Christian Coelho, CEO da consultoria Rabbit, explica que o planejamento estratégico precisa estar coerente com as propostas de valor às famílias para o próximo ano
Nessa reta final de ano, as instituições de ensino têm enfrentado
o desafio de repensar a administração escolar para recuperarem as receitas
perdidas durante a pandemia. Em pesquisa feita pela consultoria escolar Rabbit,
em 2020, o mercado teve uma queda de 34% de matrículas. Os reflexos da
pandemia revelam uma urgência na reorganização da gestão escolar como um todo,
especialmente na gestão da inadimplência.
Nesse sentido, é importante que as instituições de ensino tenham
um planejamento financeiro e estratégico em que permita equilibrar
os custos e promover os diferenciais competitivos para as famílias. Christian
Coelho, CEO da consultoria, explica que, de modo geral, as instituições de
ensino precisam se atentar a alguns pontos que são importantes nesse momento em
que a procura de pais está aumentando.
“Identificamos um crescimento de 40% da demanda por escolas
privadas nos últimos meses. As escolas que querem aproveitar desse
movimento precisam estar com suas estruturas de comunicação muito bem
planejadas para atrair a atenção dessas famílias”, conta.
Um primeiro ponto que a ser levado em conta nesse processo é
identificar quais os diferenciais competitivos que a escola tinha antes da
pandemia e que se mantiveram ao longo dela, além de quais diferenciais ela
desenvolveu durante esse período, principalmente no que se refere ao ensino
remoto. Segundo o especialista, esse é o momento de as escolas mostrarem à
comunidade como atravessaram esse momento de maneira sólida.
Outro fator importante é um atendimento personalizado às
famílias. Com a digitalização dos negócios mais acelerada, prestar um
serviço individual é determinante para consolidar novas matrículas. Os gestores
também devem disponibilizar visitas pessoais na instituição, e apresentar a
estrutura do currículo pedagógico e meios de pagamentos online, por exemplo.
Um bom planejamento escolar também deve incluir uma campanha de
matrículas eficiente para captar novos alunos. A campanha de matrícula é a
parte em que as matrículas são de fato realizadas, e para isso é necessário operacionalizar
as matrículas dos alunos no colégio com preenchimento de formulários, entrega
de documentos, pagamentos, entre outras etapas, já que esse é um processo
essencial da gestão educacional.
Novas práticas, materiais didáticos, e posturas mais ativas com
pais e alunos vão ser cada vez mais importantes a partir de agora. É hora de
mudanças significativas em todo o ecossistema escolar e todas as instituições
de ensino precisam pensar seu relacionamento de maneira mais estratégica.
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