Segundo pesquisa nacional, encomendada pela VR Benefícios, além de usar novos canais de vendas, comércios estabeleceram meios de pagamento sem contato nesta pandemia, como forma de sobrevivência
Uma pesquisa nacional
encomendada ao Instituto Locomotiva pela VR Benefícios, empresa que é sinônimo
de categoria em vale-alimentação e vale-refeição, mostra que 47% dos
restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados ouvidos estabeleceram novos
canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência.
O comércio pelo
telefone foi o mais adotado, com 71% de adesão por parte dos comerciantes. Na
sequência, vem o Whatsapp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online
(42%) e os aplicativos de entrega (39%).
A pandemia acelerou
também a implementação de meios de pagamento sem contato entre os
estabelecimentos comerciais. Os que já adotavam a facilidade, e intensificaram
seu uso no período, e os que inauguraram a modalidade somam 65%. Já as formas
mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos
no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%).
Ainda segundo a
pesquisa, 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer
delivery durante a quarentena e vão manter esta modalidade terminada a
pandemia. Antes, somente 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados
faziam entregas em domicílio.
"O aumento do
e-commerce é um movimento que vimos crescer fortemente nos últimos meses,
principalmente nas plataformas de entrega de comida. E o uso cada vez maior do
link de pagamento e QR Code é uma tendência no setor de benefícios. Desde o
início da pandemia, a VR Benefícios acelerou a oferta de novas soluções de
pagamento para melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes",
explica Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e
Serviços ao Trabalhador, da VR Benefícios.
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