Levantamento da Kantar analisou as mudanças de hábitos.
São Paulo, 10 de agosto de 2021 - A
pandemia de Covid-19 gerou uma atenção maior à higiene pessoal. Para evitar o
contágio, lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel se tornaram parte
da rotina das pessoas ao redor do mundo. Esses comportamentos tiveram impacto
direto no mercado. Em 2020, a categoria de Cuidados Pessoais cresceu 13% na
América Latina. As informações foram divulgadas pela Kantar, líder em
dados, insights e
consultoria.
No Brasil, a pesquisa Consumer
Insights, também realizada pela Kantar, aponta que a categoria que mais se
beneficiou neste período foi a de cremes e loções. Nos últimos 12 meses
terminados em março de 2021, o crescimento em penetração foi de 5,8 pontos
percentuais nas classes A e B (+893 mil novos
lares compradores); 4,5 p.p. na classe C (+1.2 milhões de novos lares) e
4,1 p.p. nas classes D e E (+606 mil novos
lares) em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ao mesmo tempo, a área de Beleza
apresentou queda de 25% entre os latino-americanos. O principal motivo para a
redução está na adesão ao home
office. Sustentadas em sua maioria por mulheres, as vendas caíram
porque elas diminuíram as produções por não precisar mais ir a escritórios,
comércios e fábricas. No Brasil, maquiagem (-38%), depilação (-24%) e perfumes
(-15%) foram os que mais sofreram retração nas ocasiões de uso.
O setor, no entanto, tem mostrado
sinais de recuperação. É um reflexo tanto das mulheres que continuaram
trabalhando fora quanto das flexibilizações nas restrições de deslocamento. No
mercado nacional, esse público provocou aumento nas vendas de produtos para
limpeza das mãos e do rosto (26%) e hidratação da pele (9%).
Um exemplo de recuperação nos
segmentos de Beleza e Cuidados Pessoais em 2021 é a Natura, que está crescendo
e conquistando novos compradores através do canal online. O incremento nas
vendas da marca brasileira se concentrou em três categorias: cuidados com a
pele, maquiagem e fragrâncias.
Os estudos da Kantar mostram que a
pandemia não só mudou os hábitos de compra, priorizando a limpeza, como também
os locais de consumo. Abriu-se o caminho para novos canais que atendem a
necessidade de proximidade e sortimento tanto para produtos básicos quanto para
indulgência de cuidados pessoais. As farmácias ganharam relevância na hora de
adquirir produtos de Cuidados Pessoais e de Beleza. Este tipo de
estabelecimento já vinha sendo cotado para compras das categorias, mas o novo
coronavírus acelerou o hábito. Em 2020, o crescimento foi de 2% no volume de
vendas das duas categorias na América Latina.
Kantar
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