Como se
diferenciar no home office em momento de quarentena
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Home office vira tendência por conta
do avanço do coronavírus no Brasil. Divulgação. |
O avanço do novo coronavírus no Brasil fez com que
muitas pessoas mudassem de rotina, inclusive no trabalho. Diversas empresas
estão aderindo ao home office para evitar que seus funcionários saiam de casa,
seguindo as recomendações mundiais de distanciamento e isolamento para evitar a
propagação da doença.
Para Pedro Superti, referência nacional em
marketing de diferenciação, como muitas empresas estão incentivando o trabalho
de casa, o empreendedor que quiser se destacar terá de saber como fazer a
diferença. “Não importa se você está na sede da sua empresa, na sua casa ou em
algum outro lugar do mundo. É possível competir com o resto do mercado e
continuar registrando números positivos mesmo se o trabalho for feito de forma
remota”, afirma.
Na visão do especialista, a quarentena forçou o
mercado a enfrentar não apenas uma mudança técnica, mas também uma mudança de
mentalidade. Em muitas empresas a equipe ainda é monitorada com um
comportamento característico da Era Industrial, com um supervisor ou gerente de
olho nos funcionários para garantir que todos sejam produtivos.
“Esse comportamento já está ultrapassado faz tempo.
O colaborador precisa fazer parte da equipe porque ele acredita na missão da empresa
e está motivado a fazer um bom trabalho. É responsabilidade do empreendedor
saber filtrar os candidatos e escolher as pessoas certas não só para a função,
mas para ser parte do time da empresa”, diz Superti.
Agora, com os funcionários trabalhando de casa, o
empreendedor tem novas tarefas: saber delegar atividades, administrar a equipe
à distância, monitorar resultados e confiar que o colaborador cumprirá prazos e
será produtivo mesmo sem ninguém para cobrá-lo durante o processo.
“É justamente nessa parte que a maioria dos
empresários peca. O colaborador não tem que ser cobrado durante seu processo de
trabalho, ele deve ser cobrado nos resultados. Assim, ele será mais produtivo”,
garante. Superti comanda uma equipe com praticamente 50 funcionários, sendo que
todos trabalham de forma remota. Todo o trabalho é feito pela internet e cada
funcionário faz seu próprio horário, sempre respeitando os prazos e metas da
empresa.
Para que o trabalho home office tenha resultado, o
empreendedor precisa ser claro ao passar novas tarefas. Também será necessário
compreender que não é possível ficar o tempo todo em cima do funcionário
cobrando para que ele as execute. Superti orienta que sejam combinados horários
fixos diários de entrega, por exemplo: sempre no final do dia. Assim, o
funcionário pode usar seu dia da forma como preferir desde que entregue o
trabalho no horário combinado.
Outro ponto que deve ser levado em conta é entender
que essa é uma mudança para todos: da mesma forma que o empresário terá de se
adaptar, o funcionário também vai enfrentar a mesma fase de mudanças. “A rotina
mudou para todo mundo. As pessoas vão trabalhar em casa com uma série de
distrações, como filhos, animais de estimação e demandas do lar que não faziam
parte da equação quando o trabalho era no escritório”, explica. Por isso, é
fundamental que a empresa seja paciente para respeitar o período de adaptação
da equipe dentro desse novo contexto.
Mas não estamos falando de um quadro temporário.
Para Superti, essa será uma mudança permanente que irá alterar a configuração
de muitas empresas. O home office traz uma série de benefícios, como não perder
mais tempo no trânsito, economizar com o deslocamento e refeições. Além disso,
muitos funcionários reconhecem que sua produtividade é melhor e mais efetiva em
casa, fatores que contribuem para que o home office vire uma rotina.
“Muitos empresários estão achando que essa é apenas
uma fase, mas é preciso entender que os hábitos vão se alterar drasticamente a
partir de agora e muitos trabalhadores não vão ver mais necessidade de estar
presencialmente no escritório e com razão. A qualidade de vida dos que
trabalham em casa é muito maior e essa vai se tornar uma necessidade na vida
das pessoas. A empresa que não souber se adaptar e responder a essas demandas
corre o risco de perder boa parte dos seus talentos”, finaliza.
Pedro Superti - especialista em Marketing de
Diferenciação e criador do Fator X, melhor e mais avançado método de
diferenciação do Brasil. Fundador e CEO da Para o Alto e Avante, em mais de 20
anos de experiência já ajudou mais de dez mil clientes a dominarem o mercado
usando técnicas de diferenciação e posicionamento que geraram mais de R$ 900
milhões em acréscimo de vendas diretas. Desenvolveu diversos cursos que são
sucessos, como Fator X, Magic, Imersão Magic nos Estados Unidos, Clientes
Infinitos, Mentoria Freedom. Além disso, é palestrante e criador do maior
evento de diferenciação de negócios do mundo, o Fator X Live, que reúne
milhares de empreendedores do mundo todo anualmente. Ao ensinar os clientes a
venderem não apenas um produto ou serviço, mas sim um propósito, Superti ensina
como tornar a concorrência irrelevante. Ele acredita que através do
empreendedorismo é possível mudar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar
melhor.
Lhttps://www.linkedin.com/in/pedrosuperti/?originalSubdomain=br
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