Advogado,
especialista em Direito Empresarial e do Trabalho, fala sobre as vantagens e os
cuidados que devem ser tomados para cadastro no novo sistema de pagamentos
Lançado no último dia 16, o PIX, sistema de
pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, já alcançou mais de 10 milhões de inscrições nos dois
primeiros dias de acesso, segundo divulgação do
próprio BC. Com
a premissa de revolucionar as transações financeiras, a novidade gerou muitas
expectativas e, consequentemente, muitas dúvidas e inseguranças.
Para ajudar a entender melhor
o PIX, Marcello Badaró, Sócio Consultor Trabalhista do Marcelo Tostes Advogados (MTA), levantou algumas dicas e informações
relevantes para quem ainda não sabe como e
por que se inscrever no PIX. “O mais
importante nesse processo é ter um vínculo financeiro com uma instituição, seja
ela digital ou tradicional. Sem ter a clássica ‘conta no banco’, não é possível
utilizar o meio de pagamento”, ressalta.
Atualmente, toda e qualquer
transação monetária, seja para o pagamento da compra do supermercado,
transferir dinheiro entre duas contas bancárias ou até mesmo depositar o
salário dos funcionários de uma empresa, pode levar até três dias úteis para
ser efetivada e ainda gerar taxas. Com o
PIX esse tempo cai para alguns segundos, sem nenhuma cobrança extra, sete dias
na semana, 24 horas por dia.
“O PIX promete ser uma solução
fácil, rápida e eficaz para movimentar a economia e facilitar a vida das
pessoas, principalmente dos pequenos empresários, que agora
têm uma nova forma de pagamento disponível, ampliando assim as chances de rentabilização, mas é
preciso atenção às regras e as formas de cadastro”, comenta Badaró.
Para quem ainda tem dúvidas
sobre o PIX, não sabe como ele é utilizado, seguem
algumas informações relevantes sobre o assunto, que vão ajudar a fazer bom uso
do sistema de pagamento e prevenir cair em
fraudes:
1- Quem tem
acesso ao PIX?
Qualquer pessoa física ou
jurídica, que tenha uma conta vinculada a uma instituição financeira e tenha
feito cadastro da Chave PIX.
2- O que é
a uma Chave PIX?
Para fazer transações bancárias é
preciso saber o número da conta, agência, banco, CPF ou CNPJ do titular e,
dependendo a instituição financeira, o número que corresponde a transação que a pessoa precisar executar.
A Chave PIX substitui tudo isso. Com apenas
uma informação a transação é concluída em 10 segundos. Essa informação pode ser um
e-mail, número de telefone celular, nº do CPF ou CNPJ, o número da conta etc.
que é escolhida
pelo dono da conta bancária, conforme escolhido na hora de fazer o cadastro da
chave.
3- Como
fazer o cadastro da Chave PIX?
Essa chave é cadastrada pelo responsável pela conta bancária, junto
à instituição financeira e não poderá ser repetida. Por exemplo, quando a
pessoa cadastra o CNPJ da empresa como chave PIX, no banco Y, esse número fica
atrelado a essa determinada conta bancária e
ninguém mais consegue repetir essa mesma combinação numérica, em nenhuma outra
chave PIX. Com isso, se a pessoa ou empresa tem mais de uma conta terá que ter
uma chave de acesso diferente para cada uma delas.
Esse cadastro deve ser feito
diretamente com a instituição bancária, seja pessoalmente, indo até uma
agência, via internet Bank ou
aplicativo para dispositivos móveis.
4 – Todo
mundo tem que fazer esse cadastro? Tem prazo para isso?
Não tem um prazo determinado.
O início do cadastro se deu em 05.10.2020 e o serviço passou a valer a partir do dia 16 de
novembro.
5 – Mas só
com essa Chave eu já consigo acessar a minha conta?
Não. Para acessar a sua conta
ainda é necessário utilizar senha e códigos de segurança.
Esses dados não devem ser passados para ninguém. A
chave Pix é
uma identificação, que é utilizada quando alguém transferir valores ou fazer
pagamentos para a conta que ela está atrelada. Não é solicitado senha
para que o
valor seja adicionado nesta conta.
6- Essas
regras valem para as empresas também?
Sim! O PIX está disponível para todas as
empresas, pessoas físicas e órgãos do governo.
Com ele é possível
fazer todos os tipos de transações financeiras, em qualquer dia e horário.
Pontos de
atenção que vão além do cadastro no PIX
“A transformação digital é
algo que veio para ficar e está presente em todos os momentos de nossas vidas.
Ela está mudando a forma como estabelecemos as nossas relações, mas como tudo
na vida, requer cautela e atenção”, explica Marcello Badaró, Sócio Consultor e
da Área Trabalhista da Marcelo Tostes Advogados.
Cada vez mais se ouve falar
sobre fraudes e golpes financeiros aplicados por criminosos que roubam os dados
pessoais e bancários de pessoas e é preciso ficar atento a alguns cuidados
básicos, que ajudam a prevenir esse tipo problema:
- Nunca passe senhas para
ninguém. Elas são uma segurança para que ninguém acesse dados indevidamente.
- As instituições financeiras
não enviam solicitações com links para reativação de senha ou ajustes no
cadastro de cliente, seja por mensagem de texto no celular ou e-mail. Caso
receba algum comunicado com esse perfil, não clique em nada e delete
imediatamente. Ainda remanescendo dúvidas, tente contato com a agência onde
possua conta.
- Nunca clique em links ou
aceite prêmios de promoções e concursos que você não se cadastrou. Lembre-se
que se não fez a inscrição, não está concorrendo e com isso não tem
prêmio.
- Caso receba cobrança ou
boletos de serviços que não contratou, não efetue o pagamento e nem passe dados
para fazer negociação.
- Não faça transações
financeiras, passe dados bancários ou informações pessoais quando estiver
utilizando redes públicas de wi-fi.
Por mais segura que a conexão aparente ser, sempre há o risco de ter algum invasor para furtar os dados
pessoais e, assim, acessar contas ou mesmo ‘hackear’ seus contatos.
- Não fale dados ou
informações pessoais por telefone. As instituições bancárias, empresas de
serviços e lojas não ligam fazendo atualização de cadastro.
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