Nova versão do aplicativo aumenta oferta de serviços no combate ao novo
coronavírus. App está disponível nas plataformas digitais. Já o Disque Saúde
136 registrou entre 15 e 25 de março mais de 250 mil ligações sobre COVID-19
O aplicativo Coronavírus SUS (https://www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus)
foi atualizado e agora pode interagir com o usuário por meio dos dispositivos
móveis. A recente atualização permite que o Ministério da Saúde possa enviar
mensagens e alertas aos celulares e tablets, mesmo com app fechado ou não sendo
utilizado naquele momento. A ferramenta permite que a Secretaria de Vigilância
em Saúde, responsável pela vigilância epidemiológica da pandemia do coronavírus
no Brasil, disponibilize comunicados para usuários em geral ou segmentos públicos
específicos. O app está disponibilizado nas lojas virtuais do Governo do Brasil
nas principais plataformas digitais.
A avaliação de possível infecção também foi atualizada. Foram incluídos
novos dados que qualificam o usuário dentro dos grupos de risco, conforme
idade, sexo e comorbidades (associação de duas ou mais doenças). As
recomendações para o usuário, de acordo com o resultado do que foi respondido,
estão classificadas em: caso provável, não provável, grave e indicação de
isolamento. Vale ressaltar que o teste é apenas um indicativo, precisando ser
referendado por uma autoridade médica.
Os detalhes sobre as unidades básicas de saúde mais próximas também
foram atualizados e agora informam, por exemplo, os horários de atendimento ao
público e se, no momento da consulta, estão abertas ou fechadas.
O conteúdo do aplicativo está disponível, além de língua portuguesa, em
espanhol e inglês, ampliando o acesso à informação a estrangeiros. Ainda, a
plataforma ganhou recursos de acessibilidade, garantindo informações às pessoas
com deficiência.
Desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), o
aplicativo Coronavírus SUS está disponível de forma gratuita desde de 28 de
fevereiro e já foi baixado por mais de 3,5 milhões de usuários. O app reforça
as ações do Governo Federal no combate à proliferação do novo coronavírus no
país.
DISQUE SAÚDE 136
Para saber mais ou tirar dúvidas sobre a COVID-19, a população também
pode contar com o serviço de informações do Disque Saúde 136, sob a responsabilidade
da Ouvidoria-Geral do SUS. Nesse canal é concentrado um grande volume de
informações, onde a população tem acesso por meio de atendimento humano e
eletrônico. É mais canal gratuito para ajudar com informações sobre o
coronavírus e seu enfrentamento. De acordo com o primeiro balanço do canal, no
período de 27 de janeiro e 25 de março de 2020, foram recebidas 903.157
ligações, uma média de 15.307 atendimentos por dia. O período de aumento de
atendimentos foi nos dias 27 e 28 de fevereiro, após a confirmação do primeiro
caso de COVID-19 no Brasil.
Já em a partir do dia 15 de março, o Disque Saúde teve uma procura
exponencial decorrente das notícias de aumento do número de casos confirmados
no Brasil. Até o dia 25 de março foram recebidas 251.961 ligações a respeito do
COVID-19. No atendimento humano foram consideradas as manifestações cadastradas
e as informações disseminadas sobre o COVID-19. Entre 21 de janeiro e 25 março
de 2020 as Ouvidorias do SUS realizaram 29.339 atendimentos.
Criado desde 2011 para substituir um antigo 0800, o telefone de contato
136 é gratuito de qualquer lugar do Brasil, independente de ser chamada de
telefone fixo ou celular. De fácil memorização, o Disque Saúde, como é
conhecido, é um serviço de utilidade pública para os cidadãos brasileiros. O
serviço conta ainda com atendimento por internet, presencial, carta e, agora,
por chat.
A Ouvidoria do SUS funciona como um canal direto entre usuários do
Sistema Único de Saúde e a gestão do Sistema e sem a participação popular é
impossível que estes canais de utilidade pública possam cumprir o objetivo de
melhorar os serviços de saúde para a população brasileira.
Silvia Pacheco
Agência Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário