Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Dia Mundial Sem Tabaco: 78% dos brasileiros acreditam que o cigarro é fator de risco para diferentes tipos de cânceres

 Dado é resultado de pesquisa inédita realizada pelo Instituto IPSOS e encomendada pela unidade de Specialty Care na Sanofi. 9,1% dos brasileiros acima de 18 anos fumam, de acordo com o levantamento Vigitel 2021¹

 

Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os perigos e doenças relacionadas ao tabagismo. Levantamento realizado pelo Instituto IPSOS aponta que 78% dos brasileiros acreditam que o cigarro é fator de risco não somente para câncer de pulmão, mas também para outros tipos, como de mama e de pele. 

Encomendada pela Sanofi, a pesquisa “Meu futuro saudável” foi realizada com 1.500 respondentes de todas as regiões do país com o objetivo de avaliar como os brasileiros relacionam os hábitos de saúde com o câncer e de que forma se informam a respeito do tema, com o recorte específico sobre quatro tipos de câncer: pele, pulmão, mieloma múltiplo e mama; sendo o câncer de mama a patologia mais conhecida nesta amostra, seguida pelos cânceres de pele e pulmão com nível de conhecimento similares. A margem de erro do estudo é de 2,5 pontos percentuais. 

Apesar do alto número de respondentes que relacionam o cigarro a algum tipo de câncer, 9,1% dos brasileiros acima de 18 anos (aproximadamente 20 milhões de pessoas) fumam, de acordo com a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2021¹. E a doença está próxima da população brasileira: 92% conhece alguém ou já teve o diagnóstico e 82% têm medo de desenvolver câncer no futuro. 

Quando se realiza o recorte sobre câncer de pulmão, o mais comumente associado ao tabagismo, 20% dos respondentes tiveram ou possuem um familiar que teve a doença. A pesquisa indica ainda que mulheres e mais jovens (18-24 anos) adotam com maior intensidade medidas de prevenção e que, quase a totalidade das pessoas que tiveram câncer ou possuem algum familiar que teve câncer de pulmão reconhecem que o tabagismo aumenta os riscos de câncer. 

O câncer de pulmão é o tipo com maior incidência no mundo² e com maior mortalidade² todos os anos. Não fumar é uma das formas mais eficientes de evitar a doença, que costuma ser agressiva. De acordo com a OPAS, entre 30 e 50% dos cânceres podem ser prevenidos, e o combate ao tabagismo e a adoção de comportamentos saudáveis são práticas que combatem grande parte dos fatores de risco. 

Ainda que essa informação seja reforçada pelo dado de que para 68% dos brasileiros, a saúde é uma preocupação em si, essa consciência não se reflete plenamente na adoção de comportamentos saudáveis, já que apenas 39% dizem praticar atividades físicas regularmente, de acordo com o levantamento IPSOS. O tabagismo, porém, tem diminuído entre a população brasileira¹, de acordo com a Vigitel: em 2006, 15,7% da população afirmava fumar. Em 2021, pouco mais de 9% é fumante.

   

Sanofi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados