Especialista dá dicas de como aproveitar a rede social com mais de 722 milhões de usuários
Você sabia que o Linkedin é a maior
rede social de trabalho do mundo e um grande canal para se conseguir uma
recolocação profissional? Mas você está realmente aproveitando todas as
funcionalidades desta plataforma?
Segundo Paula Tebett, especialista em
mídias sociais para negócios e com mais de 10 anos de experiência em marketing
digital, o LinkedIn é atualmente a melhor plataforma online para divulgar o seu
trabalho e se conectar com profissionais de diversas áreas de atuação.
“O Linkedin é uma rede social muito
rica, que oferece a probabilidade de engajar conteúdo de forma orgânica,
mas muitos profissionais ainda não aproveitaram todas as funcionalidades
dessa ferramenta”, explica Paula lembrando que ao se
dedicar à rede, conseguiu um crescimento exponencial de oportunidades de
trabalho e reconhecimento do seu serviço na minha área de atuação.
“O aprendizado também é enorme com
tudo o que podemos pegar de ideias no meio do caminho. Fui chamada para criar
conteúdo para marcas, para dar palestras em grandes eventos, graças à
visibilidade que passei a ter por lá”, lembra Paula.
Então para se conseguir uma
recolocação no mercado, não basta apenas enviar currículos pela plataforma, mas
sim estar presente aproveitando todas as ferramentas, como cursos, publicações
em texto, vídeo, artigos, notícias.
“Engaje sua audiência, ofereça
insights, use e abuse da rede. A rede tem muitas opções que vão te fazer um
profissional melhor”, alerta.
Conheça a seguir algumas dicas da
Paula de como explorar o Linkedin, que hoje já ultrapassou a marca de 722
milhões de usuários em 200 países e é a maior rede profissional do mundo:
1 - Buscar parcerias para um projeto ou negócio;
2 - Criar credibilidade sobre determinado tema relativo a sua carreira;
3 - Fazer networking para se conectar
com as pessoas certas, que podem ser contactadas para trocar experiências sobre
conteúdos, ferramentas de trabalho e vivências diferentes;
4 - Possibilidade de apresentar
trabalhos e textos autorais através de linguagens diversas, produções em vários
formatos;
5 - Crie relações interpessoais que
agregam valor, busque propor soluções para quem precisa;
6 - Pelo LinkedIn é possível se
informar e aprender, mesmo que através de conteúdos sucintos e bem-humorados;
7 - Poste textos interessantes com
imagens pois elas ajudam a aumentar quase 40% mais a interação e engajamento
com o leitor;
8 - Produza artigos ricos sobre temas
que você domine para que eles sejam ranqueados pelo Google. Inclusive esse
artigo pode incluir links, imagens, videos, todo material rico que irá ajudar a
gerar autoridade sobre o tema;
9 - Use de 3 a 5 hashtags em seus posts dentro da plataforma;
10 - Faça Lives e Stories;
11 - Use PDFS para posts em formato carrossel;
“Essas técnicas permitem crescer,
gerar autoridade no LinkedIn e, como consequência, gerar oportunidades de
trabalhos. Mas, pense nisso como um ciclo natural, tudo faz parte de um
processo de mostrar no que você é bom e o que você pretende adquirir como
profissional. É a base do funcionamento das mídias sociais”.
Mas qual o melhor tipo de conteúdo para postar?
Por ser uma rede profissional, podemos ficar com receio de que tipo de conteúdo postar. Paula explica que artigos e conteúdos sobre a trajetória da sua carreira são bem interessantes, como o seu aprendizado profissional, quais as dificuldades e barreiras ultrapassadas, certificações e prêmios conquistados.
Paula alerta que o importante é
postar, pois muitas empresas hoje não estão contratando pessoas que não têm o
costume de se posicionar e criar conteúdo de qualidade com consistência e
frequência nas redes sociais.
“Se você não se posicionar, como você
poderá ser visto pelas empresas”, indaga.
1 - Um tbt do seu primeiro emprego;
2 - Artigos dentro do seu nicho;
3 - Opiniões sobre temas factuais e
outros tipos de conteúdo;
4 -
Tendências, instruções, temas sobre liderança; dicas;
5 - Conquistas alcançadas em seus
trabalhos, até mesmo em trabalhos voluntários;
6 -
Postar às 9h da manhã, por volta de meio-dia e às 15h da tarde.
7 - Se você já está no trabalho faça
um stories da sua empresa. Mostre o dia a dia, os bastidores. Se recebeu uma
visita, um treinamento importante, um aprendizado, que tal falar na rede?
“O LinkedIn me transformou no
profissional que sou hoje e me abriu diversas oportunidades de trabalho. Por
isso, já começo afirmando: não subestime a maior rede social profissional do
mundo! Ela gera muitos negócios e ótimas relações de trabalho. Há muito mais
para se aproveitar na mídia”, conclui.
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