Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Empresas que não se adaptarem ao modelo ‘’home office’’ poderão enfrentar problemas em conquistar bons profissionais aponta especialista

O retorno das atividades presenciais tem sido discussão em diversos setores


Desde o começo da pandemia, boa parte do mundo teve que se adaptar ao estilo de trabalho remoto ''home office'', mas com a pandemia caminhando para a fase final aqui no Brasil muitas empresas têm retomado e até exigido o retorno do trabalho presencial e causado divergências com profissionais de diversas categorias que se acostumaram e gostaram desta modalidade que já era uma tendência mundial e foi amplificada devido o coronavírus. 

 Mas será que o avanço do conceito de trabalho ''home office'' vai retroceder com o fim da pandemia? De acordo com a especialista em gestão e treinamento de pessoas Maria Claudia Martins o ‘’home office’’ é uma realidade permanente e as empresas que resistirem a flexibilizar o trabalho presencial poderão enfrentar problemas em conquistar bons profissionais: ‘’É comprovado a eficácia na produtividade de trabalhos via Home Office ou trabalho híbrido, que é quando a empresa implanta um sistema duplo como modalidade de operação de seus colaboradores. É claro que é preciso tomar muito cuidado, manter a equipe motivada, encorajar a interação com alguns encontros presenciais sempre que possível, mas não podemos ignorar que este conceito vai continuar e as empresas precisam se adaptar para manterem competitividade de mercado e conquistarem bons talentos profissionais’’ disse a empresária e psicóloga, pós graduada em Psicologia Cognitiva Comportamental e MBA em gestão de pessoas com mais de 25 anos de experiência em RH. 

 O retorno que algumas empresas estão impondo aos seus colaboradores, tem feito alguns profissionais optarem por recomeçar em outras empresas; Este foi o caso de Mayara Morelli de 31 anos, formada em Publicidade e Propaganda com pós graduação em Marketing de Moda, que preferiu pedir demissão a retornar ao trabalho presencial: ‘’Mesmo explicando que minha produtividade maior é em casa, até mesmo por estar mais calma referente aos riscos que ainda existem em relação ao Covid-19, a empresa exigiu meu retorno. Decidi me demitir e me arrependo apenas de não ter feito isso antes para não ter passado meses com ansiedade preocupada com o retorno. Algumas semanas após notificar meu desligamento já encontrei uma oportunidade que me encantou muito e com trabalho remoto. Me sinto valorizada como profissional. Agora tenho mais tempo para mim, consigo acordar mais cedo, fazer exercício físico antes do trabalho, tenho tempo para uma alimentação mais saudável e muito mais disposição para atuar em minha função na empresa.’’ disse a publicitária. 

 Mas embora seja uma tendência e um desejo da maioria, algumas atividades não tem como fugir do trabalho presencial e as empresas precisam investir em uma transformação para que a produtividade continue positiva. Maria Claudia Martins faz um alerta ao líderes de empresas: ‘’Aqueles que forem investir na modalidade híbrida ou total home office precisam fazer um estudo para entenderem se suas atividades são compatíveis e também deverão investir em tecnologias e treinamentos, segurança da informação, readequação do sistema da empresa, rever as políticas internas, os contratos e principalmente trabalhar isso dentro da cultura da empresa. É preciso investir na transformação cultural’’ disse a CEO à frente do Grupo Imediatta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados