O tema coronavírus está entre os mais comentados no mundo,
seja nos noticiários, redes sociais ou nas conversas do dia a dia. A
preocupação com Covid-19 impôs home office em uma série de empresas e esse pode
ser uma brecha para as empresas perceberem que manter um colaborador em casa
tem vários pontos positivos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE) , trabalhar em casa ou até mesmo em outros espaços,
como o coworking, cresceu 21,1% entre os anos de 2017 e 2018. Mas quem
vive a rotina das agências, muitas vezes, ainda tem que ir ao escritório todos
dias, mesmo sabendo o quanto nosso trabalho pode ser remoto.
O dia a dia na agência exige muitas atividades que podem ser
feitas de qualquer lugar do mundo, desde que haja internet. Grande parte das
funções realizadas acontecem com a ajuda de um computador e uma boa organização
de tempo para lidar com as demandas exigidas. A agenda do Relações Públicas,
por exemplo, envolve uma comunicação 360º, com diversos clientes, jornalistas e
serviços, como assessoria de imprensa, branded content, treinamento e
palestras, endomarketing, mídias sociais, consultoria de comunicação, análise
de reputação, storytelling e gestão de crise, e todas essas funções são
realizadas na maioria das vezes pelo computador. Mas porque ainda exigem a
nossa presença nas agências e controlam nossos horários?
Para desmistificar esse assunto e acabar com o pré-conceito
ao home office, listo três benefícios dessa modalidade de trabalho.
Confira:
1 - Nosso ambiente de trabalho é o computador: o trabalho de um PR acontece primordialmente na internet.
Normalmente, o espaço físico pode funcionar para reunir a equipe e garantir
também um ambiente com todo o suporte necessário - telefone, computador e
internet. Mas todas as atividades podem ser realizadas de casa e com uma gestão
completa da organização de tempo. Adotando medidas como listas diárias,
planejamento, agenda de tarefas e compromissos, checklist de suas
tarefas, definindo o que é prioridade, é possível realizar todas as atividades
com eficiência e no prazo.
2 - Menos horas no trânsito, mais qualidade de vida: quem trabalha em agências de comunicação sabe que temos um
cronograma de atividades, pautas e temas para seguir, e que existem horários e
momentos que todo o planejamento já foi cumprido. Muitas vezes, perdemos horas
para chegar no escritório e também terminamos nossas atividades antes do
esperado. Mesmo assim, ainda é preciso ficar “fazendo hora” - o que prejudica o
desempenho do colaborador e não é necessário. Hoje, muitas empresas trabalham
com entregas e flexibilidade, não importa que horas o colaborador chegue na
agência ou o local em que trabalha, mas sim a entrega do que foi combinado. Por
isso, a organização é o ponto chave e não a presença física.
3 - Nossa equipe não precisa de um lugar físico para se
reunir: acredite ou não, muitas agências
enfrentam problemas de falta de comunicação interna, o que prejudica o trabalho
em equipe. Algumas estratégias podem ser utilizadas para unir a equipe e não
apenas colocá-las no mesmo espaço física. Entre as opções está a utilização de
alguns apps de Comunicação, como o Hangouts do Google, Google Drive - para a
equipe compartilhar os arquivos e conseguir acesso de qualquer computador, em
qualquer lugar -, Dialog uma ferramenta corporativa que tem “cara” de rede
social e gerenciadores de tarefas, como o Todoist e o Trello, que é baseado na
metodologia Scrum. Com as ferramentas encontradas no mercado atualmente, torna
essa essa tendência de home office cada vez mais uma realidade.
Maria
Carolina Rossi - jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de
Relações Públicas
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