Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Dia Internacional de Luta contra a AIDS: Blued, entidades e empresas lançam a campanha "#BePositive Quebre os Tabus do HIV"

Além do aplicativo, RNP+BRASIL, Viveração, Rede de Jovens SP+, Aliança Nacional LGBTI+, Prudence, DKT Internacional e especialistas promoverão debates sobre a AIDS e o HIV

 

Na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Internacional de Luta contra a AIDS, o Blued, aplicativo móvel líder mundial para pessoas gays, bi, trans e queer, se juntará a grandes empresas, entidades, médicos e especialistas na campanha #BePositive Quebre os Tabus do HIV, que promoverá debates de conscientização sobre a luta contra o HIV e a AIDS. Entre os nomes confirmados então a RNP+BRASIL BRASIL (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS), Podcast Viveração, Rede de Jovens SP+, Aliança Nacional LGBTI+ e Prudence, marca brasileira líder em preservativos, além do Dr. Eduardo Ditzel (infectologista), Dr. Vinícius Borges (infectologista), Augusto Menna (jornalista, tradutor e ativista LGBTQIA) e Welton Gabriel (palestrante, consultor em saúde e educação sexual e ativista). 

Infelizmente, a desinformação provocada pela falta de conhecimento pode trazer danos irreversíveis para a sociedade. Sabemos que o HIV e a AIDS não têm cura, apesar do tratamento correto e realizado no início do contágio ter eficácia para uma vida saudável. Ainda existe muita desinformação sobre prevenção, tratamento e relacionamento com pessoas que vivem com HIV. Por isso, a campanha Quebre os Tabus do HIV quer estimular a conscientização sobre a doença, a partir do Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro. 

Por possuir, entre as suas funcionalidades exclusivas, a realização de Lives e Chats dentro do aplicativo, o que destaca o Blued dentre os demais, todas as ações da campanha serão realizadas no aplicativo. No início deste ano, a BlueCity começou a convidar organizações a se registrarem no Blued e fornecer serviços críticos relacionados ao HIV para os mais de 6 milhões de usuários ativos mensais do aplicativo em 170 países e regiões ao redor do mundo. As organizações que são verificadas pelo Blued receberão apoio no aplicativo e na mídia social para fornecer seus serviços dentro de sua região, aumentando sua visibilidade, bem como a conscientização sobre ações preventivas. Os usuários podem contatar diretamente essas organizações para receber aconselhamento, marcar compromissos para testes de HIV, acesso ao PrEP e PEP e entregas de kits domésticos, e muito mais. 

Além disso, haverá três Lives mediadas pelo Podcast Viveração. A primeira no perfil da Rede Jovens SP+, com participação de Ricardo de Mello e debaterá sobre “O acolhimento de quem vive com HIV”; a segunda no perfil da RNP+BRASIL, com Paulo Giacomini, representante da entidade no Estado de SP, sobre “A luta contra o estigma social do HIV”. Finalizando o dia; e a última será com o médico infectologista Eduardo Ditzel sobre “Tratamento e prevenção, o caminho para ser i=i (indetectável = intransmissível)”. 

Para Blued, o projeto vem reforçar a importância da educação sobre o HIV e a AIDS. “Precisamos romper preconceitos além de promover saúde e vida normal com HIV. Queremos, a partir da iniciativa, promover ainda mais debates, conversas, trocas de experiências dentro do APP. Acreditamos que apenas assim, proporcionando um ambiente saudável para discutir o tema, é que vamos integrar a sociedade para a causa, agindo com informação para prevenir e tratar”, explica Liam, head of Blued International. 

Além das Lives, serão abertas duas Salas de Chat por voz no app Blued para discutir o tema e trazer entidades e pessoas que vivem com HIV para a conversa. No dia 1 de dezembro às 17h30, o perfil da Aliança Nacional LGBTI+ abrirá a conversa com Gregory Rodrigues, coordenador nacional de Comunicação. Já no dia 03 de dezembro, as 17h, o perfil do Podcast Viveração será liderado por Augusto Menna Barreto, coordenador e idealizador do projeto que é focado em saúde, sexualidade e direitos humanos, financiado neste ano por um edital de uma agência da ONU. O objetivo de ambas é engajar e informar os usuários da plataforma. 

Para o Dr. Eduardo Ditzel, infectologista especialista em infectologia hospitalar e clínica, HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis, “existem várias formas de prevenir o HIV e as infecções de transmissão sexual, precisamos entender que fazer uso de preservativos é fundamental e uma das principais formas, mas também tratar quem tem a infecção através da PREP e da PEP além de testagens frequente. Pessoas HIV positivas possuem uma vida normal”. 

Médico infectologista e idealizador do canal doutor Maravilha, Dr. Vinicius Borges destaca que uma pessoa vivendo com o HIV com carga indetectável por no mínimo 6 meses não transmite o vírus por via sexual. “Há pessoas que nunca se testaram, podem ter o HIV com a carga viral alta que facilita a transmissão. Portanto, nunca ter feito exames é ‘mais arriscado’ do ponto de vista epidemiológico que ter e tratar”, afirma. Mas o médico reforça, “o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e a possibilidade de estar indetectável envolve várias vulnerabilidades e desigualdades. Precisamos vencer a sorofobia e trazer mais qualidade de vida a quem vive e convive com o HIV”. 


Campanha Quebre os Tabus do HIV

Programação 01/12

Live Rede Jovens SP+ com Ricardo de Mello e mediação do Podcast Viveração
Tema: O acolhimento de quem vive com HIV
Horário: às 12h

Live RNP+Brasil com Paulo Giacomini, representante da entidade no Estado de SP e mediação do Podcast Viveração
Tema: A luta contra o estigma social do HIV
Horário: às 16h

Sala de chat de voz do perfil Aliança Nacional LGBTI 🇧🇷, com Gregory Rodrigues, coordenador nacional de Comunicação
Horário: às 17h30

Live com Dr. Eduardo Ditzel, médico e infectologista
Tema: Tratamento e Prevenção, o caminho para o i=i (indetectável = intransmissível)
Horário: às 19h

Programação 03/12

Sala de chat de voz o perfil Viveração Podcast, com Augusto Menna Barreto, coordenador e idealizador do projeto
Horário: às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados