Empresas devem fornecer um ambiente seguro para os
colaboradores
Em tempos de pandemia, surgem muitas
incertezas e dúvidas sobre o futuro. O mercado de trabalho mudou e, com a
crise, a saúde mental tem sido cada vez mais lembrada no ambiente corporativo.
Mas como isso afeta na rotina de produtividade? Na avaliação do médico
psiquiatra Luan Diego, um funcionário feliz e motivado, é um profissional mais
ativo na empresa. “Estamos vivendo um momento de muita pressão psicológica.
Será que vamos ter emprego? Como vai ser depois da pandemia? Essas questões
assombram o colaborador e o papel dos gestores é fazer com que os funcionários
se sintam seguros e essenciais naquele ambiente”, explica.
O ideal é que as empresas se adequem a
metas, tranquilizem os trabalhadores e incentivem a sensação de pertencimento
dentro da companhia. “É importante que os gestores se lembrem que estão lidando
com humanos. Pessoas que têm sentimentos, crises, ansiedade, medo e
inseguranças. Dar um tratamento mais humanizado, principalmente nesse momento
de pandemia, ajuda a tranquilizar os colaboradores”, afirma o psiquiatra.
O que
diz a lei
É papel das empresas cuidarem do bem estar mental dos
funcionários? Na avaliação do advogado trabalhista André Santos, sim. Ele
alerta que as companhias podem ser responsabilizadas tanto por ação quanto por
omissão. “A empresa é obrigada a manter o ambiente de trabalho seguro e o bem
estar de todos (está na CLT). Não existe obrigatoriedade de disponibilizar
psicólogos, por exemplo, mas essa é uma medida essencial para tornar o local de
trabalho mais acolhedor”, explica.
A companhia também pode ser responsabilizada se for
comprovado que ela causou transtornos mentais ou agravou o quadro de saúde dos
funcionários. “Se for provado que a doença tem relação direta com
questões ligadas ao ambiente de trabalho, a empresa é responsabilizada e deverá
pagar indenização moral e material”, conclui o especialista.
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