Com nova regulação da Anvisa, Extrafarma passou
a aceitar receituários com certificação digital
A
nova regulação da Anvisa sobre telemedicina, que permite o atendimento médico à
distância por meio de vídeo-conferência, facilitou a vida dos pacientes em
manter os cuidados de sua saúde ao mesmo tempo em que praticam o distanciamento
social.
Com
o advento da telemedicina, as receitas médicas digitais passaram a ser uma nova
realidade para os pacientes. A Extrafarma adaptou seus protocolos de
atendimento e sistemas para viabilizar o recebimento das receitas digitais nas
farmácias da rede.
“A
assinatura digital garante que a receita foi gerada por um médico cadastrado em
um Conselho Regional de Medicina (CRM) e apto a fazer aquela prescrição,
evitando qualquer tipo de falsificação ou utilização de má fé”, acrescenta
Lucio Sanches, responsável pelo regulatório da Extrafarma
“Adicionalmente,
para evitar o retorno frequente dos pacientes às farmácias, a Anvisa permitiu,
temporariamente, o aumento das quantidades na dispensação da maioria de
medicamentos controlados, garantindo maior número de meses de tratamento.”,
alerta Sanches.
Como funciona?
Após
a consulta médica online, a receita digital será encaminhada automaticamente
para o e-mail ou celular do paciente, dependendo do registro efetuado com o
médico e do aplicativo que ele utiliza para gerar o documento. O médico
incluirá na receita digital o certificado do ICP-Brasil, garantindo que o
documento é original.
A
partir disso, é só apresentar o documento digital a um farmacêutico da
Extrafarma, que localizará a receita médica no sistema. Não é necessário
imprimir o documento: ele é 100% digital.
O
serviço é gratuito para médicos e pacientes e está disponível em todas as
farmácias da Extrafarma.
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