Proposta
é entender como usar da melhor forma possível este modelo de trabalho, que é
novo para muitos, sem prejudicar o tempo com a família
Também conhecido como trabalho
remoto, o home office se tornou o ‘queridinho’ de muitas empresas, ganhando até
uma Legislação
Trabalhista específica. Tudo isso porque permite liberdade ao funcionário
para cumprir o expediente de qualquer lugar e ainda garante ao empregador a
redução de custo fixo.
E em tempos de Coronavírus, mesmo
quem ainda tinha receios de implementá-lo, acabou aderindo. O resultado é que
tem muita gente perdida sem saber muito bem como lidar com esse novo modelo de
trabalho, seja ele empregado ou empregador. Pensando nisso, a psicóloga e
hipnoterapeuta da Epopéia Desenvolvimento
Humano, Sabrina
Amaral, que soma 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos e
gestão de trabalho remoto, elaborou um pequeno manual que pode ajudar líderes e
liderados a serem mais produtivos e eficazes. Confira:
Para
funcionários e empreendedores
● Tenha um cantinho para chamar
de seu: Ao definir um local para trabalhar, a organização se
torna mais fácil e se estabelecem limites claros para você e os demais membros
da casa;
● Faça acordos: Tanto
para membros da família, que moram na mesma casa, como para os colegas e
chefes, assim é possível evitar interrupções que te desconcentram, e também
dedicar tempo para a família;
● Planeje-se:
Faça um cronograma de tarefas e prazos para entregar. Comece pelo que é mais
simples e rápido, isso irá aumentar a sensação de bem-estar e dever cumprido.
Uma boa dica para quem está de home office é identificar seus períodos de maior
produtividade e concentrar as tarefas que demandam mais energia nestes horários;
● Autodisciplina:
É importante delimitar horários para realizar as tarefas, como se você
estivesse mesmo dentro de uma empresa. O ideal é evitar também os famosos ladrões
de tempo como redes sociais, e-mails, sistemas de bate papo - ainda que
corporativo – para conseguir dar vazão às suas atividades. Leia mais sobre o
assunto no site TriadPS;
● Faça pequenas pausas: Para melhorar
ainda mais sua produtividade faça pequenas pausas que mudem seu foco de
atenção. E já que você está em casa, porque não aproveitar para jogar uma
partida de videogame com seu filho, ou ainda tomar um sol enquanto você molha
as plantas? Para ser produtivo é preciso deixar o cérebro descansar, como bem
colocou o psicólogo húngaro, Mihaly Csikszentmihalyi, no TED2004,
onde abordou o tema Fluidez, o segredo
da felicidade e se dar pequenas recompensas pelas tarefas cumpridas.
Para líderes e
gestores
● Elabore um plano de trabalho:
O que pode parecer óbvio para você, pode não estar claro para sua equipe. Sendo
assim, é importante que elaborar um plano específico, nomeando claramente as
tarefas, responsáveis, entregas e prazos. Neste momento ajude seu time a
definir as prioridades;
● Foco no resultado e não nas
horas trabalhadas: Para não ser bombardeado por relatórios de
seus liderados que desejam ‘mostrar que estão trabalhando’ combine qual é o
prazo adequado para estes retornos;
● Centralize as informações num
único lugar: Em tempos de tecnologia, os canais de comunicação
são diversificados. Para fazer uma gestão a distância, sem se perder, é
importante combinar com sua equipe um único canal para centralizar as
comunicações formais, caso contrário, você pode se perder recebendo updates por
canais diversos como WhatsApp, e-mail, telefone, drive compartilhado e
aplicativos de bate papo corporativo, entre outros. Ao centralizar você garante
que todos estejam na mesma página e minimizem ruídos na comunicação;
● Disponibilidade:
Combine com seus pares, chefes e liderados sua disponibilidade. Algumas pessoas
confundem ‘estar de home office’ com estar disponível para atender a qualquer
hora e em qualquer canal. O seu expediente em casa deve ter começo, meio e fim.
Faça isso e oriente sua equipe a fazer o mesmo;
● Gestão comportamental:
Identifique o perfil de personalidade de cada membro de sua equipe para
orientá-los individualmente. Uma forma rápida e prática de fazer isso – ainda
mais em tempos de Coronavírus - é com um teste de
personalidade. Entre os perfis existentes, estão o tipo influente, que pode
ter dificuldade de foco em concentração, o tipo estável, que tende a se sentir
inseguro em ambientes de mudança, o tipo dominante, mais conhecido como
workaholic, que pode não respeitar horários de almoço, pausas ou ainda assumir
mais tarefas do que deveria, e, por fim, o tipo analítico que pode ter
dificuldade com prazos, dado seu perfeccionismo ou ainda se mostrar inflexível
com alguns imprevistos. Olhe com atenção cada estilo e adapte sua gestão para
conseguir o melhor resultado de sua equipe. Conheça mais sobre cada perfil clicando
aqui.
A verdade é que o ser humano foi
biologicamente programado para resistir a mudanças desde a época das cavernas.
Mudar pode ser desconfortável num primeiro momento, mas pode ser igualmente
agregador. O home office, quando bem administrado e gerido, traz flexibilidade,
qualidade de vida e excelentes resultados tanto para o empregado quanto para o
empregador. Agora é ‘arregaçar as mangas’ e mãos à obra!
Sabrina
Amaral - Idealizadora da Epopéia Desenvolvimento
Humano, a psicóloga e hipnoterapeuta Sabrina Amaral é graduada em psicologia e
pós-graduada em gestão estratégica de pessoas, especializada em hipnose clínica
avançada, pela Omni Hypnosis Training Center, hipnose para tratamento de dor
crônica pelo HypnoPain, e tem ainda formação em Transe Conversacional – ACT
(Elizabeth Erickson), entre outras capacitações que a tornam uma referência no
assunto na Região Metropolitana de Campinas, onde também é embaixadora e
mentora da Rede Mulher Empreendedora. Da sua crença na transformação do ser
humano, após uma vivência de duas décadas na gestão de processos de RH, nasceu
a Epopéia Desenvolvimento Humano que se propõe a levar à tona o que o cliente
tem de melhor com o intuito de ajudá-lo no processo de se tornar pleno, inteiro
e feliz.
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