Mês de combate à Leishmaniose é destaque no mercado pet e alerta sobre doença transmissível a humanos
Durante todo o mês de agosto, empresas e
influenciadores pet mobilizam forças para implementar campanhas de combate ao
avanço de contágios da Leishmaniose, zoonose causada por parasita que pode
contaminar animais de estimação e também humanos, por meio da picada do
mosquito barbeiro.
A doença, que pode ser prevenida por meio da
vacinação, tem longo tempo de incubação e pode não manifestar sintomas nos
pets, no entanto, em seres humanos, costuma causar febre, diarreia, dores no
corpo, perda de peso, aumento do fígado e do baço, entre outros sintomas.
Quando manifestada, causa nos cães e gatos falhas na pelagem (principalmente ao
redor dos olhos), espessamento do focinho e das patas, unhas com crescimento
acelerado e até mesmo dificuldade na cicatrização de feridas.
Veterinária da Matilha Brasil, Mariana Apolinário,
conta sobre a importância do debate gerado pelo Agosto Verde. “Muitas pessoas
não sabem o que é a Leishmaniose e nem que seu pet pode ser portador do
parasita. Quanto mais pessoas tiverem acesso à informação, mais fácil será o
controle e prevenção da doença”.
Além disso, a especialista salienta que a vacinação
deve ser consciente e os cuidados com o ambiente do pet redobrados para
diminuir as chances de presença do mosquito transmissor. “Animais portadores de
Leishmaniose não podem ser vacinados, por isso, é preciso realizar um teste
clínico para saber se o animal carrega a doença. Além disso, deve-se manter o
ambiente de convívio do pet limpo, sem acúmulo de entulhos e folhas”,
complementa Mariana.
O papel dos pet influencers na conscientização
sobre a doença
Essenciais no processo de formação de opinião na
atualidade, influenciadores se tornaram uma estratégia essencial para que o
transporte da informação até o público alvo aconteça de forma efetiva.
Pensando nisso, marcas do setor pet vêm investindo
na categoria em busca de amplificar vozes e levar o máximo de conhecimento
possível sobre esse e outros assuntos.
Fernanda Rabaglio, especialista em marketing
digital e CEO da Matilha Brasil, fala sobre o papel dos influenciadores pet no
diálogo sobre a Leishmaniose. “Eles precisam entender o poder da sua mídia e da
sua voz para criar um conteúdo focado na conscientização e no exemplo para a
comunidade. Assim como influenciamos em benefício de um lançamento ou parceira,
também devemos exercitar a influência positiva e responsabilidade social em
questões de saúde pública”.
Atualmente, a empresa de Fernanda atende uma série
de marcas do mercado pet que estão engajadas em disponibilizar conhecimento
sobre o contágio da zoonose. Algumas delas são a Total Neem, que oferece lives com
especialistas no assunto e comercializa repelentes para pets (essenciais para a
prevenir a picada do mosquito barbeiro), e o Laboratório Vetex, que investiu em
campanhas de marketing de influência para o Agosto Verde e oferece exames de
sorologia e PCR para diagnosticar a leishmania.
A Leishmaniose não tem cura, mas pode ser
controlada com o auxílio de tratamento veterinário e com a aplicação de medidas
eficientes de prevenção ao contágio.
Matilha Brasil
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