Professores do
Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), utilizam metodologias
ativas para potencializar aprendizagens e habilidades socioemocionais
Em
tempos de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus, muitas
escolas estão adotando o sistema online de aprendizagem, que desenvolve o
protagonismo do estudante. “Com a utilização das plataformas de
aprendizagem, professores e estudantes são co-protagonistas no processo de
ensinar e aprender, na busca pela construção do conhecimento e autonomia
que o sistema requer, e, nesse percurso, o aluno desenvolve também
habilidades socioemocionais”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental
Anos Finais do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP),
Juliana Christina Rezende de Souza.
O
desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser
potencializado pelo uso de metodologias ativas, pois colocam o
estudante para refletir sobre os problemas e possíveis soluções, e ajuda a
desenvolver a competência para gerir momentos de conflito como o
atual. Essas metodologias também desenvolvem a cooperação, o trabalho em
equipe, a negociação, senso crítico, criatividade e autonomia, importantes para
a formação integral dos estudantes.
“Precisamos
desenvolver em nossos alunos a capacidade de resolver problemas, enfrentar
situações, superar obstáculos e se manter emocionalmente fortes”, ressalta a
coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio
Marista Champagnat, Teresa Cristina Citelli.
Mas
o que são metodologias ativas? Com o objetivo de colocar o estudante como
o principal sujeito no processo de aprendizagem, muitas são as estratégias
propostas pelas metodologias ativas para incentivar o aluno a criar a e a
construir o conhecimento de maneira participativa e cada vez mais
autônoma. Algumas práticas utilizadas nesse tipo de metodologia são:
aprendizagem por meio de projetos, baseada em problemas, estudos de casos e
entre grupos ou times.
Colégio
Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário