No
filme “Superman - O Retorno”, de 2006, uma cena em especial me chamou a
atenção. Quando o super-herói chega à caverna e consegue, pelo uso da
tecnologia, revisitar seu passado, compreendendo o porquê da destruição da
civilização e do esgotamento dos recursos naturais.
A
cena me remete ao momento em que vivemos. Devemos conhecer o passado para
satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das
gerações futuras. A tecnologia é a nossa principal ferramenta para unir o
presente e o passado e promover o desenvolvimento, fundamentalmente na área da
Educação. “O futuro é o passado em preparação”, dizia o ator e líder da
resistência francesa na segunda guerra mundial, Pierre Dac.
A
suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental ou
não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do
coronavírus entre os alunos e o restante da população. Garantindo assim,
que o sistema de saúde possa atender com qualidade os doentes.
Mesmo
com a suspensão das aulas, é nosso papel, como educadores, continuar a garantir
o conhecimento. Devemos utilizar a tecnologia para o aprendizado, utilizando de
estratégias que motivem os alunos a refletirem sobre a realidade que se impõe.
As
novas tecnologias estão influenciando e muito o modo como ensinamos e
aprendemos, dentro e fora dos ambientes escolares. O aluno deve, mesmo em casa,
estar compromissado com o seu desenvolvimento.
O
uso da tecnologia motiva a busca por novos caminhos para o ensino-aprendizagem,
com base em novas metodologias, desenvolvendo estratégias para as atividades
propostas.
Para
os docentes é mais um desafio. O processo de ensino é realizado mediante o
compartilhamento de conteúdo no ambiente virtual, por meio de ferramentas para
publicação, comentários e verificação da participação do aluno.
A
utilização de plataformas online proporcionam ainda interação entre os alunos,
por meio de fóruns de discussão e chats online, pois a comunicação é
instantânea. Há também facilidade para os alunos e professores no acesso aos
materiais de apoio.
E
que tipo de abordagem deve ser usada para “magnetizar” o aluno?
O
storytelling
é um dos formatos mais interessantes, pois une a capacidade de contar histórias
de maneira relevante, unindo recursos audiovisuais ao uso das palavras. Aliado
a isso, o docente deve sugerir a pesquisa de informações sobre o tema tratado,
enriquecendo assim, a capacidade de argumentação do aluno.
Entre
as habilidades exigidas dos estudantes do século XXI estão a solução de
problemas complexos, a inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, dentre
outras. Essas competências também devem ser desenvolvidas no ambiente virtual.
A
utilização do Jornalismo, com matérias atuais e antigas também são uma
ferramenta importantíssima para que os alunos estejam inseridos na realidade e
compreendam o passado para que simulem o futuro. Trazer para a realidade
cotidiana dos jovens, que contam com a tecnologia e com a internet para tudo, é
uma das principais formas de despertar o interesse e conquistar a atenção.
Um
ponto é importante de salientar: a adversidade gera oportunidade. Uma das
lições aprendidas com a pandemia do Coronavírus é que as instituições de ensino
precisam ir além da tradição e do conservadorismo e adaptar-se, adotando
definitivamente as tecnologias educacionais e compartilhá-las, pois somos os
responsáveis pelas gerações futuras.
Prof.
Carlos Walter Dorlass - Diretor Geral do Colégio Marista Arquidiocesano,
localizado em São Paulo (SP).
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