização, engajamento e satisfação. A tecnologia pode ajudar nessa ação tão
relevante para as companhias”, afirma Raquel.
4. Agilidade no atendimento e 24/7
Nenhum cliente gosta de ficar esperando muito tempo
por uma resposta. O software consegue realizar muitos
atendimentos em um período reduzido. “Consequentemente, o usuário ficará muito
satisfeito por ter um atendimento rápido”, destaca a gestora User Experience.
Além disso, o bot pode funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana. O
usuário esclarece suas dúvidas no momento em que quiser e prossegue com o
processo de compra, trazendo praticidade para o consumidor e também para a
companhia.
5. Personalização
A partir do entendimento do perfil do cliente, é
possível personalizar o atendimento para que seja de forma mais humanizada.
“Ninguém gosta de falar com um robô, mas a humanização passa pela compreensão
de quem é o consumidor e as características dele”, comenta Raquel.
6. Pós-venda
O mecanismo digital pode acompanhar o cliente
durante sua jornada compra. E, com isso, confirmar a satisfação do cliente,
responder dúvidas e ofertar mais produtos. “A tecnologia ajuda a empresa a
estar presente desde a compra até o pós-venda, garantindo a satisfação do
consumidor”, diz.
7. Agendamentos e pagamentos
O software também viabiliza agendamentos.
A partir da personalização, o cliente consegue pedir um boleto para pagamento
pelo chatbot. “Esse mecanismo oportuniza o relacionamento com o
cliente, esclarecer dúvidas e também automatizar processos que poderiam
demandar mais tempo, como agendamentos e pagamentos. Dessa forma, o bot
pode fazer todas essas atividades em um espaço curto de tempo”, finaliza.
Nexcore
Nenhum comentário:
Postar um comentário