Especialista em desenvolvimento de líderes apresenta os diferentes tipos de perfis e importância da comunicação entre eles
Você sabia que cada líder apresenta um estilo de comunicação de
acordo com a sua personalidade e que perfis comportamentais interfere no
engajamento, comunicação e construção de relacionamento profissional? Carolina
Valle Schrubbe, fundadora da Quare Desenvolvimento,
empresa especialista em desenvolvimento de líderes e times, esclarece que
conhecer os perfis comportamentais é uma forma de mapear comportamentos
predominantes. “Identificá-los, é uma interessante estratégia para o bom
desenvolvimento de um time. Através deles, é possível conhecer mais
profundamente os colaboradores, suas fortalezas e atividades em que,
naturalmente, eles podem apresentar um melhor desempenho”.
Carolina informa que saber os tipos de perfis comportamentais que
compõem um time é um grande diferencial quando falamos em gestão,
principalmente no quesito comunicação. Os tipos de perfis comportamentais macro
são: dominante, extrovertido, paciente e analítico. “Os quatro perfis
comportamentais são conjuntos de aspectos que ajudam a mapear comportamentos
predominantes frente às mais diversas situações no dia-a-dia profissional.
Líderes que consideram tal conhecimento, são capazes de elevar exponencialmente
os resultados de seu time, tornando sua comunicação mais efetiva e valorizando
as habilidades naturais de cada um. Quando falamos de perfil, importante frisar
duas situações: 1ª – Nós não somos apenas nosso perfil e também não estamos
limitados por ele, cada um é um ser único com experiências e valores
diferentes, o que torna cada pessoa singular; 2º - Não há um perfil específico
ou adequado para cada cargo, dentro das organizações, todos possuem fortalezas
e questões que podem ser trabalhadas para melhoria. São as diferentes
tendências comportamentais que tornam as decisões e as rotinas de uma empresa
mais sustentáveis”.
A importância da comunicação do líder
Carolina informa que o líder é o indivíduo que serve, atende as
necessidades, entende e acolhe a equipe. “O líder, acima de tudo, precisa ser
humilde. Quando falamos em comunicação do líder, é pressuposto que seja clara e
com significado, para que, de fato, traga engajamento nas organizações”.
“A comunicação é muito mais do que a fala ou a escrita, silêncio e ações também comunicam. Não temos controle de como as pessoas nos interpretam, mas um bom líder usa estratégias para fazer com sua comunicação seja assertiva, para que seu time compreenda exatamente o que ele pretende comunicar. Exemplo de estratégia é o feedback antecipado, que nada mais é do que uma comunicação presumida, é pensar com dirigir-se ao receptor para que ele compreenda a mensagem”.
A especialista reforça que a comunicação com foco no
outro e não apenas no comunicador, engloba respeito e empatia, e que mesmo um
líder experiente pode ter mensuráveis ganhos ao estar aberto a novos
conhecimentos na forma de se comunicar.
QUARE Organizações
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