Professores fazem gravação
em salas de aula vazias crédito: divulgação |
Isolamento social
transforma completamente modelo de ensino e instituições aprendem com
velocidade recorde a ensinar remotamente
“Após o coronavírus, o mundo não voltará a ser o
que era”. A frase, de Átila Iamarino, biólogo e pesquisador, reverberou pelos lares
brasileiros carregada de verdade. As mudanças no Brasil e no mundo já são
perceptíveis e a Educação tem sido uma das áreas mais afetadas pela pandemia.
Com escolas fechadas e isolamento social, professores e alunos de todo o mundo,
de repente, se viram obrigados a utilizar os recursos digitais para manter o
aprendizado.
Em cursos pré-vestibulares, que normalmente já têm
uma rotina de aprendizagem mais exigente, os desafios e conquistas têm sido
ainda maior. O Curso Positivo, com unidades em Curitiba, Ponta Grossa e
Joinville, conseguiu, em menos de duas semanas, converter todo o processo de
aulas para o modelo de aula remota. “Já vínhamos trabalhando com produção de
vídeos e resolução de exercícios on-line para ampliar as opções dos alunos,
mas, quando vimos a situação que estava se aproximando, montamos mais estúdios
e criamos uma rotina de produção, juntamente com os professores, para atender
toda a demanda de aulas e manter 100% da carga horária que oferecemos
presencialmente”, conta o diretor do curso, Alceu Gnoatto.
Ninguém está sozinho
“Estamos passando para os alunos a experiência
completa de ensino como se ele estivesse vindo ao curso. Temos, inclusive, o
cuidado de gravar os professores lecionando nas salas que eles utilizam nas
aulas presenciais, para que a vivência seja a mais próxima possível”, expõe
Gnoatto.
Segundo o diretor, não tem como um aluno se sentir
solitário nesse momento, com ritmo de estudos acelerado e respaldo de todos os
profissionais para o que precisarem. “Os estudantes têm se esforçado e mantido
a dedicação de sempre - e fazemos eles saberem que estamos aqui para o que
precisarem. Ao fim de toda aula, os professores deixam uma mensagem. Temos
orientadores para auxiliar nos estudos e atendimento psicológico para quem
precisar. Além disso, criamos um email institucional para cada professor, para
qual o aluno pode enviar mensagem a qualquer momento para pedir ajuda”,
explica.
“É uma experiência completamente diferente, mas os
professores estão conseguindo cumprir bem o que estava planejado e o Curso está
disponibilizando tudo de uma ótima forma, seguindo o cronograma. Me sinto como
se estivesse na sala. Os professores interagem com a gente, é um ótimo jeito de
continuar estudando”, conta Ana Clara de Oliveira Andruszewicz, aluna do
extensivo.
Transição digital e aumento de recursos
Ao todo, desde o início da quarentena, o Curso
Positivo produziu, com aproximadamente 100 professores, mais de 500 videoaulas,
1.500 videos de resolução de exercícios e corrigiu mais de 10 mil redações via
plataforma on-line exclusiva. Além disso, os alunos contam com assistência
on-line, lives com conteúdo extra e os professores agora fazem o podcast
Atualizando, que já conta com cinco episódios no Spotify, falando sobre os
principais temas da atualidade que podem cair nos vestibulares.
O calendário escolar também permanece, com
simulados on-line e revisão de conteúdo. “Nós passamos por um momento parecido,
mas bem menor, em 2009, com a pandemia do H1N1 e aprendemos que não podemos
deixar a preparação de lado. Porque o vestibular vai acontecer em algum
momento, e quem passar por essa fase melhor vai estar com vantagem lá na
frente”, esclarece Gnoatto, sobre o esforço coletivo para a continuidade das
aulas.
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