Organizar
vendas e entregas por meio de app e redes sociais e apostar em processo de Cook
and Chill, que diminui desperdício de alimentos, podem ser algumas das soluções
A
pandemia mudou de forma radical a vida dos brasileiros. Desde a implantação da
quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus, muitos profissionais
trabalham em casa e apenas áreas essenciais podem funcionar. Além de unidades
de saúde e mercados, outra área que não pode parar é o setor gastronômico, no
qual 65% dos restaurantes, padarias e lanchonetes já registraram queda de
faturamento de 70% em relação ao mês de março, segundo a Associação Nacional de
Restaurantes.
Segundo
Guilherme Satoru, chef e fundador da Satoru Food Service Consulting (https://www.satorufsc.com.br/),
empresa que propõe aumentar a produtividade nas cozinhas e evitar desperdícios
de alimentos, acredita que muitos restaurantes poderão não resistir ao período
de isolamento e o pós-quarentena. “É inegável que haverá um retrocesso na área
gastronômica e que afetará principalmente os pequenos empresários”, explica.
Para ele, os restaurantes que sobreviverem terão que enfrentar outra crise, na
volta, quando seus faturamentos terão caído mais pela metade nos primeiros
meses.
Entretanto,
Satoru acredita que os restaurantes ainda podem amenizar os prejuízos causados
pela crise, organizando suas vendas e entregas por meio de aplicativos e redes
sociais e apostar em processos que diminuam o desperdício de alimento e aumente
a produtividade na cozinha. Confira algumas dicas:
Diversificar
opções de entrega e venda
O que
muitos restaurantes já tem feito é de se cadastrar em aplicativos de entrega,
como iFood e Uber Eats. Estas empresas podem ajudar na entrega, como também
ampliam os canais de venda, mas não são as únicas opções. Os estabelecimentos
também podem estreitar as relações com os clientes pelas redes sociais, pelo
Whatsapp e até mesmo por um aplicativo próprio do restaurante. Para os
conteúdos que serão divulgados nas redes sociais, quanto menos texto melhor. E
você pode organizar essas informações de forma visual, para facilitar o
entendimento de potenciais clientes e um aplicativo chamado Canva tem uma
versão gratuita que pode ajudar.
Produza
conteúdo para engajar seu público nas redes sociais
Garanta
que seu público-alvo saiba que seus negócios continuam operando. A ideia aqui é
ser lembrado mesmo de portas fechadas e como levar a experiência do seu
restaurante para dentro das casas dos clientes. Se o seu restaurante sabe fazer
risotos deliciosos, por exemplo, dê dicas para o seu público de como pode fazer
isso em casa. Use Instagram, Youtube, e-mail, etc, para difundir esta mensagem
e ser lembrado.
Não
desperdice alimentos e aumente produtividade da equipe
Em um
momento que o faturamento está prejudicado por conta da pandemia, é fundamental
que os restaurantes possam aproveitar o máximo dos alimentos que tem em seu estoque.
Um processo usado na Satoru Consultoria que pode ajudar a cozinha dos
estabelecimentos é o Cook and Chill, que significa literalmente “cozinhar e
resfriar” e evita desperdícios e quebra de vitrine, que é a falta do produto
anunciado. Esse sistema não só permite uma operação com mais rendimento,
produtividade de mais de 60% e redução de desperdício em 80%, como também
aumenta a flexibilidade, reduz a mão de obra em até 15% da mão de obra e
diminui o estresse da equipe.
Redobre
os cuidados com higiene
Não tem
período mais oportuno que ampliar a atenção com as questões de higiene no
preparo e embalagem dos alimentos. Saber conduzir todo o processo de venda,
preparo do alimento e a entrega seguindo as recomendações sanitárias é
fundamental para as vendas e aumentar a confiança do cliente. Entre as medidas,
estão a correta higienização das mãos antes e depois da entrega, em média de 30
a 30 minutos, e também da máquina e do cartão após o uso. Outra forma é
permitir a entrada controlada de um cliente por vez ou até mesmo criar serviços
de drive thru para estabelecimentos com mais espaço, no qual clientes não
precisam nem descer do carro para pegar sua encomenda.
Satoru Food Service Consulting
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